Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBIELERT NETO, Carlos Alberto-
dc.creator.ID09567993610pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2061171056697690pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T17:10:24Z-
dc.date.available2020-02-27-
dc.date.available2022-11-17T17:10:24Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1444-
dc.description.resumoAo olhar para os principais documentos normativos e currículos da educação brasileira vemos o tema energia com destacada importância, havendo em cada diretriz uma ênfase diferente para essa temática. Para isso ressaltamos a relevância do tema na Educação, particularmente para a área de Ciências da Natureza (CN) e, principalmente, no Ensino de Física. Esta temática, devido à pluralidade de formas e sentidos a ela atribuídos, está presente em todos os componentes curriculares que integram a área de CN. Partindo desse tema e das vivências acadêmicas do pesquisador ao longo de sua trajetória, surgiram questionamentos sobre o ensino dessa temática nas aulas de Física, bem como suas potencialidades e fragilidades sob o olhar do professor desta disciplina. Tendo em vista o desafio em tratar a temática, incorporamos em uma atividade Textos de Divulgação Científica (TDC) como recursos didáticos. Entendemos os TDC como a ponte entre o conceito científico e o aluno devido às características que apresentam. Para isso elaboramos em nosso trabalho uma Sequência Didática (SD), inspirada na Sequência de Ensino-Aprendizagem, utilizando TDC com o propósito de investigar as potencialidades deste recurso na dimensão epistêmica e pedagógica no ensino da temática Energia, focalizando o professor de Física atuante no primeiro ano do Ensino Médio. Nesse trabalho utilizamos para a análise qualitativa os construtos da Análise Textual Discursiva e do Losango Didático. O material empírico foi desenvolvido a partir de um questionário respondido pelo professor, bem como entrevista após a realização da SD. Apresentamos nos resultados determinadas características epistemológicas e pedagógicas apontadas no Quadro Teórico construído e que foram visualizadas na prática pedagógica do professor com o uso dos TDC no ensino da temática Energia. Na dimensão epistêmica o professor fez relações com o Conhecimento Científico e o Mundo Material, Articulação Saber Docente Profissional e Conhecimento Científico e Conhecimento historicamente construído e transformações. Na dimensão pedagógica as relações feitas foram a elaboração de materiais no processo de ensino aprendizagem, estratégias didáticas não tradicionais, identificação e superação de dificuldades, interação professor-aluno e afinidade e proatividade. Constatamos que essas relações tiveram impacto direto na atividade e também na formação do saber docente profissional do professor.pt_BR
dc.description.abstractLooking at the main normative references and Brazilian educational curricula, we see energy as a highlighted theme, having for each guideline a different thematic. To do so, we emphasize the relevance that this theme has in Education, especially for the Natural Sciences (NS) area, and mainly in Physics Teaching. This thematic, due to it’s plurality of ways and meanings, is present in every curricular component that holds the NS area. Starting from this theme and the academic experience of the researcher throughout his Physics classes, questions came out about teaching energy, as well as it’s strengths and weaknesses under the teacher’s point of view. We incorporated Scientific Dissemination Texts (SDT) as a didactic resource to teaching an often present thematic in the student’s routine. We understand that the SDT as a bridge between the scientific knowledge and the student, due to the characteristics that those articles show. For that, we elaborated in our work a Didactic Sequence (DS) inspired by the Teaching-Learning Sequence using SDT with the purpose of investigating the potentialities of this resource in the epistemic and pedagogical dimension related to the teaching of the energy theme, focusing on the Physics teacher that works in the first year of High School. In this research we used a qualitative analysis, titled Discursive Textual Analysis, along with the Didactic Rhombus. The empirical material was developed from a questionnaire answered by the teacher, as well as an interview. We present in the results certain epistemological and pedagogical characteristics pointed out in the Theoretical Framework constructed and which were visualized in the pedagogical practice of the teacher with the use of SDT in the teaching of the thematic energy. In the epistemic dimension, the teacher made relationships with Scientific Knowledge and the Material World, Articulation of Professional Teaching Knowledge and Scientific Knowledge and Historically Constructed Knowledge and transformations. In the pedagogical dimension, the relationships made were the elaboration of materials in the teaching-learning process, non-traditional didactic strategies, identification and overcoming difficulties, teacher-student interaction and affinity and pro-activity. We saw that these relationships had a direct impact on the activity and also on the teacher's professional teaching knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTextos de divulgação científica.pt_BR
dc.subjectEnergia.pt_BR
dc.subjectProfessor.pt_BR
dc.subjectEnsino de Física.pt_BR
dc.subjectSaberes docentes.pt_BR
dc.subjectSequência didática.pt_BR
dc.subjectScientific Dissemination Texts.pt_BR
dc.subjectEnergy.pt_BR
dc.subjectTeacher.pt_BR
dc.subjectPhysics Teaching.pt_BR
dc.subjectTeacher knowledge.pt_BR
dc.subjectDidactic sequence.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Carlos A Bielert Neto.pdfDissert Carlos A Bielert Neto3,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.