Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Nilda Rosa Nunes-
dc.creator.ID47668717668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152681250307428pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Ariana de-
dc.contributor.advisor1ID02214022929pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140273888034151pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T17:53:42Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2022-07-20T17:53:42Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1325-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de mestrado, inserido na linha Propriedade Intelectual e Ensino, tem como objetivo estruturar um módulo para gestão do Exercício Domiciliar em processo digital integrado ao Sistema Acadêmico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Na última década, no Brasil, o crescente número de ofertas de cursos na Educação Superior desencadeou o aumento de alunos ingressantes. Nesse contexto, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro também apresentou o mesmo cenário. Assim, os diversos pedidos que são encaminhados ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFTM espelham esse aumento. Em alguns processos, como o Exercício Domiciliar (ED), que consiste na licença por motivo de saúde ou licença-maternidade, conforme legislação, o aluno tem o direito à compensação de frequência às aulas por meio de atividades domiciliares. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados levantamentos sobre o funcionamento do Exercício Domiciliar dentro da UFTM e em outras universidades federais por meio de aplicação de um questionário via site do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão. Os resultados revelam que das 62 universidades consultadas, 47 responderam ao levantamento. Na análise dos dados, foi observado que em nenhuma universidade participante existe um processo todo informatizado para o Exercício Domiciliar em um sistema unificado. O desenvolvimento desse módulo visa gerir todo o processo em formato digital, promovendo a eficiência e a melhoria na gestão e proporcionando a toda comunidade acadêmica de graduação agilidade e transparência, bem como a efetividade do direito garantido ao estudante, por meio de um processo informatizado e automatizado de acordo com normas vigentes e ainda economizando material de consumo e evitando a geração de resíduos decorrente de arquivos impressos.pt_BR
dc.description.abstractThis master´s degree final work is situated within the line of research "Intellectual Property and Education" and aims to structure a Home Study management module which is integrated to the Online Academic System of UFTM. In the last decade in Brazil, a growing offer of Higher Education courses has triggered an increase in the number of incoming students. This is the current reality at the Federal University of Triangulo Mineiro (UFTM), where several requests are addressed to the Registrar´s Office (DRCA) in an increasing level. According to the legislation, some processes, such as the "Home Study", guarantee that students on sick leave or maternity leave have the right to compensate non-attendance at lectures through home study. For the development of this work, surveys on the functioning of the Home Study at UFTM and at other federal universities were carried out with a questionnaire made available at the website of the Electronic System of the Citizens Information Service. Results show that out of the 62 universities consulted, 47 indeed responded to the survey. In data analysis it could be observed that in none of the participating universities there is a unified system for an entirely computerized management of the "Home Study". Thus, the development of this module aims at managing the entire process on a digital basis, enhancing its efficiency and management, and providing the undergraduate academic community with agility and transparency. It is also a way to save work material, to reduce the generation of waste from printed files, and finally to guarantee the rights of the students by means of a computerized and automated process in accordance with the current regulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercício domiciliar.pt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectGestão de informações.pt_BR
dc.subjectDireito e garantia.pt_BR
dc.subjectHome study.pt_BR
dc.subjectLearning.pt_BR
dc.subjectInformation management.pt_BR
dc.subjectRights and guarantees.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleMódulo para gestão do exercício domiciliar em processo digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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