Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1437
Tipo: Dissertação
Título: Estratificação educacional: medidas de exclusão educacional em meio a pandemia do covid-19
Autor(es): BARBOSA, Aldovano Dantas
Primeiro Orientador: BUENO, José Lucas Pedreira
Resumo: A presente investigação buscou responder a seguinte questão problematizadora: Em que medida a natureza do enfrentamento educacional na Pandemia do Covid-19, compreendida como políticas públicas para o acesso da classe trabalhadora à educação, vem sendo utilizada como Estratificação social na educação? Ainda discutir a educação como parte integrante da alienação, a partir da correlação entre acesso e permanência, considerando a natureza das dinâmicas assumidas pelo mundo do trabalho. Este trabalho é também uma proposta para o doutorado, onde delinearemos mais detalhadamente as facetas da estratificação educacional. O que justifica esta investigação é a constatação de que existe um conjunto significativo de pesquisas e publicações realizadas, porém há uma quantidade ínfima de análises e discussões que enveredam pelas entrelinhas dos atos normativos e resultados educacionais, discutindo não apenas tais perspectivas, mas também o cenário estrutural da educação brasileira após duas décadas da “democracia educacional”. Além disso, buscamos desenhar um modelo interventivo a partir de construções pedagógicas em meio às narrativas “pós-pandemia”. Com o mesmo vetor, investigar formas de superação do paradigma educacional vigente, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, visando elucidar ressignificações da educação e a busca por espaços efetivos, não apenas geográficos, para a classe que vive do trabalho. Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, trilhando uma abordagem com foco na dissociação e remontagem combinada a pesquisa documental com base em índices e resultados educacionais. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve foco delimitando o período entre 2020 a 2021, buscando as ações de enfrentamento da pandemia do covid-19, baseados na estrutura da educação brasileira. Os instrumentos de coleta de dados foram boletins divulgados pelo MEC, INEP e SE/SP, especialmente os editados no recorte temporal escolhido. Os resultados obtidos até o momento, alcançaram o objetivo geral revelando que a rede pública paulista apresenta um conjunto de dados e informações relacionados aos índices e resultados educacionais que não condizem com a proposta democratica para a população que mais precisa da educação pública, os “recém ingressos”, pois os dados, como se apresentam, parece indicar um progresso. Para chegar até aqui apresentamos as facetas da estratificação principalmente no período da Pandemia do Covid-19 que ocasionaram o fechamento das escolas e nos ofereceu possibilidades de análises da educação posta para os “beneficiados” da democracia escolar. Buscou, com esse trabalho, analisar as intervenções e mudanças imprimidas que demonstram a exclusão de sujeitos que são ignorados no ambiente escolar e fora dele.
Abstract: This dissertation intends to demonstrate how education, particularly that accessed by the working class, is an indicator of social stratification and not the opposite, as the Brazilian imagination wants, which covers up social reality, not only through the distribution of socially produced wealth, but also by the authoritarian heritage that is designed against democracy, naturalizes and values the stratification and exploitation of the class that lives from work and consumes bourgeois education. The present investigation sought to answer the following problematizing question: To what extent has the nature of educational confrontation in the Covid-19 Pandemic, understood as public policies for the access of the working class to education, been used as a social stratification in education? Still discussing education as an integral part of alienation, from the correlation between access and permanence, considering the nature of the dynamics assumed by the world of work. What justifies this investigation is the fact that there is a significant set of research and publications carried out, but there is a tiny amount of analyzes and discussions that go between the lines of normative acts and educational results, discussing not only such perspectives, but also the scenario structure of Brazilian education after two decades of “educational democracy”. In addition, we seek to design an interventional model from pedagogical constructions amid "post-pandemic" narratives. With the same vector, to investigate ways of overcoming the current educational paradigm, through a bibliographic and documental research, aiming to elucidate the resignifications of education and the search for effective spaces, not only geographical, for the class that lives from work. We opted for a qualitative scientific research methodology, following an approach focused on dissociation and reassembly combined with documentary research based on educational indices and results. The review of previous studies related to the proposed theme focused on delimiting the period between 2020 and 2021, seeking actions to face the covid-19 pandemic, based on the structure of Brazilian education. The data collection instruments were bulletins published by MEC, INEP and SE/SP, especially those edited in the chosen time frame. The results obtained so far have reached the general objective, revealing that the public network of São Paulo presents a set of data and information related to educational indices and results that do not match the democratic proposal for the population that most needs public education, the "newly tickets”, since the data, as presented, seems to indicate progress. To get here, we present the facets of stratification, mainly in the period of the Covid-19 Pandemic, which caused the closure of schools and offered us possibilities of analysis of the education offered to the “beneficiaries” of school democracy. With this work, he sought to analyze the interventions and imprinted changes that demonstrate the exclusion of subjects who are ignored in the school environment and outside it.
Palavras-chave: Democracia escolar.
Estratificação.
Covid-19.
São Paulo.
School democracy.
Stratification.
Covid-19.
Sao Paulo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1437
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Aldovano D Barbosa.pdfDissert Aldovano D Barbosa789,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.