Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Alessandra de | - |
dc.creator.ID | 77186982620 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2058504363512435 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MALPASS, Geoffroy Roger Pointer | - |
dc.contributor.advisor1ID | 22323530879 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4326102798287137 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T13:27:48Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25 | - |
dc.date.available | 2022-07-19T13:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1320 | - |
dc.description.resumo | Pode-se dizer que existe uma ausência de pesquisas que tenham trazido contribuições voltadas para a reflexão e discussão do fenômeno do plágio na perspectiva da autoria e da produção científica. Assim, o estudo teve como um de seus objetivos avaliar o conhecimento que os alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, possuem em relação ao plágio e suas implicações, na dificuldade de adequar os trabalhos acadêmicos nas normas da Associação Brasileira das Normas Técnicas – ABNT, bem como sobre o papel da Universidade no compartilhamento de informações sobre a prevenção de plágio. Por outro lado, os docentes foram consultados se conversam com seus alunos/orientandos acerca do cuidado em não incorrer em plágio, se já detectaram plágio em trabalhos de alunos, sobre a intencionalidade do discente em cometer a contrafação e ainda, se o professor deve ser responsabilizado pelo erro do discente. A busca por indícios de plágio em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, de alunos egressos da UFTM, mediante o uso de programas de detecção de plágio, também integrou os objetivos da pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de questionário online, cujo convite para participação foi encaminhado via e-mail, para os discentes da Graduação, Especialização e Pós-Graduação e para os Professores do Magistério Superior. A análise dos resultados, demonstrou que a maior dificuldade que os alunos possuem é no emprego das normas da ABNT em seus trabalhos, o que pode ocasionar o plágio involuntário. Já em relação aos docentes, verificou-se que a quantidade de atividades de ensino aliadas às administrativas, inviabiliza a apuração minuciosa de fraudes nos trabalhos acadêmicos. De maneira geral, observou que a UFTM ainda tem um longo caminho a percorrer, seja na implantação de um código de conduta, na disseminação de informações sobre o tema, ou ainda na adoção de um programa de detecção de plágio para uso dos alunos e dos docentes. Esta dissertação foi verificada pelo programa Copyspider, cujo índice de similaridade foi de 1,05% e o relatório se encontra como anexo. | pt_BR |
dc.description.abstract | It can be said that there is an absence of studies that consider contributions aimed at reflecting and discussing the phenomenon of plagiarism from the perspective of authorship and scientific production. Thus, the present study had as one of its objectives to evaluate the knowledge that students of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) have in relation to plagiarism and its implications. This includes understanding the difficulty of adapting written studies to the norms of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), as well as the role of the University in sharing information on the prevention of plagiarism. On the other hand, lecturers were consulted if they discuss with their students about the having care not to plagiarise, if they have already detected plagiarism in student writing, about the student’s intentions in committing plagiarism and if the lecturer should be responsible for the student's error. The search for evidence of plagiarism in undergraduate final projects, dissertations, and theses, by students graduating from the UFTM, through the use of plagiarism detection programs, also integrated the research objectives. Data collection was carried out through an online questionnaire, where the invitation to participate was sent via e-mail, to undergraduate, specialization and postgraduate students and to professors of higher education. The analysis of the results showed that the greatest difficulty that students have is in the use of ABNT rules in their work, which can cause involuntary plagiarism. In relation to lecturers, it was found that the amount of teaching activities combined with administrative ones, makes it impossible to thoroughly investigate fraud in academic works. In general, it is observed that the UFTM still has a long way to go, either in the implementation of a code of conduct, in the dissemination of information on the topic, or in the adoption of a plagiarism detection program for use by students and professors. This dissertation was verified by the program Copyspider, and a similarity index of 1.05% was obtained. The Copyspider report is attached. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plágio. | pt_BR |
dc.subject | Autoria. | pt_BR |
dc.subject | Trabalho acadêmico. | pt_BR |
dc.subject | Plagiarism. | pt_BR |
dc.subject | Authorship. | pt_BR |
dc.subject | Academic work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.title | O cenário do plágio no meio acadêmico: estudo de caso na UFTM | pt_BR |
dc.title.alternative | A snapshot of plagiarism in academia: a case study at the UFTM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Alessandra Oliveira.pdf | Dissert Alessandra Oliveira | 4,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.