Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Camila Felix Vinhais-
dc.creator.ID75650665168pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4939143727081271pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Sybelle de Souza-
dc.contributor.advisor1ID82860017615pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8874475622392551pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T12:45:11Z-
dc.date.available2022-05-27-
dc.date.available2022-10-20T12:45:11Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1413-
dc.description.resumoO termo qualidade de vida (QV) tem conceitos variados em todo o mundo e vários instrumentos para mensurá-la. Tendo em vista a escassez de estudos sobre qualidade de vida de cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal e as mudanças ocorridas na rotina de trabalho em decorrência da pandemia de COVID-19, que podem influenciar negativamente a QV, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a QV e a correlação com a saúde mental e atividades ocupacionais dos profissionais de saúde bucal que atuam na rede de atenção à saúde pública, do município de Uberaba-MG. Os instrumentos utilizados foram um questionário elaborado pelos pesquisadores para coleta de dados sociodemográficos e para a avaliação da QV foi utilizado o WHOQOL-bref. Para análise dos dados utilizou-se o software SPSS, a sintaxe do WHOQOL-bref e estatística descritiva e testes estatísticos. A pesquisa foi composta por 47 cirurgiões-dentistas e 18 auxiliares de saúde bucal. Os resultados apresentaram predominância do sexo feminino (90,8%) e da faixa etária entre 41 e 50 anos (27,7%). Com relação ao estado civil, 56,9% dos participantes têm companheiro(a). Houve predomínio da religião espírita (40%). A maioria dos profissionais possuía entre 1 e 4 anos de trabalho na instituição (38,5%), o local com maior predomínio de profissionais trabalhando foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) (98,5%), 73,8% afirmaram ter recebido treinamento sobre o COVID-19. O tempo de atuação, em meses completos, com pacientes com COVID-19 variou, porém a maioria atuou entre 18 e 23 meses (40%), a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foi confirmada por 90,8% dos entrevistados, e 96,9% afirmaram que houve intensificação das medidas de proteção individual. Em relação aos tipos de atividades de atuação profissional durante a pandemia, a assistência com procedimentos invasivos foi a mais realizada (63,1%), seguida por triagem de pacientes (56,9%), consulta (44,6%), assistência sem procedimento invasivo (32,3%), atividades de visita domiciliar (10,8%), coleta de material para exame laboratorial (4,6%) e realização de radiografias (1,5%). Dos entrevistados, 15,4% afirmaram atender sabidamente a pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. Foi relatado apenas por 1,5% dos participantes, aumento da carga horária de trabalho durante a pandemia. Afirmaram possuir alguma queixa de transtorno mental e consideraram que estava relacionada à pandemia 29,2%, destes 26,6% relataram sintomas de ansiedade, 15,4% de estresse, 18,5% dificuldades para dormir, 10,8% de depressão e 1,5% falta de apetite. Foram acometidos por COVID-19, 20% dos participantes. Em relação à qualidade de vida (QV), apresentaram melhor índice no domínio físico, com média de 69,45 pontos e menor no domínio relações sociais, com média de 63,59 pontos. Observou-se que a variável ansiedade apresentou influência na QV, nos domínios físico e psicológico (p<0,05). A variável estresse também influenciou a QV no domínio psicológico (p<0,05). Verificou-se associação entre presença de estresse e piores índices de QV entre os participantes no domínio psicológico (p<0,05) e entre ansiedade e QV no domínio físico. Concluiu-se que os cirurgiões-dentistas e os auxiliares de saúde bucal, envolvidos na rede de assistência à saúde bucal no Sistema Único de Saúde de Uberaba-MG apresentaram escores de QV semelhantes com os encontrados na literatura antes da pandemia de COVID-19, com exceção do domínio relações sociais que foi inferior, possivelmente em virtude do isolamento social ocorrido nesse período. Mais de 60% atuaram durante a pandemia e relataram receber treinamento para atuação com a COVID-19 e EPI. Aproximadamente um terço (29,2%) possuíam alguma queixa de transtorno mental e consideraram estar relacionada à pandemia.pt_BR
dc.description.abstractThe term quality of life (QoL) has different concepts around the world and several instruments to measure it. In view of the scarcity of studies on the quality of life of dentists and oral health assistants and the changes that have taken place in the work routine as a result of the COVID-19 pandemic, which can negatively influence QOL, the objective of the present research was to to analyze the QOL and the correlation with mental health and occupational activities of oral health professionals who work in the public health care network in the city of Uberaba-MG. The instruments used were a questionnaire developed by the researchers to collect sociodemographic data and the WHOQOL-bref was used to assess QOL. For data analysis, the SPSS software, the WHOQOL-bref syntax and descriptive statistics and statistical tests were used. The research consisted of 47 dentists and 18 oral health assistants. The results showed a predominance of females (90.8%) and aged between 41 and 50 years (27.7%). Regarding marital status, 56.9% of the participants have a partner. There was a predominance of the spiritist religion (40%). Most professionals had between 1 and 4 years of work in the institution (38.5%), the place with the highest prevalence of professionals working was the Basic Health Unit (UBS) (98.5%), 73.8% said have received training on COVID-19. The time of work, in complete months, with patients with COVID-19 varied, but the majority worked between 18 and 23 months (40%), the availability of Personal Protective Equipment (PPE) was confirmed by 90.8% of respondents, and 96.9% stated that there was an intensification of individual protection measures. Regarding the types of professional activities during the pandemic, assistance with invasive procedures was the most performed (63.1%), followed by patient screening (56.9%), consultation (44.6%), assistance without invasive procedure (32.3%), home visit activities (10.8%), collection of material for laboratory examination (4.6%) and taking radiographs (1.5%). Of those interviewed, 15.4% reported knowingly attending to patients with suspected or confirmed COVID-19. Only 1.5% of participants reported an increase in working hours during the pandemic. 29.2% said they had a mental disorder complaint and considered it related to the pandemic, of these 26.6% reported symptoms of anxiety, 15.4% of stress, 18.5% difficulties sleeping, 10.8% of depression and 1.5% lack of appetite. 20% of the participants were affected by COVID-19. In relation to quality of life (QoL), they had the best index in the physical domain, with an average of 69.45 points and the lowest in the social relationships domain, with an average of 63.59 points. It was observed that the anxiety variable had an influence on QOL, in the physical and psychological domains (p<0.05). The stress variable also influenced QoL in the psychological domain (p<0.05). There was an association between the presence of stress and worse QOL indices among participants in the psychological domain (p<0.05) and between anxiety and QOL in the physical domain. It was concluded that dentists and oral health assistants, involved in the oral health care network in the Unified Health System of Uberaba-MG, had QOL scores similar to those found in the literature before the COVID-19 pandemic, with the exception of the social relationships domain, which was lower, possibly due to the social isolation that occurred during this period. More than 60% worked during the pandemic and reported receiving training to work with COVID-19 and EPI. Approximately one third (29.2%) had a mental disorder complaint and considered it related to the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vida.pt_BR
dc.subjectOdontologia.pt_BR
dc.subjectDentista.pt_BR
dc.subjectCOVID-19.pt_BR
dc.subjectSaúde mental.pt_BR
dc.subjectQuality of life.pt_BR
dc.subjectDentistry.pt_BR
dc.subjectDentist.pt_BR
dc.subjectCOVID-19.pt_BR
dc.subjectMental health.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleQualidade de vida dos profissionais de saúde bucal durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT CAMILA F V PEREIRA.pdfDISSERT CAMILA F V PEREIRA3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.