Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPONTES, Victor Henrique Silva-
dc.creator.ID12075185654pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2106280412696412pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé-
dc.contributor.advisor1ID37695554812pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448159104632472pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T18:03:29Z-
dc.date.available2021-05-14-
dc.date.available2022-07-21T18:03:29Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1336-
dc.description.resumoNem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina eletiva ‘Elementos Históricos da Química’ de um curso de Licenciatura em Química, podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido.pt_BR
dc.description.abstractNot always considered an important subject, the history of science has, in recent years, gained great attention in research on the Chemistry Teaching. Evidently in textbooks, this dismay occurs as such contents are brought superficially, or even, as an adornment of the chemical content, in boxes, with out-of-context and punctual biographies. Although many works present the history and philosophy of science as the core for understanding the construction of knowledge, bringing temporal, social and cultural aspects, it is noted that many teachers do not contemplate it in their classes, attributing the formative deficiency as the main justification. In addition, there is a shortage of materials on the subject, which can be an additional factor. With the intention of contributing to teacher education, this dissertation developed an audiobook entitled ‘A Virtude da Alquimia’. This educational object aims to address the influence of alchemy and its philosophy in the history of knowledge construction, especially the distillation processes, with the intention of investigating how the exploration of the theme can provide elements for the teaching of Chemistry. We adopted the qualitative character for the research because it meets our objectives and the research subjects: Chemistry teachers in training. The choice for the audiobook aims at didactic-pedagogical innovation, as well as, to fill the gap of teachers lack of time to study the theme, imposed, above all, by the long working day that prioritizes, the content fulfillment of books in Chemistry classes. Through the questionnaire carried out in the elective discipline ‘Elementos Históricos da Química' in a Chemistry course we can infer that the audiobook elaborated is a tool in the aid of the learning the History of Science. The analysis of the answers presented that the objective of the product and the dissertation to develop an audiobook that narrated historical aspects of alchemy and the distillation process, in addition to showing the acceptance of the material as a tool in the construction of knowledge, was achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da ciência.pt_BR
dc.subjectDestilação.pt_BR
dc.subjectAlquimia.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectHistory of science.pt_BR
dc.subjectDistillation.pt_BR
dc.subjectAlchemy.pt_BR
dc.subjectTeachers Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleDestilando o som do texto: uma proposta de audiolivro na formação de professores de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT VICTOR H S PONTES PRODUTO.pdfDISSERT VICTOR H S PONTES PRODUTO199,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
DISSERT VICTOR H S PONTES.pdfDISSERT VICTOR H S PONTES1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.