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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1288
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino da argumentação para a formação crítica de alunos do 9° ano de uma escola pública em Pedregulho-SP |
Autor(es): | CARMO, Talita Machiavelli do |
Primeiro Orientador: | VIDAL, Maria Eunice Barbosa |
Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa-ação elaborada à luz da linha de pesquisa: “Estudos da linguagem e práticas sociais” e objetivou a formação crítica de alunos do 9º ano de uma escola pública em Pedregulho, interior do estado de São Paulo. Na perspectiva da Linguística textual, incluindo-se autores da retórica e em consonância aos documentos norteadores do Brasil (BNCC, PCN) e do Currículo Paulista, fomentamos o ensino da escrita argumentativa por compreendê-la como essencial para os alunos em contexto da sociedade e por conseguinte, importante instrumento de convencimento entre os interlocutores; além de sua exigência em admissões às universidades, empregos e afins. Desta forma, após coleta de dados quantitativos colhidos em questionário, que possibilitou traçar o perfil dos sujeitos da pesquisa e a diagnose sobre reconhecimento da argumentação por parte dos estudantes, fundamentamos nosso trabalho a partir dos autores: Kock (2006), Koch e Elias (2006, 2017), Marchuschi (2008), entre outros. Esses estudos possibilitaram a elaboração de um roteiro didático que estimulou a reflexão e a produção de argumentos. Contemplamos nesse material, as leituras de dois contos, a saber “Corvoeirinhos”, Roger Mello (2009) e “Acompanhando meu pincel”, Dolores Devi (2017), que foram realizadas de forma colaborativa, mediadas pela professorapesquisadora, e promoveram a discussão sobre o mote planejado. Também propusemos outras leituras de textos sobre o mesmo tema, uma vez que sabemos que a argumentação transcorre por vários gêneros, contribuindo assim para a formação do léxico e outras estratégias argumentativas. Após as leituras e realização de atividades lúdicas sobre os conceitos abordados, os estudantes aprenderam a utilizar argumentos que justificassem o posicionamento crítico sobre a temática: “Criança deve ou não trabalhar?”. Vale ressaltar que todos os procedimentos metodológicos foram adaptados ao contexto remoto, uma vez que estávamos em isolamento social em decorrência da pandemia da (SARS -COV -2), causada pelo novo coronavírus, permitindo, como conclusão, que o objetivo supramencionado – posicionamento crítico por parte dos alunos – fosse alcançado. |
Abstract: | This dissertation is the result of an action research elaborated in the light of the research line: "Language studies and social practices" and aimed at the critical training of 9th grade students of a public school in Pedregulho, in the state of São Paulo. From the perspective of textual linguistics, with some authors of rhetoric and in line with the supporting documents of Brazil (BNCC, PCN) and the Paulista Curriculum, we promote the teaching of argumentative writing by understanding it as essential for students in the context of society and, therefore, an important instrument of convincing among interlocutors, in addition to its requirement in admissions to universities, jobs and the like. Thus, after collecting quantitative data collected in a questionnaire, which made it possible to trace the profile of the research subjects and the diagnosis on recognition of argumentation by the students, we based our work a from the authors: Kock (2006), Koch and Elias (2006, 2017), Marchuschi (2008), among others. These studies allowed the elaboration of a didactic script that stimulated reflection and the production of arguments. We contemplate in this material, the readings of two short stories, namely "Corvoeirinhos", Roger Mello (2009) and "Following my brush", Dolores Devi (2017), which were carried out collaboratively, mediated by the teacher-researcher, and promoted the discussion about the planned motto. We also proposed other readings of texts on the same theme, since we know that the argumentation takes place by several genres, thus contributing to the formation of the lexicon and other argumentative strategies. After reading and performing playful activities on the concepts addressed, the students learned to use arguments that justified the critical position on the theme: "Should child or not work?". It is noteworthy that all methodological procedures were adapted to the remote context, since we were in social isolation due to the pandemic (SARS -COV -2), caused by the new coronavirus, allowing, as a conclusion, that the above-mentioned objective – critical positioning by the students – be achieved. |
Palavras-chave: | Ensino. Argumentação. Leitura. Escrita. Teaching. Argumentation. Reading. Writing. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1288 |
Data do documento: | 22-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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