Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Jordana Moreira de-
dc.creator.ID08804440619pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939665172690154pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Lucia Aparecida-
dc.contributor.advisor1ID83403868834pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530122027138493pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T18:04:24Z-
dc.date.available2021-05-06-
dc.date.available2022-07-05T18:04:24Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1271-
dc.description.resumoAs orientações realizadas pelos profissionais de saúde apenas no momento da alta hospitalar são insuficientes para o preparo e manejo do cuidado no domicílio. Com isso a tecnologia educativa aparece para auxiliar o processo de transição do hospital para o domicílio, no sentido de oferecer apoio e orientações aos pacientes que fazem uso de terapia de nutrição enteral. Objetivo: desenvolver e validar roteiro de vídeo educativo para orientar cuidados continuados com a sonda e nutrição enteral entre pessoas adultas e idosas em alta hospitalar. Método: Estudo metodológico para a produção tecnológica com desenvolvimento da pesquisa composta por: revisão integrativa da literatura, estudo qualitativo com técnica de oficina por grupo focal, produção de roteiro de vídeo, validação de conteúdo audiovisual por peritos e análise da validação. Participaram da validação 14 pessoas sendo 11 juízes de conteúdo e 3 juízes técnicos. A verificação da relevância do roteiro foi medida pelo Índice de Validade de Conteúdo maior que 0,8. Resultados: realizado uma revisão integrativa da literatura, onde foram identificados 500 artigos nas bases de dados selecionadas, e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, incluiu-se 6 artigos no estudo. Realizou-se também a pesquisa qualitativa e os achados desta, juntamente com os estudos incluídos na revisão integrativa forneceram a base para a construção do roteiro. Desta forma, o conteúdo do roteiro foi distribuído em duas colunas: a primeira está relacionada aos aspectos visuais, já a segunda está relacionada ao áudio. A validação do roteiro foi alcançada com valores consideráveis e com sugestões construtivas dos juízes especialistas. Conclusão: o roteiro se mostrou pelos juízes especialistas como explicativo, importante e adequado, e considerado, assim, uma ótima ferramenta para construção do vídeo que auxiliará a prática do nutricionista quanto à alta hospitalar de pacientes em uso de dieta enteral, sendo capaz de promover ações de educação em saúde no momento da alta hospitalar mediante os cuidados domiciliares.pt_BR
dc.description.abstractThe guidelines provided by health professionals only at the time of hospital discharge are insufficient for the preparation and management of care at home. As a result, educational technology appears to assist the process of transition from hospital to home, in the sense of offering support and guidance to patients using enteral nutrition therapy. Objective: to develop and validate an educational video script to guide continued care with the tube and enteral nutrition among adult and elderly people discharged from hospital. Method: Methodological study for technological production with development of research composed of integrative literature review, qualitative study with workshop technique by focus group, production of video script, validation of audiovisual content by experts and analysis of validation. 14 people participated in the validation, being 11 content judges and 3 technical judges. The verification of the relevance of the script was measured by the Content Validity Index greater than 0.8. Results: an integrative literature review was carried out, where 500 articles were identified in the selected databases, and after the application of the eligibility criteria, 6 articles were included in the study. Qualitative research was also carried out and its findings, together with the studies included in the integrative review, provided the basis for the construction of the script. Thus, the content of the script was distributed in two columns: the first is related to visual aspects, the second is related to audio. The validation of the script was achieved with considerable valuesand with constructive suggestions from the expert judges. Conclusion: the script was shown by the expert judges as explanatory, important and appropriate, and considered, therefore, a great tool for the construction of the video that will assist the nutritionist's practice regarding hospital discharge of patients using enteral diet, beingable to promote health education actions at the time of hospital discharge through home care.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNutrição enteral.pt_BR
dc.subjectAssistência domiciliar.pt_BR
dc.subjectIntubação gastrointestinal.pt_BR
dc.subjectEnteral nutrition.pt_BR
dc.subjectHome assistance.pt_BR
dc.subjectGastrointestinal intubation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleProdução e validação de roteiro de vídeo educativo para manejo de dieta enteral domiciliarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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