Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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dc.creatorRICCIOPPO, Maria Regina Pontes Luz-
dc.creator.ID09758065645pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752325192211098pt_BR
dc.contributor.advisor1HUEB, Martha Franco Diniz-
dc.contributor.advisor1ID32310641634pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017340852463219pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T19:32:06Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2022-07-26T19:32:06Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1348-
dc.description.resumoEstudos ressaltam que, nas famílias em geral, a mãe é a pessoa que passa mais tempo com a criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), em detrimento a outros papéis sociais, assumindo uma maior gama de cuidados. Tais mães, quando cuidadoras principais, tendem a apresentar maior risco de crise e estresse parental do que os pais, ou até mesmo maior do que o de mães de crianças com outros transtornos do desenvolvimento. Cabe ressaltar a importância de se aprofundar mais sobre a questão do sentimento materno em relação a um filho com autismo, para que estratégias efetivas de acolhimento e enfrentamento sejam realizadas com as mães e familiares da criança diagnosticada com TEA. O objetivo geral dessa Dissertação foi compreender a percepção e os sentimentos de mães e de profissionais que acompanham crianças que apresentam o TEA. Esta Dissertação foi dividia em dois estudos, ambos de caráter empírico. O Estudo 1 teve por objetivo compreender a percepção e os sentimentos de genitoras de crianças que apresentam o TEA e identificar quais são os recursos internos e apoios sociais por elas utilizados em seu cotidiano.Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, a qual foi realizada com nove mães de crianças que apresentam o TEA, sendo a quantidade de participantes definida pelo critério de saturação teórica para pesquisa qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas mediadas por uma imagem e pergunta disparadora sobre o tema. A análise evidenciou a importância de ampliar a rede de suporte materna frente aos desafios dos cuidados diários de uma criança autista, sinalizando que, mesmo com os obstáculos vivenciados, as mães conseguiram minimizar o impacto negativo do diagnóstico através de sentimentos positivos em relação às suas vivências. O Estudo 2 teve por objetivo compreender a percepção e os sentimentos de profissionais que desempenham ações com crianças que apresentam o TEA. A partir da metodologia de estudo de caso coletivo, entrevistaram-se quatro profissionais que atuavam em um projeto social para crianças autistas. As entrevistas semiestruturadas foram mediadas por uma imagem e por uma pergunta disparadora sobre o tema. A análise apontou a importância do trabalho em equipe como suporte para as ações realizadas e de um “olhar sensível”, não só perante acriança, mas também com toda a sua família. Ambos os estudos sinalizam a necessidade de ampliação da rede de suporte para familiares e profissionais que atuam com crianças autistas, para que se sintam acolhidos, valorizados e empoderados em seus contextos de vida. A importância de espaços e projetos sociais que visem essa construção também é algo a se destacar com as conclusões dos estudos, uma vez que tais espaços e projetos tendem a proporcionar melhor qualidade de vida para as crianças autistas, suas famílias e os profissionais envolvidos. Sugere-se que pesquisas futuras possam realizar estudos longitudinais com crianças e mães assistidas por projetos sociais que apoiem e orientem na condução do TEA, a fim de mensurar melhor a intervenção oferecida.pt_BR
dc.description.abstractStudies have pointed out that, in families in general, the mother is the person who spends the most time with the child diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), in detriment of other social roles, assuming a greater range of care. Such mothers, when primary caregivers, tend to be at higher risk of crisis and parental stress than parents, or even higher than the mothers of children with other developmental disorders. It is important to highlight the importance of a deeper understanding of the issue of maternal feeling in relation to a child with autism, so that effective strategies of reception and coping are performed with the mothers and families of the child diagnosed with ASD. The general objective of this dissertation was to understand the perception and feelings of mothers and professionals who accompany children with ASD. This dissertation was divided into two studies, both empirical. Study 1 aimed to understand the perception and feelings of the mothers of children with ASD and to identify the internal resources and social supports they use in their daily lives. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach, which was performed with nine mothers of children with ASD, the number of participants being defined by the theoretical saturation criterion for qualitative research. Semistructured interviews were carried out mediated by an image and a triggering question on the subject. The analysis showed the importance of extending the maternal support network to the challenges of the daily care of an autistic child, signaling that, even with the obstacles experienced, mothers managed to minimize the negative impact of the diagnosis through positive feelings regarding their experiences. Study 2 aimed to understand the perception and feelings of professionals who perform actions with children with ASD. Based on the methodology of a collective case study, we interviewed four professionals who worked on a social project for autistic children. The semi-structured interviews were mediated by an image and a triggering question on the subject. The analysis pointed out the importance of teamwork as a support for the actions carried out and a sensitive look not only at the child, but also at the whole family. Both studies point to the need to expand the support network for family members and professionals who work with autistic children, so that they feel welcomed, valued and empowered in their life contexts. The importance of spaces and social projects that aim at this construction is also something to be highlighted with the conclusions of the studies, since such spaces and projects tend to provide a better quality of life for the autistic children, their families and the professionals involved. It is suggested that future research may carry out longitudinal studies with children and mothers assisted by social projects that support and guide the conduct of ASD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMães.pt_BR
dc.subjectPrática profissional.pt_BR
dc.subjectCuidado da criança.pt_BR
dc.subjectTranstorno Autístico.pt_BR
dc.subjectMothers.pt_BR
dc.subjectProfessional practice.pt_BR
dc.subjectChild care.pt_BR
dc.subjectAutistic disorder.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCuidando de crianças com o transtorno do espectro autista: perpecepções e sentimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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