Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Romulo Ramunch Mourao-
dc.creator.ID12059990785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0594705910018117pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T12:05:26Z-
dc.date.available2020-02-18-
dc.date.available2022-11-16T12:05:26Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1436-
dc.description.resumoA educação, além de não ser tarefa somente da escola, nunca foi realizada apenas neste ambiente. Diversos atores da sociedade contribuem para a educação dos indivíduos. A divulgação científica, junto com outros meios e instituições, faz parte dessa rede de atores sociais que permeia a sociedade com uma variada quantidade de discursos sobre temas científicos, apresentando visões acerca da ciência. Diante deste contexto, consideramos cabível investigar como a ciência é apresentada em uma revista de divulgação científica que possui mais apelo ao público jovem no Brasil, a SuperInteressante, em sua versão digital, entre os anos de 2010 e 2019. O delineamento da pesquisa se deu entorno de reportagens que tinham como principal tema a cosmologia. A análise das reportagens ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva e obtivemos cinco categorias que representam, em nossa percepção, os principais atores do empreendimento científico: (i) o conhecimento científico, (ii) o trabalho científico, (iii) o cientista, (iv) o desenvolvimento científico e (v) as suas influências. Nessas categorias obtivemos uma gama de atributos considerados pertencentes à ciência. Alguns deles fazem parte de concepções errôneas e outros que são considerados adequados sobre a ciência. Discutimos e concluímos sobre as influências que a divulgação científica realizada pela SuperInteressante pode causar na cultura científica, desfavorecendo-a ou promovendo-a, a depender das concepções sobre a ciência que apresenta ao público leitor.pt_BR
dc.description.abstractEducation, besides not being only work of schools, has never happened exclusively in this environment. Scientific divulgation, along with other means and institutions, belongs to this network of social actors that go through society with a variety of actions that contribute to the scientific education of individuals. That being said, we consider that it’s possible to investigate how science is presented in a magazine of scientific divulgation that has young adults/teenagers as audience: SuperInteressante. We made a documental research seeking content that approached Cosmology both in physical and digital versions between 2010 and 2019. The analysis was made using Textual Discourse Analysis in which we found five categories that represent, in our point of view, the main actors of scientific development: (i) the scientific knowledge, (ii) the scientific work, (iii) the scientist, (iv) the scientific development and (v) it’s influences. In these categories we noticed a wide variety of caracteristics that we consider belonging to science. From these categories we discussed and concluded that the influence that scientific divulgation in Cosmology of this magazine can impact scientific culture, disfavoring it or promoting it, depending on the conceptions of science presented to the audience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação Científica.pt_BR
dc.subjectNatureza da Ciência.pt_BR
dc.subjectCultura Científica.pt_BR
dc.subjectEducação informal.pt_BR
dc.subjectScientific divulgation.pt_BR
dc.subjectNature of Science.pt_BR
dc.subjectScientific culture.pt_BR
dc.subjectInformal Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.titleA Cosmologia em revista: uma Ciência SuperInteressante?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Romulo R M Silva.pdfDissert Romulo R M Silva3,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.