Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, José Eduardo Leandro-
dc.creator.ID35111230890pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7866811134173600pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Juliana Bertucci-
dc.contributor.advisor1ID28653148809pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428313303884670pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T17:49:56Z-
dc.date.available2020-12-21-
dc.date.available2022-08-24T17:49:56Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1373-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa-ação objetivou elaborar e aplicar um Caderno de Histórias Virtuais com o intuito de desenvolver o conhecimento linguístico de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de Serrana-SP, acerca da referenciação lexical. Para isso, um dos gêneros textuais que utilizamos para trabalhar os recursos de referenciação foi a crônica. O uso do recurso de Histórias (ou narrativas) Virtuais justifica-se, pois permite uma maior interação entre professor/aluno e aluno/material didático. Acreditamos que nos ambientes virtuais – assim como em todos os demais ambientes em que ocorre o ensino – é preciso ousar mais, e foi isso que tentamos fazer nesse contexto de pandemia. Buscamos propor outros ambientes, outras situações. O Caderno de Histórias Virtuais está organizado em quatro partes intituladas respectivamente: Parte 1 – “Contextualização”; Parte 2 – “O gênero Textual Crônica”; Parte 3 – “Referenciação Textual” e Parte 4 – “Autonomia escritora e Referenciação” e poderá ser aplicado e/ou adaptado por qualquer professor de Língua Portuguesa que tenha interesse em trabalhar o tema desta pesquisa-ação em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this action research work was to elaborate and apply a Virtual Stories Notebook with the intention of developing linguistic knowledge about lexical reference in students attending middle school (8th grade) in Serrana, a city in São Paulo state. For this, one of the textual genre used was the chronic. The use of stories (or narratives) is justified as it promotes greater interaction between teacher / student and student/ didactic material. We believe that teachers should dare more in virtual spaces as well as in other places where teaching and learning take place. That’s what we tried to do in this pandemic context, proposing other places and teaching situations. The Virtual Stories Notebook is organized and divided into four parts: Part 1 – “Contextualization”, Part 2 – “The Chronic Textual Genre”, Part 3 – “Textual Reference”, Part 4 – “Writing Autonomy and Referencing” and can be applied and / or adapted by any Portuguese language teacher who is interested in working on this theme in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias virtuais.pt_BR
dc.subjectReferenciação.pt_BR
dc.subjectCrônica.pt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectVirtual stories.pt_BR
dc.subjectReferencing.pt_BR
dc.subjectChronic.pt_BR
dc.subjectTeaching of Portuguese language.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleHistórias virtuais e ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Jose E L Lima.pdfDissert Jose E L Lima3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.