Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | QUINTILIANO JUNIOR, Lucas Martins | - |
dc.creator.ID | 04475647657 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254125912731822 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GAYDECZKA, Beatriz | - |
dc.contributor.advisor1ID | 02928271996 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706775402138523 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T18:46:57Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27 | - |
dc.date.available | 2022-07-20T18:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1327 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, inserida na linha de Propriedade Intelectual, tem como temática o ingresso inicial nas universidades públicas federais brasileiras. O trabalho objetivou aumentar a eficiência da comunicação institucional e orientar as atividades da vida acadêmica, principalmente junto à Secretaria e Coordenação dos Cursos. Tendo como base minha experiência como Secretário dos Cursos de Letras da UFTM há mais de 11 anos, as principais dúvidas dos discentes foram elencadas e divididas em quatro grandes grupos: Matriz Curricular; Questões Burocráticas; Pesquisa; Extensão/Ensino. Criou-se um manual de orientações, para apresentar, a discentes e docentes dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, de forma sistematizada (inovação em serviços) informações sobre a estruturação e organização do curso. O Manual tem como público-alvo não somente os ingressantes, mas também alunos veteranos, docentes e servidores técnico-administrativos dos Cursos de Letras e de outros cursos da UFTM. Tal ferramenta dará suporte quanto a dúvidas referentes à distinção de siglas de disciplinas e programas, a direitos e deveres do discente, ao preenchimento de formulários e conhecimento de serviços oferecidos pelos diversos departamentos da instituição. O material, no formato digital e interativo, foi disponibilizado online no sítio da UFTM. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is situated in the field of Intellectual Property and Education, and has as its theme the initial admission to Brazilian federal public universities. The aim was to improve the institutional communication efficiency, and to guide the academic activities, especially in relation to the work demanded from the Coordinator and the Office Support Specialist. Based on my 11-year experience as Office Support Specialist for the Major in Languages and Literature at UFTM, I collected the undergraduates’ main questions and categorized them in four groups: (i) Class Schedule; (ii) General Information; (iii) Research Programs; (iv) Extension Programs and Teaching. Then I designed a Handbook that structures and organizes relevant information (service innovation) related to the Major in Languages and Literature in order to solve questions and curiosities of undergraduate students and faculty from the Federal University of Triângulo Mineiro – UFTM. The Handbook target audience is every undergraduate, freshmen to senior year, faculty members and administration & staff from the entire university. The Handbook must be a valuable tool to provide support related to the academic catalogue, such as courses, subjects and their respective codes; and students’ affairs, such as rights and requirements. Moreover, the Handbook can assist students in filling out forms in general, and bring acknowledgement of the services provided by the institution. The Handbook is digital and interactive and it is available at UFTM official website. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Manual de orientações. | pt_BR |
dc.subject | Comunicação institucional. | pt_BR |
dc.subject | Curso de letras. | pt_BR |
dc.subject | Informação. | pt_BR |
dc.subject | Inovação. | pt_BR |
dc.subject | Guidance manual. | pt_BR |
dc.subject | Institutional communication. | pt_BR |
dc.subject | Major in languages and literature. | pt_BR |
dc.subject | Information. | pt_BR |
dc.subject | Innovation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.title | Manual de orientações para alunos dos cursos de letras da UFTM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT LUCAS M Q JUNIOR.pdf | DISSERT LUCAS M Q JUNIOR | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.