Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCRUZ, Daniela Imolesi-
dc.creator.ID08701086626pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295418365615528pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Geoffroy Roger Pointer-
dc.contributor.advisor1ID22323530879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326102798287137pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T18:58:14Z-
dc.date.available2022-08-03-
dc.date.available2022-10-05T18:58:14Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1392-
dc.description.resumoA Educação Financeira, que é o processo em que se busca melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, tem recebido visibilidade no âmbito educacional, dada a situação de fragilidade econômica enfrentada por muitos países. O objetivo geral do presente estudo é implementar um curso de Educação Financeira na UFTM, buscando-se, de forma interativa, fazer com que os participantes aprimorem seus conhecimentos, comportamentos e atitudes financeiras, que são os componentes que formam a Alfabetização Financeira. Assim, foi elaborado e oferecido um curso de Educação Financeira aos servidores públicos da UFTM, cuja ementa foi elaborada com base em material já existente, composto principalmente por livros e sites relacionados à temática. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de consulta à teoria relacionada ao tema bem como as suas particularidades através de livros, artigos, dissertações, teses e websites. Posteriormente, foi aplicado um questionário junto aos servidores públicos que participaram do curso de Educação Financeira e àqueles que não participaram, a fim de que pudesse ser medido o grau de Alfabetização Financeira dos participantes desta ação de capacitação, comparando-o com o dos não participantes. Tal instrumento utilizou de questões de múltipla escolha para avaliar o perfil dos respondentes, bem como mensurar o conhecimento financeiro, além de questões do tipo Likert de cinco pontos para avaliar tanto a atitude financeira quanto o comportamento financeiro. Os resultados mostraram que quem participou do curso de Educação Financeira, apresentou maior nível de Alfabetização Financeira em relação àqueles que não participaram, o que reforça a necessidade de que ações de capacitação e desenvolvimento relacionados a Finanças sejam fomentadas, especialmente dentro das escolas e universidades.pt_BR
dc.description.abstractFinancial Education (FE), which is the process that seeks to improve understanding of financial products and services, has received visibility in the educational field, given the situation of economic fragility faced by many countries. The general objective of the present study is to implement a FE course at UFTM, seeking, in an interactive way, to make the participants improve their financial knowledge, behaviors and attitudes, which are the components that form Financial Literacy. Thus, a FE course was designed and offered to UFTM public servants, whose menu was prepared based on existing material, composed mainly of books and websites related to the theme. Initially, a bibliographic survey was carried out by consulting the theory related to the theme as well as its particularities through books, articles, dissertations, theses and websites. In addition, a validated questionnaire was prepared with public servants who participated in the FE course and those who did not, so that the degree of Financial Literacy of the participants of this training action could be measured, comparing it with that of the non-participants. This instrument used multiple-choice questions to assess the profile of respondents, as well as measure financial knowledge, in addition to five-point Likert-type questions to assess both financial attitude and financial behavior. The results showed that those who participated in the FE course had a higher level of Financial Literacy compared to those who did not, which reinforces the need for training and development actions related to Finance to be encouraged, especially within schools and universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeira.pt_BR
dc.subjectAlfabetização financeira.pt_BR
dc.subjectServidores públicos.pt_BR
dc.subjectFinancial education.pt_BR
dc.subjectFinancial literacy.pt_BR
dc.subjectPublic servants.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleImplementação de um curso de educação financeira pra servidores públicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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