Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1466
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpo/Corporeidade em movimento nas aulas da educação infantil: o discurso docente |
Autor(es): | BORGES, Alessandra Jordão Gonzalez |
Primeiro Orientador: | MOREIRA, Wagner Wey |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SANTOS, Suziane Peixoto |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir acerca de “se” e “como” os professores das turmas do Pré II da Educação Infantil percebem a importância do movimento/motricidade do corpo/corporeidade para a aprendizagem e desenvolvimento global da criança, situando o trabalho docente em seus tempos e espaços. O trabalho docente nesse contexto é discutido na dimensão das práticas pedagógicas cotidianas e os fenômenos corpo/corporeidade e movimento/motricidade como um processo de trabalho com práticas corporais, em um contexto no qual o corpo passa a ser entendido como espaço de vida e comunicação, consigo e com o outro. É um estudo qualitativo, com enfoque fenomenológico, envolvendo pesquisa de campo, realizada com docentes da Educação Infantil nas turmas de Pré II no município de Uberaba. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois esta tem a necessidade de entender um fenômeno em profundidade e de forma detalhada. Foi realizado um questionário com vinte professoras que trabalham com crianças do Pré II, foco da pesquisa aqui descrita por se tratar do último ano da Educação Infantil. Responderam a duas perguntas geradoras: “Como a criança do Pré II aprende?”, “Como o corpo criança em movimento participa das aulas do Pré II na Educação Infantil?”. A análise dos questionários se valeu da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados mostram que a maioria das professoras que responderam ao questionário relata que a criança aprende por meio do lúdico; pelo movimento a partir das brincadeiras; pela participação corporal ativa no desenvolvimento das aulas e com isso adquirem habilidades necessárias ao ato educativo. Conclui-se que as professoras possuem clareza quanto à importância do corpo, do movimento e do brincar na Educação Infantil. |
Abstract: | This paper aims to discuss “if” and “how” the teachers of Pre II-Kindergarten perceive the relevance of movement of the child's body/corporeity for learning and full development of them in learning process of education. In this context, teaching work is discussed in the dimension of daily pedagogical practices and the body/corporeality and movement/motricity phenomena as a working process with body practices, in which the body is understood as a space for living and communication with themselves and with the others. This is a qualitative study, with a phenomenological approach, involving field researching, realized with preschool teachers in Uberaba. It was chosen a qualitative research approach because it has the need to understand a phenomenon in a deep and detailed manner. During this research, a questionary was applied to twenty teachers. They answered two following questions: “How the preschool children learn?” and “How their body movement reacts to the classes and the learning process?” The analysis of the questionnaires used the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning. In addition, the results indicate that most of the teachers reported a similar way of learning: through play. Children learn through the movements during the games and by the active body participation in the development of the classes in order to acquiring necessary skills to the educative performance. Therefore, it has clearly seen that teachers recognize the importance of the body movement during the teaching and learning process in Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Corpo/Corporeidade. Educação Infantil. Movimento/Motricidade. Body/Corporeity. Childhood Education. Movement/Motricity. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1466 |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Alessandra J G Borges.pdf | Dissert Alessandra J G Borges | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.