Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Luisa Helena de Almeida-
dc.creator.ID07610622621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190575115245035pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROSA, Rosemar-
dc.contributor.advisor-co1ID82153078687pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148008722245586pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T17:13:22Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2022-07-21T17:13:22Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1333-
dc.description.resumoA Tecnologia Assistiva representa, para as pessoas com deficiência, aumento nas suas habilidades funcionais, promoção de autonomia e participação em novas atividades antes limitadas. A sua utilização no Atendimento Educacional Especializado (AEE) auxilia a complementação e suplementação da aprendizagem dos alunos, pois promove a participação e independência dentro e fora da escola. Diante da relevância da utilização da Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva, o presente trabalho propôs analisar, através de estudo de caso, o conhecimento e a utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva na perspectiva dos profissionais que trabalham com o AEE na rede municipal de ensino de Uberaba/MG. O referido instrumento buscou ainda detectar melhorias a serem implantadas para o total aproveitamento da utilização da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se também identificar os principais instrumentos legais que dispõem sobre a Educação Inclusiva no Brasil e no mundo; investigar o funcionamento do AEE e das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e representar o contexto da rede municipal de ensino de Uberaba/MG quanto à Educação Inclusiva. A pesquisa foi respondida por 23 participantes, dentre eles, professores do Atendimento Educacional Especializado, professores regentes de Classe Comum e outros profissionais da Educação. Os principais resultados comprovaram que os participantes possuem conhecimento e utilizam os equipamentos disponíveis nas SRMs. Referente aos conhecimentos sobre Tecnologia Assistiva, os participantes demonstraram ser familiarizados com o tema, o que representa avanços positivos desde as pesquisas realizadas anteriormente no mesmo ambiente. As sugestões de melhoria para o trabalho de inclusão desenvolvido pelas escolas referiram-se, em sua maioria, na acessibilidade arquitetônica do local e em investimentos e incentivos para a formação continuada para profissionais que trabalham com a Educação Inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAssistive Technology represents, for people with disabilities, an increase in their functional skills, promotion of autonomy and participation in new activities previously limited. Its use in specialized education assistance (SEA) helps to complement and supplement students' learning, as participation and independence inside and outside the school is promoted. In view of the relevance of using Assistive Technology for Inclusive Education, this study proposed to analyze, through a case study, the knowledge and use of Assistive Technology resources for Inclusive Education from the perspective of professionals who work with SEA in the network municipal education system of Uberaba / MG. The aforementioned instrument also sought to identify improvements to be implemented for the full use of assistive technology in inclusive education. Using bibliographic and documentary research, we also sought to identify the main legal instruments they have on inclusive education in Brazil and in the world; investigate the functioning of the specialized educational service and the multifunctional resource rooms and represent the context of the municipal education network in Uberaba / MG regarding inclusive education. The survey was answered by 23 participants, among them, teachers from the specialized education service, teachers from the common class and other education professionals. As main results it can be mentioned that the participants have knowledge and use the equipment available in the SEAs. Regarding knowledge about assistive technology, the participants proved to be familiar with the topic, which represents positive advances since the researches previously carried out in the same environment. The improvement suggestions for the inclusion work developed by the schools were mostly related to the architectural accessibility and to investments and incentives for continuing education for professionals working with inclusion.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectTecnologia assistiva.pt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado.pt_BR
dc.subjectInclusive education.pt_BR
dc.subjectAssistive technology.pt_BR
dc.subjectSpecialized education service.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: análise do uso da tecnologia assistiva por profissionais da rede municipal de ensino de Uberaba/MG para criação de um guia informativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT LUISA H A RIBEIRO.pdfDISSERT LUISA H A RIBEIRO12,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.