Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1372
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de História no ensino médio das escolas Waldorf do Brasil
Autor(es): GARCIA, Henrique Costa
Primeiro Orientador: BACH JUNIOR, Jonas
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de viés fenomenológico, cuja natureza é teórico exploratória e constitui-se num estudo de caso sobre a prática do ensino de História no ensino médio das escolas Waldorf do Brasil, tendo como referência as orientações educacionais de Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Pedagogia Waldorf. A organização deste trabalho se deu a partir do seguinte problema de pesquisa: quais as relações da prática pedagógica dos(as) professores(as) de História do ensino médio das escolas Waldorf do Brasil com o pensamento pedagógico de Rudolf Steiner? Dessa forma, tivemos como objetivo geral investigar a relação entre a prática pedagógica dos(as) professores(as) de História do Ensino Médio das escolas Waldorf do Brasil e o pensamento pedagógico de Rudolf Steiner. Neste sentido, estudamos as considerações de Steiner sobre a História em dois momentos específicos. Verificamos que no início da sua vida, em 1886, quando estava inserido no ambiente acadêmico, ampliou o modo de fazer ciência de Goethe para as ciências humanas e deixou indicações metodológicas sobre a História. Posteriormente, entre 1917 e 1918, depois de já ter constituído sua teoria do conhecimento e sua Antroposofia, Steiner voltou a se relacionar de forma mais intensa com a História. Assim, estudamos a intensificação de suas considerações metodológicas sobre a História em 1917 e sua proposta de abordar a História por uma sintomatologia histórica em 1918. Identificamos, nessas suas considerações, um direcionamento para a autoeducação do(a) pesquisador(a), num diálogo entre sua fenomenologia e questões teóricas do campo da História, tendo em vista seu projeto educacional de formação humana. Depois, tendo como referência o cenário de subjetivações da identidade do(a) docente para o ensino médio, as características históricas do ensino da História, e os avanços teóricos do seu campo de pesquisa, pensamos as decorrências das orientações educacionais de Steiner para o ensino de História na atualidade. Para nos aproximarmos da concepção sobre a prática de ensino dos(as) professores(as) de História das escolas Waldorf, analisamos as perspectivas de ensino de história presentes na base de dados da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Dessa forma, organizamos indicadores teóricos centrais para a construção do material empírico, a partir de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) do ensino de história no ensino médio das escolas Waldorf aqui no Brasil e, em seguida, desenvolvemos as entrevistas com estes docentes para a construção dos dados da pesquisa. A partir da análise de conteúdo sobre o material empírico construído, tivemos como resultados a construção de duas categorias de análise: (i) a metamorfose consciencial dos(as) professores(as), a partir do contato com a escola Waldorf, na qual discutimos a virada biográfica na compreensão da própria docência dos(as) entrevistados(as), a partir desse contato; e (ii) a perspectiva de um ensino de história “vivo” e a ênfase docente em “momentos da aula”, na qual analisamos as compreensões dos(as) docentes sobre a tarefa educacional na escola Waldorf.
Abstract: This qualitative research on phenomenological bias, whose nature is theoretical-exploratory and constitutes a case study of the practice of teaching history in high schools in Waldorf schools in Brazil, has the educational guidelines of Rudolf Steiner (1861-1925), founder of Waldorf Pedagogy, as references. The purpose of this work was based on the following research problem: to what extent is the pedagogical practice of high school History teachers at Waldorf schools in Brazil related to Rudolf Steiner's pedagogical thinking? Thereby, its central objective is to investigate the relation between the pedagogical practice of high school History teachers at Waldorf schools in Brazil and the pedagogical thinking of Rudolf Steiner. In this sense, we study Steiner's considerations about History in two specific moments. It was verified that, in the beginning of his life, in 1886, when he was inserted in the academic environment, he expanded Goethe’s way of making science in human sciences field and left methodological indications about History. Later, between 1917 and 1918, after having already constituted his theory of knowledge and his anthroposophy, Steiner returned to a more intense relationship with History. Thus, we studied the intensification of his methodological considerations on History in 1917 and his proposal to approach history through a historical symptomatology in 1918. We identified these considerations as a direction for the researcher’s self-education, in a dialogue between his phenomenology and theoretical questions in the field of History, owing to its educational project of human formation. Then, having as a reference the subjectivations scenario of teacher’s identity in high school, the historical characteristics of history teaching and the theoretical advances in the research field of history teaching, we thought about the consequences of Steiner’s educational guidelines for the teaching of history nowadays. To get closer to the conception of the teaching practice of history teachers at Waldorf schools, we analyzed the perspectives of history teaching present in the database of Waldorf Schools Federation in Brazil. In doing so, we organized central theoretical indicators for the construction of empirical material, based on semi-structured interviews with history teachers at Waldorf schools in Brazil. Thereafter, we developed interviews with teachers who work with high school history teaching in Waldorf schools for the construction of the research data. Based on the content analysis of the empirical material constructed, the results of this research are divided in two analysis categories: (i) the consciential metamorphosis of the teachers from their contact with the Waldorf school, in which we discussed the biographical turn in the understanding of the interviewees' own teaching based on this contact; and (ii) the perspective of a “alive” history teaching and the teaching emphasis on “class moments”, in which we analyze the teacher’s understanding of the educational task in the Waldorf school.
Palavras-chave: Rudolf Steiner.
Ensino de História.
Sintomatologia Histórica.
Ensino médio.
Escolas Waldorf.
Rudolf Steiner.
History teaching.
Historical symptomatology.
High school.
Waldorf Schools.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1372
Data do documento: 5-Jul-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Henrique C Garcia.pdfDissert Henrique C Garcia1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.