Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Ana Raquel da | - |
dc.creator.ID | 48519227600 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787651253055443 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LINHARES, Martha Maria Prata | - |
dc.contributor.advisor1ID | 29625289100 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2261656066135090 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:11:39Z | - |
dc.date.available | 29-04-22 | - |
dc.date.available | 2022-09-19T17:11:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1374 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação se desenvolveu durante os dois primeiros anos da pandemia da Covid-19. Esse fato alterou as diretrizes da Educação, a vida econômica e social mundial. Professores e alunos passaram, do ensino presencial para o desenvolvimento de suas atividades na modalidade de ensino remoto, como estratégia emergencial. O objetivo geral desse estudo é compreender como a arte contribuiu na rotina da escola durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19 na perspectiva dos professores. Os objetivos específicos são: delinear os principais desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem na visão dos professores durante a pandemia; identificar como a arte esteve presente nas estratégias pedagógicas dos professores; refletir sobre as possibilidades da integração da arte em programas de formação de professores em momentos de crise. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa perpassa os temas: a importância da Arte como refúgio didático e emocional na Educação, a formação de professores e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender. Para a coleta das narrativas dos docentes foi utilizada a técnica do grupo focal. A análise foi realizada na perspectiva da Tematização de Fontoura. O referencial teórico se baseou em Freire, Arroyo, Dewey, Tardif e Lessard, dentre outros. A análise das narrativas trouxeram a tona mudanças na rotina da escola, na vida profissional e pessoal dos docentes e discentes. Entre os participantes, a maioria não usava as tecnologias digitais em sala de aula antes do período de isolamento social, por falta de habilidade ou por poucos recursos tecnológicos disponíveis na escola. Junto com as incertezas devido à pandemia da Covid-19, os professores trouxeram suas preocupações com os alunos que não tinham acesso às aulas na modalidade de Ensino Remoto. Embora não fosse possível chegar a todos os alunos, na medida do possível os professores passaram a usar as artes visuais e audiovisuais como estratégia pedagógica potencializando o ensino-aprendizagem na Escola. Por meio das tecnologias digitais foi possível criar vídeos, editar imagens, produzir cenários virtuais, apreciar músicas, apresentar conteúdos via google meet, criar posts em redes sociais e elaborar atividades impressas com desenhos e pinturas. A integração das tecnologias digitais como estratégia pedagógica, a exclusão dos alunos que não tiveram acesso às aulas por não terem internet nas fazendas, foi e continua sendo um desafio para os professores, a escola e as famílias. Os resultados do período da pandemia da Covid-19 no ensino-aprendizagem no Brasil somente serão conhecidos por meio dos estudos e produções acadêmicas, são as pesquisas que elevam a relevância da união entre a escola e a Universidade na busca do direito por uma educação humanizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation was developed during the first two years of the Covid-19 pandemic. This fact changed the guidelines of Education, the economic and social life of the world. Teachers and students moved from face-to-face teaching to the development of their activities in the form of remote teaching, as an emergency strategy. The general objective of this study is to understand how art contributed to the school routine during the period of social isolation due to the Covid 19 pandemic from the perspective of teachers. The specific objectives are: to outline the main challenges and possibilities of teaching and learning from the perspective of teachers during the pandemic; identify how art was present in teachers' pedagogical strategies; reflect on the possibilities of integrating art in teacher training programs in times of crisis. With a qualitative approach, the research covers the themes: the importance of Art as a didactic and emotional refuge in Education, teacher training and the integration of information and communication technologies in the teaching and learning processes. To collect the teachers' narratives, the focus group technique was used. The analysis was carried out from the perspective of Fontoura's Thematization. The theoretical framework was based on Freire, Arroyo, Dewey, Tardif and Lessard, among others. The analysis of the narratives brought to light changes in the school routine, in the professional and personal lives of teachers and students. Among the participants, most did not use digital technologies in the classroom before the period of social isolation, due to lack of skills or few technological resources available at school. Along with the uncertainties due to the Covid-19 pandemic, teachers brought their concerns about students who did not have access to classes in the Remote Learning modality. Although it was not possible to reach all students, as far as possible, teachers began to use visual and audiovisual arts as a pedagogical strategy, enhancing teaching and learning at school. Through digital technologies, it was possible to create videos, edit images, produce virtual scenarios, enjoy music, present content via google meet, create posts on social networks and develop printed activities with drawings and paintings. The integration of digital technologies as a pedagogical strategy, the exclusion of students who did not have access to classes because they did not have internet on the farms, was and continues to be a challenge for teachers, schools and families. The results of the period of the Covid-19 pandemic in teaching and learning in Brazil will only be known through studies and academic productions, it is the research that raises the relevance of the union between the school and the University in the search for the right for a humanized education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Audiovisuais. | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo. | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual. | pt_BR |
dc.subject | Digital media. | pt_BR |
dc.subject | Teacher education. | pt_BR |
dc.subject | Country school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A arte e a formação humana: potencialidades no ensino na educação do campo em tempo de pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Ana R Silva.pdf | Dissert Ana R Silva | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.