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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1467
Tipo: | Dissertação |
Título: | Implicações das políticas educacionais nas condições de trabalho e no adoecimento/readaptação dos professores da rede estadual de São Paulo 2022 |
Título(s) alternativo(s): | Implications of educational policies on working conditions and on the illness/readaptation of teachers in the state network of São Paulo 2022 |
Autor(es): | MIRA, Bruno Cesar Costa Ribeiro |
Primeiro Orientador: | BUENO, José Lucas Pedreira |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar as implicações das condições de trabalho, decorrentes das políticas educacionais, no adoecimento e readaptação de professores do Ensino Médio da rede estadual de educação do Estado de São Paulo. A partir da abordagem qualitativa, utilizamos como procedimento de coleta de dados na pesquisa de campo a aplicação de um questionário on-line divulgado nas redes sociais de grupos de professores readaptados e em grupos de aplicativo de mensagens utilizamos a pesquisa documental nas sessões do trabalho e os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática (AC). Participaram do estudo 30 professores readaptados e como resultados da nossa pesquisa, obtivemos três categorias analíticas. Na primeira categoria, “Precarização e intensificação do trabalho docente”, observamos que as condições de precarização do trabalho relacionadas a alguns aspectos como a infraestrutura das escolas, a violência no espaço escolar e principalmente os salários precarizados, incidem na intensificação do trabalho docente já que os professores passam a assumir um maior número de turmas em diferentes escolas em até três períodos, gerando uma sobrecarga de trabalho. Devemos compreender a precarização e a intensificação do trabalho docente como um processo em que estes fatores se encontram interligados, diante das condições de sucateamento, na qual o ensino público do Estado de São Paulo se encontra. A segunda categoria “O processo de readaptação dos professores do Estado de São Paulo” acompanha no relato dos participantes, o processo de readaptação que tem início com o afastamento pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) e posterior avaliação para readaptação provisória ou definitiva. No entanto, o sofrimento dos professores não termina com o afastamento da sala de aula, uma vez que eles precisam enfrentar os estigmas, diante dos pares, que, na maior parte das vezes, consideram a readaptação não como uma situação extrema, cujo adoecimento impossibilita o profissional da educação de realizar as atividades para as quais prestou concurso, mas sim, como um privilégio, pelo fato de não precisar mais lecionar em um ambiente adoecedor. E, por fim, a terceira categoria: “A cobrança para o aumento do IDESP” aborda o índice como um fator que impele ardilosamente a vida docente, já que que se tornou o eixo norteador do trabalho dos profissionais da educação no Estado de São Paulo. Com isso, a cobrança pelo desempenho satisfatório dos alunos no SARESP, faz com que o trabalho dos professores seja direcionado para o treinamento dos alunos para a prova, com a obrigação de atingir os índices estipulados pela SEE/SP. Observamos nesta categoria que a pressão sobre os docentes para atingirem os índices leva os professores a se culpabilizarem pelos resultados insatisfatórios, contribuindo parcialmente para o adoecimento. Concluímos neste estudo que para os docentes que participaram da pesquisa, o índice do IDESP não foi o fator principal ou exclusivo para o adoecimento e readaptação, mas que, com as condições gerais de precarização e intensificação do trabalho, a cobrança do índice pode contribuir para este processo. |
Abstract: | This paper aimed to investigate the implications of working conditions, arising from educational policies, on the illness and readaptation of high school teachers of the state education system of the State of São Paulo. Based on the qualitative approach, we used as a data collection procedure in the field research the application of na on-line questionnaire disseminated in the social networks of groups of readapted teachers and in whatsapp groups. We used documentary research in the sessions of the paper and the data collected were analyzed by the technique of thematic content analysis (CA). As results of our research, we obtained three analytical categories. In the first category, "Precariousness and intensification of teachers' work," we observed that precarious working conditions related to some aspects such as school infrastructure, violence in the school space, and especially precarious salaries, had an impact on the intensification of teachers' work, since teachers began to take on a larger number of classes in different schools in up to three periods, generating an overload of work, We must understand the precariousness and intensification of teaching work as a process in which these factors are interconnected in light of the scrapped conditions in which public education in the state of São Paulo finds itself. The second category "The readaptation process of São Paulo State teachers" follows in the participants' reports, the readaptation process that begins with the dismissal by the Department of Medical Expertise of the State (DPME) and subsequent evaluation for temporary or permanent readaptation. However, the suffering of teachers does not end with the removal from the classroom, since they need to face the stigmas in front of their peers, who most of the time consider the readaptation not as an extreme situation, whose illness makes it impossible for the education professional to perform the activities for which he or she was selected, but as a privilege for not having to teach in a sick environment anymore. And finally, the third category "Demand for the increase in the HDESP" approaches the index as a factor that impacts the teaching life, since it has become the guiding axis for the work of education professionals in the State of São Paulo. Thus, the charge for the satisfactory performance of students in SARESP makes teachers' work be directed to the training of students for the test, having the obligation to achieve the indexes stipulated by the SEE/SP. It is observed in this category that the pressure on teachers to achieve the indexes leads many teachers to blame themselves for the unsatisfactory results, partially contributing to their illness. We conclude in this study that for the teachers who participated in the research, the IDESP index was not the main or exclusive factor for their illness and readaptation, but that, along with the general conditions of precariousness and intensification of work, the charging of the index can contribute t this process. |
Palavras-chave: | Avaliação em Larga Escala. IDESP. Precarização do trabalho docente. Intensificação do trabalho docente. Organismos Internacionais. Readaptação Funcional. Large Scale Assessment. IDESP. Precariousness of teaching work. Intensification of teachers' work. International Organizations. Functional Readaptation. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1467 |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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