Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1377
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de escrita com base no gênero discursivo/textual notícia em sequência didática e divulgação no whatsapp |
Autor(es): | SOUSA, Marcia Maria Floriano de |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mario |
Resumo: | Esta pesquisa, inserida no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Campus Uberaba/MG, tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino de escrita do gênero notícia para circular pelo aplicativo WhatsApp, como suporte para a leitura e divulgação dos textos produzidos por estudantes. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica de estudos a respeito do ensino da escrita do gênero discursivo/textual notícia, bem como do aplicativo WhatsApp. Partiu-se de uma concepção de escrita como processo, regido pelo princípio da interação. Buscou-se também discutir e indicar, por meio de uma sequência didática, um trabalho possível e necessário no ensino de Língua Portuguesa na escola pública brasileira e, ainda, sugerir atividades para a utilização de celulares em sala de aula, proporcionando novos espaços dialógicos. Para a sustentação teórica da metodologia aplicada, consideraram-se as contribuições do Círculo de Bakhtin (2003, 2016) e Bronckart (2006) no que tange aos gêneros discursivos/textuais e às contribuições estabelecidas por estudiosos como Lustosa (1996), Geraldi (1997), Antunes (2005), Adam (2008), Marcuschi (2008), Lage (2001, 2004, 2011), Alves Filho (2011), Koch (2015), entre outros. E, para sua implementação, os estudos de Schneuwly e Dolz (2004) foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades com os alunos. Espera-se que a pesquisa teórica, bem como a proposta de intervenção didática possam servir para motivar outras propostas e, acima de tudo, contribuir para a qualidade do ensino da escrita no Ensino Fundamental. |
Abstract: | The objective of this research, which is included in the Professional Master’s Degree Program in Humanities (PROFLETRAS) of Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba/MG Campus, is to present a didactic sequence for teaching of writing, based on the news genre that will circulate on the WhatsApp application, as a support to reading and dissemination of texts produced by students. With thar purpose a bibliographical review was carried out regarding the teaching of writing, speech/text genre news, WhatsApp application. Using a concept of writing as a process ruled by the principle of interaction as a basis, this research sought to discuss and indicate, through a didactic sequence, a possible and necessary work, as well as suggest an appropriate use of cellphone devices in the classroom, providing new dialogical spaces. In order to corroborate the applied methodology with theory, the contributions of Mikhail Bakhtin (2003, 2016) and Bronckart (2006) were considered in terms of speech/text genres, as well as the contributions established by scholars such as Lustosa (1996), Geraldi (1997), Antunes (2005), Adam (2008), Marcuschi (2008), Lage (2001, 2004, 2011), Alves Filho (2011), Koch (2015), among others. And for the implementation of the didactic sequence, we emphasize the studies of Dolz and Schneuwly (2004), which were essential for the development of activities with the students. We expect that the theoretical research, as well as the didactic intervention proposal can be used to motivate other proposals and, above all, contribute to the quality of the teaching of writing in basic education. |
Palavras-chave: | Escrita. Sequência didática. Notícia. WhatsApp. Writing. Didactic sequence. News. WhatsApp. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1377 |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT MARCIA M F SOUSA.pdf | DISSERT MARCIA M F SOUSA | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
CADERNO DE ATIVIDADES MARCIA M F SOUSA.pdf | CADERNO DE ATIVIDADES MARCIA M F SOUSA | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.