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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ALMEIDA, Angela Aparecida de | - |
dc.creator.ID | 02904074600 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6631725379939862 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 17402642828 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128093573466760 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:44:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10 | - |
dc.date.available | 2022-09-19T17:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1375 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa desenvolveu um experimento planejado para estudantes do Ensino Fundamental, que uniu práticas de artivismo e leitura crítica da mídia, por meio de oficinas baseadas nos princípios da pedagogia feminista, exercitando aspectos do pensamento computacional. Foram mapeados conceitos e experimentos relacionados ao artivismo e identificadas contribuições para a alfabetização midiática e informacional (AMI). De tal modo, o objeto desta pesquisa teve potencial para criar uma investigação validada pela realidade escolar sobre como atender demandas trazidas pelas inovações tecnológicas, pela legislação atual e pelas necessidades de formação das novas gerações, ao mesmo tempo em que fez uma reflexão teórica sobre uma área do conhecimento ainda emergente, que é a AMI. A questão principal de tal experimento foi a busca sobre quais poderiam ser as contribuições do artivismo na formação de usuários críticos da cultura digital. Quanto à sua abordagem, a pesquisa é qualitativa. De acordo com a sua finalidade, a pesquisa é aplicada. Em relação aos procedimentos, a pesquisa é considerada participante. Os dados foram construídos de três formas: observação das oficinas, entrevistas não-estruturadas e análise do material produzido pelos alunos e alunas. Os dados construídos foram analisados por meio da semiótica social, complementada por categorias analíticas comumente usadas na análise de conteúdo audiovisual, além da investigação do significado dos dados qualitativos proporcionada pela análise de prosa. Os resultados sugerem que os participantes dominam habilidades básicas como identificar padrões, hierarquizar a informação, mas demonstram pouca familiaridade com a análise crítica de representações, o que reforça a relevância da AMI no currículo escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research developed an experiment designed for elementary school students, which brought together practices of artivism and critical reading of the media, through workshops based on the principles of feminist pedagogy, exercising aspects of computational thinking. Concepts and experiments related to artivism were mapped and contributions to media and information literacy (MIL) were identified. In this way, the object of this research had the potential to create an investigation validated by the school reality on how to meet demands brought about by technological innovations, current legislation and the training needs of new generations, at the same time as it made a theoretical reflection on a still emerging area of knowledge, which is the AMI. The main question of such an experiment was the search for what could be the contributions of artivism in the formation of critical users of digital culture. As for its approach, the research is qualitative. According to its purpose, research is applied. Regarding the procedures, the research is considered a participant. The data were constructed in three ways: observation of the workshops, unstructured interviews and analysis of the material produced by the students. The constructed data were analyzed through social semiotics, complemented by analytical categories commonly used in the analysis of audiovisual content, in addition to the investigation of the meaning of qualitative data provided by prose analysis. The results suggest that participants master basic skills such as identifying patterns, ranking information, but showing little familiarity with the critical analysis of representations, which reinforces the relevance of MIL in the school curriculum. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização midiática informacional. | pt_BR |
dc.subject | Artivismo. | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia feminista. | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Computacional. | pt_BR |
dc.subject | Media and information literacy. | pt_BR |
dc.subject | Artivism. | pt_BR |
dc.subject | Elementary education. | pt_BR |
dc.subject | Feminist pedagogy. | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Artivismo e pensamento computacional encontram na mídia-educação: um experimento feminista na educação básica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissert Angela A Almeida.pdf | Dissert Angela A Almeida | 48,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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