Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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dc.creatorROSENDO, Leticia dos Santos-
dc.creator.ID40565616803pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6204256558892116pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROSO, Sabrina Martins-
dc.contributor.advisor1ID86248464120pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2411808662449672pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T18:09:21Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2022-12-23T18:09:21Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1458-
dc.description.resumoA adaptação à universidade é vivenciada de modos distintos pelos estudantes, que podem encarar este processo de forma mais positiva ou negativa. Ambas as formas poderão refletir em sua qualidade de vida, mas o universitário que apresentar maior repertório para enfrentar adversidades tenderá a lidar melhor com o ambiente acadêmico. Desse modo, o objetivo geral da dissertação foi investigar as condições de saúde de discentes das Ciências Humanas e Ciências da Saúde de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do interior de Minas Gerais, avaliando a eficácia da qualidade de vida, resiliência e vivências acadêmicas como fatores protetivos à saúde dos estudantes. Esse objetivo foi atingido por meio de dois estudos empíricos e quantitativos. O Estudo 1 se propôs a verificar se o perfil, os hábitos de vida e as vivências acadêmicas influenciam a resiliência de discentes da área da saúde de três IFES do interior de Minas Gerais. Participaram 361 graduandos que responderam a um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida. A coleta foi realizada online e os dados foram analisados de forma descritiva e correlacional. Os resultados apontaram bom nível de resiliência na maioria dos universitários e indicaram correlações significativas entre resiliência e o curso de graduação do estudante, o período cursado, estar em processo psicoterápico e avaliar positivamente a própria saúde. Também foram encontradas relações entre resiliência e todas as dimensões das vivências acadêmicas. O Estudo 2 teve por objetivo avaliar os fatores associados à qualidade de vida de universitários, fazendo uma comparação entre estudantes das áreas de Ciências Humanas e da Saúde. Os 214 estudantes que participaram da pesquisa responderam aos instrumentos mencionados, com adição do World Health Organization Quality of Life – Bref e da Escala de Satisfação com o Suporte Social. Realizou-se a coleta de forma online e foram conduzidas análises descritivas, correlação de Spearman, qui-quadrado e regressão logística. Os resultados indicaram que a maioria da amostra apresentou bom nível de qualidade de vida e apontaram que sexo, renda, moradia, auxílio financeiro da instituição, psicoterapia, percepção de saúde, resiliência e as dimensões Pessoal, Interpessoal, Carreira e Institucional das vivências acadêmicas foram fatores associados à qualidade de vida mais elevada. Em acréscimo, constatou-se que a área de concentração do curso teve efeito sobre as variáveis trabalho, crença, psicoterapia e qualidade de vida geral. Dessa forma, considera-se que os estudos identificaram importantes 9 relações para favorecer o sucesso acadêmico, além de contribuírem para o avanço da discussão na temática ao mostrarem a relevância de se investigar as condições emocionais de graduandos, em especial os fatores de proteção à qualidade de vida desse público. Sugere-se a realização de demais investigações a fim de conhecer melhor a realidade dos universitários, impulsionando o desenvolvimento de intervenções voltadas para a promoção de qualidade de vida e estratégias resilientes em instituições de todo o país.pt_BR
dc.description.abstractThe adaptation to the university is experienced in different ways by the students, who can face this process in a more positive or negative way. Both forms reflect on their quality of life, but the university student with the greatest repertoire to face adversity will tend to deal better with the academic environment. Thus, the general objective of the dissertation was investigated as health conditions of students of Human Sciences and Health Sciences of Federal Institutions of Higher Education (FIHE) in the interior of Minas Gerais, evaluating the effectiveness of quality of life, resilience and academic experiences as protective factors to the health of scholars. This objective was achieved through two empirical and quantitative studies. Study 1 aimed to verify whether the profile, lifestyle and academic experiences influence the resilience of students in the health area of three FIHE in the interior of Minas Gerais. 361 undergraduate students participated in the study, who answered a sociodemographic and lifestyle questionnaire, the Resilience Scale and the Academic Experiences Questionnaire - Short Version. The collection was performed online and the data were descriptive and correlational. The results showed a good level of resilience in most university students and indicated important correlations between resilience and the student's undergraduate course, the period studied, being in a psychotherapeutic process and positively evaluating their own health. Relationships between resilience and all dimensions of academic experiences were also found. Study 2 aimed to assess the factors associated with the quality of life of university students, making a comparison between students in the areas of Humanities and Health. The 214 students who participated in the survey responded to the instruments already mentioned, with the addition of the World Health Organization Quality of Life - Bref and the Social Support Satisfaction Scale. The collection was performed online and descriptive analyzes, Spearman's correlation, chi-square and logistic regression were conducted. The results indicated that the majority of the sample presented a good level of quality of life and pointed out that sex, income, housing, financial aid from the institution, psychotherapy, health perception, resilience and the Personal, Interpersonal, Career and Institutional dimensions of academic experiences were factors associated with higher quality of life. In addition, it was found that the area of concentration of the course had an effect on the variables work, belief, psychotherapy and general quality of life. Thus, it is considered that studies have identified important relationships to favor academic success, in addition to contributing to the advancement of the discussion on the theme 11 by showing the relevance of investigating the emotional conditions of undergraduates, especially the factors that protect the quality of life. that public's life. It is suggested to carry out further investigations in order to better understand the reality of university students, driving the development of interventions aimed at promoting quality of life and resilient strategies in institutions across the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mental.pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários.pt_BR
dc.subjectQualidade de vida.pt_BR
dc.subjectResiliência psicológica.pt_BR
dc.subjectMental health.pt_BR
dc.subjectCollege students.pt_BR
dc.subjectQuality of life.pt_BR
dc.subjectPsychological resilience.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCondições emocionais de estudantes universitários do interior de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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