Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALLO, Regina Lima Andrade-
dc.creator.ID05154213670pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688488747239604pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHARES, Martha Maria Prata-
dc.contributor.advisor1ID29625289100pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/2261656066135090pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T14:30:32Z-
dc.date.available2017-12-13-
dc.date.available2022-07-11T14:30:32Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1286-
dc.description.resumoO presente estudo buscou conhecer os dizeres de professores do ensino superior sobre seu início de carreira em uma instituição de ensino superior pública. O percurso teórico metodológico está fundamentado abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são onze docentes de diferentes áreas, com até três anos de experiência no magistério superior. As análises dos dados foram realizadas a partir dos princípios da análise de conteúdo e seguindo as orientações da técnica da categorização. O quadro teórico foi desenvolvido a partir de discussões e estudos sobre docência universitária, saberes docentes e prática reflexiva como componentes essenciais ao desenvolvimento profissional docente. A importância desse estudo justifica-se na necessidade de compreender os processos que perpassam a inserção do professor iniciante no contexto universitário e contribuir para o corpus de conhecimento relacionado à formação de professores para a educação superior. Os resultados da pesquisa indicam que: para a maioria dos professores entrevistados o interesse pela pesquisa teve grande influência na escolha pela profissão; ainfluência familiar, a autonomia e a flexibilidade da profissão docente também foram apontados como fatores que influenciaram suas escolhas. A maneira de ensinardos sujeitos da pesquisa é caracterizada pela repetição ou negação dos modelos vivenciados por eles e carregados de memórias afetivas; suas principais dificuldades estão ligadas às questões didático-pedagógicas e aos impasses na relação professor-aluno; sentem-se frustrados pela falta de apoio institucional para o desenvolvimento de pesquisas, e reconhecem a necessidade de uma formação pedagógica que contemple novas formas de ensinar e aprender que contribuam para a melhora de suaspráticas em sala de aulae para despertar o interessede seusalunos. A investigação aponta para a necessidade da acolhida e acompanhamento dos professores iniciantes e de programas formativos para os docentes do ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThe present study sought to know the words of lecturers about their early career in a tertiary public educational institution. The theoretical methodological path is based on a qualitative approach, through semi-structured interviews. The research subjects involved eleven teachers from different areas, with up to three years of tutoring experience in universities. The analysis of the data was based on the principles of content analysis and following the guidelines of the categorization technique. The theoretical framework was developed from discussions and studies on university lectures, teacher knowledge and reflexive practice as essential components for professional teacher development. The importance of this study is justified in the need to understand the processes that permeate the insertion of the beginner-lecturer in the university context and contribute to the corpus of knowledge related to the universities tutor’s professional development. The results of the research indicate that: for the majority of professors interviewed, the interest in research had a great influence on the choice of profession; family influence, autonomy and flexibility of the teaching profession were also pointed out as factors that influenced their choices. The research subjects' teaching style is characterized by the repetition or negation of the models experienced by them and loaded with affective memories; its main difficulties are related to didactic-pedagogical issues and impasses in the teacher-student relationship; They are frustrated by the lack of institutional support for research development and recognize the need for pedagogical training that includes new ways of teaching and learning that contribute to the improvement of their practices in the lectures halls and to arouse the interest of their students. The research points to the need for the reception and monitoring of beginner teachers and professional development training programs for university lecturers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocência universitária.pt_BR
dc.subjectCotidiano docente.pt_BR
dc.subjectProfessor iniciante.pt_BR
dc.subjectEnsino superior.pt_BR
dc.subjectUniversity tuition.pt_BR
dc.subjectDaily tuition.pt_BR
dc.subjectBeginner teacher.pt_BR
dc.subjectTertiary education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO professor universitário iniciante: desafios e necessidades no cotidiano da docênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Regina L A Goncallo.pdfDissert Regina L A Goncallo1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.