Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Cinara Aline de-
dc.creator.ID08720476604pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488068632623462pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T16:44:31Z-
dc.date.available2022-08-31-
dc.date.available2022-11-17T16:44:31Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1443-
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de compreender como se constrói a identidade docente do professor regente que atua com alunos público-alvo da educação especial – PEE, no contexto da educação inclusiva. Para tanto, realizou-se o processo de investigação com oito professores de escolas públicas do município de Uberaba – MG, contemplando cada segmento (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio). Como métodos de construção de dados, foram utilizadas História de Vida e o Grupo Focal. Primeiramente, foram realizadas entrevistas temáticas individuais com os participantes da pesquisa e, posteriormente, realizou-se um Grupo Focal. Para o processo de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, dessa forma, foram construídos dois eixos temáticos: 1. Identidade Docente; 2. Construção da Identidade Docente no Contexto da Educação Inclusiva. Como aporte teórico, realizou-se uma revisão de literatura referente à educação inclusiva e à identidade docente. Mediante a investigação realizada, considera-se que o trabalho com as especificidades se faz desafiador em um sistema educacional que impede que o professor tenha tempo de qualidade para socializar e se fortalecer entre seus pares. Pode-se entender que o professor regente está reconstruindo a sua identidade em um contexto relativamente novo em seu percurso profissional. Considera-se fundamental o maior investimento público na educação inclusiva, subsidiando a formação profissional e melhor estrutura das escolas para a execução de um trabalho significativo com todos os alunos. Considera-se ainda, a necessidade de continuar as investigações nessa temática, compreendendo melhor as nuances constantes no processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a qualitative research with the objective of understanding how the teaching identity of the regent teacher who works with public students of special education - PEE in the context of inclusive education is constructed. Therefore, the investigation process was carried out with eight teachers from public schools in the city of Uberaba - MG, covering each segment (child education, elementary school - early years, elementary school - final years and high school). As data construction methods, Life History and Focus Group were used. First, individual thematic interviews were carried out with the research participants and, later, a Focus Group was held. For the data analysis process, Content Analysis was used, with two thematic axes being constructed: 1. Teacher Identity; 2. Construction of Teacher Identity in the Context of Inclusive Education. As a theoretical contribution, a literature review was carried out regarding inclusive education and teacher identity. Through the investigation carried out, it is considered that working with specificities is challenging in an educational system that prevents teachers from having quality time to socialize and strengthen themselves among their peers. It can be understood that the regent teacher is rebuilding his identity in a relatively new context in his professional career. Greater public investment in inclusive education is considered fundamental, subsidizing professional training and a better structure of schools to carry out meaningful work with all students. It is also considered the need to continue investigations on this subject, better understanding the constant nuances in the process of building the teaching identity in the context of inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectIdentidade docente.pt_BR
dc.subjectProfessor regente.pt_BR
dc.subjectInclusive education.pt_BR
dc.subjectTeacher identity.pt_BR
dc.subjectRegent teacher.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO processo de construção da identidade docente no contexto da educação inclusivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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