Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1461
Tipo: Dissertação
Título: Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes: reflexões e proposições acerca da educação ambiental na matriz curricular da rede municipal de ensino
Autor(es): BERNARDELLI, Luis Afonso
Primeiro Orientador: SENHUK, Ana Paula Milla dos Santos
Resumo: Dentre as premissas para a formalização dos Geoparques da UNESCO estão a conservação do Patrimônio Geológico e histórico-cultural, bem como educar e ensinar o público sobre as questões ambientais. Nesse sentido, a Educação Ambiental (EA) se coloca como interface entre a conservação do patrimônio natural e cultural existente, na busca de uma geração consciente acerca do seu papel no espaço em que vive, atribuindo valor a ele. Considerando que a EA pode ser a principal prática de geoconservação e conservação no Geoparque Uberaba, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ela está inserida na matriz curricular municipal do Ensino Fundamental (EF) I e II da SEMED, e como é abordada na prática pelos professores. Diante dessa realidade, para o desenvolvimento dessa pesquisa foram adotados como procedimentos o levantamento em dois corpus: leitura e análise da matriz curricular do EF I e II da SEMED das 9 disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Arte, Ensino Religioso, Língua Inglesa e o questionário aplicado aos professores de 1º ao 9º ano da rede municipal. Pelo levantamento temático relacionado ao geoparque na matriz curricular do (EF), constatou-se importantes construções curriculares em alguns componentes, caso da História, Geografia e Ciências, assim como a ausência total no componente de Língua Inglesa. A categoria Biodiversidade esteve presente em 6 das 9 disciplinas analisadas, a categoria Geodiversidade e Patrimônio Geológico apenas em 3 e, a categoria Patrimônio Histórico-cultural, em 6 disciplinas. Já os temas variados da categoria EA desvinculada do geoparque, estiveram presentes em todos os componentes, exceto Língua Inglesa. Quanto ao questionário, foi possível levantar o conhecimento dos professores sobre EA e quais práticas vêm sendo realizadas nos seus fazeres diários. Mais da metade dos professores (55%) acredita que a EA é de extrema importância para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Geoparque Uberaba e cerca de 85% dos respondentes afirmam que identificam a EA na matriz curricular. Quanto ao conhecimento dos temas relacionados ao Geoparque (patrimônio geológico e histórico-cultural), 75% dos respondentes conhecem ou já ouviram falarem do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes. No entanto, a maioria dos respondentes (62,5%) não têm conhecimento de cursos, eventos, palestras e similares que tratam do assunto. A investigação da presença/ausência de temáticas ligadas a um currículo de um geoparque “aspirante” junto à UNESCO, bem como as práticas dos professores da rede municipal, traz a urgência de se refletir sobre como tem sido a educação das crianças e jovens que usufruirão destes patrimônios e darão dinâmica a ele, popularizando-o e atribuindo-lhe valor. Desta forma, é essencial a contínua discussão e reformulação de práticas de EA voltadas ao geoparque tanto nos currículos, quanto fora dele, na sociedade, a formação continuada de professores, campanhas de valorização no meio científico por meio de eventos, cursos, dentre outras ações.
Abstract: Among the premises for the formalization of UNESCO Geoparks are the conservation of the Geological and Historical-Cultural Heritage, as well as educating and teaching the public about environmental issues. In this sense, Environmental Education (EE) stands as an interface between the conservation of the existing natural and cultural heritage, in the search for a generation that is aware of its role in the space in which it lives, attributing value to it. Considering that EE can be the main practice of geoconservation and conservation in the Uberaba Geopark, this research aims to understand how it is inserted in the municipal curricular matrix of Elementary School (EF) I and II of SEMED, and how it is approached in practice by the teachers. In view of this reality, for the development of this research, two corpus surveys were adopted as procedures: reading and analysis of the curricular matrix of EF I and II of SEMED of the 9 subjects: Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, Sciences, Physical Education, Art, Religious Education, English Language and the questionnaire applied to teachers from 1st to 9th year of the municipal network. By the thematic survey related to the geopark in the curriculum of the (EF), important curricular constructions were found in some components, in the case of History, Geography and Sciences, as well as the total absence in the English Language component. The Biodiversity category was present in 6 of the 9 analyzed disciplines, the Geodiversity and Geological Heritage category only in 3, and the Historic-cultural Heritage category in 6 disciplines. The varied themes of the EA category unrelated to the geopark were present in all components, except for the English language. As for the questionnaire, it was possible to survey the teachers' knowledge about EE and which practices have been carried out in their daily activities. More than half of the teachers (55%) believe that EE is extremely important for the preservation of the historic-cultural heritage of the Uberaba Geopark and about 85% of the respondents say that they identify EE in the curriculum. As for the knowledge of topics related to the Geopark (geological and historical-cultural heritage), 75% of the respondents know or have heard about the Uberaba Geopark – Land of Giants. However, most respondents (62.5%) are not aware of courses, events, lectures and the like that deal with the subject. The investigation of the presence/absence of themes linked to a curriculum of an “aspiring” geopark with UNESCO, as well as the practices of teachers in the municipal network, brings the urgency of reflecting on how the education of children and young people who will benefit from of these patrimonies and will give dynamics to it, popularizing it and giving it value. In this way, the continuous discussion and reformulation of EE practices aimed at the geopark is essential both in the curricula, and outside it, in society, the continuous training of teachers, appreciation campaigns in the scientific environment through events, courses, among other actions.
Palavras-chave: Geodiversidade.
Geoconservação.
Currículo.
Patrimônio histórico-cultural.
Geodiversity.
Geoconservation.
Resume.
Historical-cultural heritage.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::GEOLOGIA AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1461
Data do documento: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Luis A Bernardeli.pdfDissert Luis A Bernardeli1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.