Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1370
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental: a formação de leitores através do gênero conto |
Autor(es): | ALMEIDA, Patricia da Silva de |
Primeiro Orientador: | FREIRE, Deolinda de Jesus |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo principal de propor atividades para contribuir com a formação de leitores de literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, o gênero literário conto foi escolhido para a realização e aplicação da pesquisa. Para refletir sobre o ensino da leitura de textos literários na sala de aula, houve a necessidade de discutirmos sobre a forma com que a literatura é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Em razão de como a leitura literária é referida nessas diretrizes, mostrou-se necessária a discussão acerca da ausência do cânone na abordagem do texto literário nas escolas, principalmente no Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi importante que se observasse qual era relação do aluno com a leitura, e, a partir disso, foi explicitada a importância da mediação da leitura literária para a formação do leitor. Ademais, discutiu-se sobre a forma como o aluno pode se implicar nesse tipo de leitura de forma ativa. No que se refere à recepção e à interação do aluno com o texto literário, três autores foram escolhidos para embasar nossa pesquisa sobre a recepção do texto literário durante o ato de ler, são eles: Umberto Eco (1991), Hans Robert Jauss (1994) e Wolfgang Iser (1996a; 1996b). Ademais, foi também preciso abordar o ensino de literatura e sua relação com a interpretação literária. Há uma discussão sobre o gênero literário conto sob o viés teórico de Alfredo Bosi (1974), Edgar Allan Poe (1999), Ricardo Piglia (2004) e Júlio Cortázar (2006). A partir dessas leituras, um caderno de atividades foi desenvolvido para ser aplicado em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental, porém, no meio do caminho, surgiu a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov 2, o que inviabilizou a aplicação do material na sala de aula, assim, o caderno ficará disponível para adaptações e aplicações futuras. |
Abstract: | This lecture has been carried out to act in the literature readers' training in the Final Years of Elementary School. For this purpose, the literary genre Short Story was chosen for the realization and application of the study. In order for the inadequacy of the teaching of reading literary texts in the classroom to be presented, there has been a need to discuss the way in which literature is approached in the Parâmetros Curriculares Nacionais, in the Base Nacional Comum Curricular and in the Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Due to how literary reading is referred to in these guidelines, it's been necessary to discuss the absence of the canon in the approach to literary texts in schools. In this regard, it is important to observe the relationship of the student with the reading, and, from that point on, the importance of the mediation of the literary reading for the training of the reader was explained. In addition, it has been discussed how the student can actively engage in this type of reading. Regarding to the reception and interaction of the student with the literary text, three authors were selected to base our research on the reception of the literary text during the act of reading, they are: Umberto Eco (1991), Hans Robert Jauss (1994) and Wolfgang Iser (1996a; 1996b). It’s been necessary to talk about the teaching of literature and its relation with the construction of literary interpretation. There has been a discussion about the genre Short Story, from the perspective of Alfredo Bosi (1974), Edgar Allan Poe (1999), Ricardo Piglia (2004) and Júlio Cortázar (2006). From these readings, a booklet with activities was developed to be applied in the Final Years of Elementary School, however, in the middle of the path, there was a pandemic caused by the Sars-Cov 2 virus, which made the use and application of the material unfeasible in the classroom, but it will be available for adaptations and future applications. |
Palavras-chave: | Formação de leitores. Gênero Conto. Práticas de leitura literária. Estudos Literários. Literature Readers’ Training. Short Story. Literary Reading Practice. Literary Studies. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1370 |
Data do documento: | 2-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Patricia S Almeida.pdf | Dissert Patricia S Almeida | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.