Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Flavia Ribeiro-
dc.creator.ID10212595601pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014478044228589pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Alvaro da Silva-
dc.contributor.advisor1ID04009689838pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110245118519872pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T16:49:55Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-10-20T16:49:55Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1418-
dc.description.resumoEste estudo parte do objetivo de investigar e identificar características relacionadas as atividades de educação em saúde desenvolvidas por profissionais de nível superior na atenção primária em saúde num município do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal, com abordagem qualiquantitativa, que utiliza como estratégia metodológica a pesquisa-ação. Na pesquisa-ação existe ênfase na ação. As ações são discutidas, analisadas, deliberadas e decididas com pleno consenso ou não. Ressalta-se que o presente estudo é parte integrante de projetos direcionados a ampliação e requalificação das ações de educação em saúde a idosos na cidade de Uberaba. Foram convidados para o estudo profissionais de nível superior, que atuam na APS da zona urbana do município de Uberaba. A amostra foi constituída com base em uma amostragem abrangente por conveniência. O instrumento adaptado é próprio do grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado e de autoria do pesquisador responsável. Este instrumento apresenta-se dividido em três partes, buscando identificar os dados sociodemográficos e profissionais do participante, aspectos sobre educação em saúde e aspectos sobre formação profissional quanto ao tema educação em saúde com idosos. Os resultados desta pesquisa apontam uma maioria de profissionais da enfermagem, do sexo feminino, de 40 anos, católicas e casadas. A maioria percebe a importância de atividades de educação em saúde, e dizem que ações desse tipo acontecem em suas unidades de saúde. A maioria dos participantes não tinham treinamento específico em saúde do idoso, mas falaram que a graduação ofereceu certo suporte na temática. O grupo de educação em saúde mais citado foi o grupo Hiperdia. Como temas mais citados foram o uso de medicação e patologias específicas. Diante dos resultados, pode-se destacar que a relevância da educação em saúde para a promoção do envelhecimento saudável parece não estar sendo investigada nas pesquisas científicas, considerando a incipiência das publicações sobre a temática no período estudado.pt_BR
dc.description.abstractThis study is based on the objective of Investigating and identifying characteristics related to health education activities developed by higher education professionals in primary health care in a municipality in the interior of Minas Gerais. This is a descriptive, transversal research, with a quali-quantitative approach, which uses action research as a methodological strategy. In action research there is an emphasis on action. Actions are discussed, analyzed, deliberated, decided with full consensus or not. It is noteworthy that the present study is an integral part of projects aimed at the expansion and requalification of health education actions for the elderly in the city of Uberaba. Higher education professionals who work in the PHC in the city of Uberaba, in the urban area, were invited to the study. The sample was constituted on the basis of comprehensive convenience sampling. The adapted instrument belongs to the research group to which the project is linked and authored by the responsible researcher. This instrument is divided into three parts, seeking to identify the sociodemographic and professional data of the participant, aspects of health education and aspects of professional training on the topic of health education with the elderly. The results of this research point to a majority of nursing professionals, female, 40 years old, Catholic and married. Most realize the importance of health education activities, and say that actions of this type take place in their health units. Most participants did not have specific training in the health of the elderly, but they said that the graduation offered some support on the subject. The most cited health education group was the Hiperdia group. As the most cited topics, the use of medication and specific pathologies were mentioned. In view of the results, it can be highlighted that the relevance of health education for the promotion of healthy aging does not seem to be being investigated in scientific research, considering the incipience of publications on the subject in the period studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdoso.pt_BR
dc.subjectEstratégia Saúde da Família.pt_BR
dc.subjectAtenção Primária em Saúde.pt_BR
dc.subjectElderly.pt_BR
dc.subjectFamily Health Strategy.pt_BR
dc.subjectPrimary Health Care.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.titleAções de educação permanente na Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto de práticas educativas ao idoso: diagnóstico e levantamento de lacunaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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