Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Amanda Rosa-
dc.creator.ID08689700692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340456037963417pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Natalia Aparecida Morato-
dc.contributor.advisor1ID17220045840pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/8250641400823470pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-13T17:59:22Z-
dc.date.available2022-02-25-
dc.date.available2022-07-13T17:59:22Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1296-
dc.description.resumoTodas as etapas da educação carregam consigo a sua importância para o desenvolvimento pleno dos estudantes, dos cidadãos. As disciplinas das Ciências Humanas tendem a trabalhar, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento humano, social, crítico e cidadão dos alunos. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por objetivo investigar de que forma o Ensino de História, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corrobora para uma educação crítica e cidadã no Ensino Fundamental anos finais. Tal investigação busca, a partir da pesquisa documental e da triangulação dos documentos norteadores da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – explorar como o desenvolvimento da formação do pensamento crítico e a cidadania estão presentes nos eixos do Ensino de História para, assim, identificar a noção de cidadania contida nos documentos educacionais oficiais e indagar o que concerne ao Ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental, quanto à formação do pensamento crítico e da cidadania, a que serve a História na perspectiva de sua função social.pt_BR
dc.description.abstractAll stages of education have their importance for the full development of students and citizens. The disciplines of the Human Sciences tend to work, directly or indirectly, with the human, social, critical and citizen development of the students. Based on this premise, the present work aims investigate how the way of teaching History, proposed by Base Nacional Comum Curricular (BNCC), supports a critical and citizen education in Elementary School - Final Years. This investigation seeks, from the documentary research and the triangulation of the guiding documents of education – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –explore how the development of critical thinking training and citizenship are present in the axes of History teaching, in order to identify the notion of citizenship contained in official educational documents and ask what concerns the teaching of History, in the final years of Elementary School, regarding the formation of critical thinking and citizenship, which History serves in the perspective of its social function.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de História.pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.subjectPensamento crítico.pt_BR
dc.subjectFormação cidadã.pt_BR
dc.subjectHistory teaching.pt_BR
dc.subjectElementary School.pt_BR
dc.subjectCritical thinking.pt_BR
dc.subjectCitizen training.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs parâmetros do ensino de História e a formação cidadã e do pensamento crítico do estudante do ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Amanda R Silva.pdfDissert Amanda R Silva1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.