Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Gladys Regina Barros-
dc.creator.ID12008145689pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5910364817610665pt_BR
dc.contributor.advisor1OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta-
dc.contributor.advisor1ID35121012837pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037654075125918pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T15:28:26Z-
dc.date.available2022-10-07-
dc.date.available2023-03-29T15:28:26Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1469-
dc.description.resumoEste estudo tem como foco investigar a formação e atuação de instrutores atuantes na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ambos em Uberaba, Minas Gerais (MG), sendo estes espaços de educação não formal. Estes espaços atendem a um público que vive em situação de vulnerabilidade social e muitas vezes o papel do instrutor é fundamental para o processo de inclusão social dessas pessoas. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário conhecer as especificidades e necessidades desse público para que se utilize de métodos pertinentes para atendê-los de modo adequado. A partir disso, surge a seguinte pergunta: como se dá a formação e atuação dos instrutores atuantes na UAI e no CRAS? Para tanto, nos fundamentamos na Pedagogia Social, suas características e seus conceitos. A análise dos dados foi realizada a partir de três eixos temáticos, sendo eles: (i) A educação formal das instrutoras: as similaridades com a formação docente; (ii) Motivação e aspectos emocionais: anseios e desafios da prática profissional e (iii) Educador Social: as especificidades da profissão. O processo analítico foi feito com base em narrativas construídas a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com quatro instrutoras de artesanato atuantes da UAI e no CRAS. Foi possível observar, como principal resultado, que um dos pontos em destaque na atuação das instrutoras é o laço afetivo que se cria na relação educador-educando e o quanto este laço é importante para o processo de inclusão destas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, outro fator relevante construído a partir da análise das narrativas é de que uma formação, não necessariamente pontual, tampouco em nível superior, é bem-vinda à profissão de instrutor, visto que o público em situação de vulnerabilidade social, seja pelas carências de natureza socioeconômica, ou mesmo pela idade, possui particularidades que precisam ser atendidas por uma prática bem instruída e que pode ser mais bem amparada por meio da Pedagogia Social.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on investigating the training and performance of instructors working at the Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) and at the Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), both in Uberaba, Minas Gerais (MG), and these education spaces are not formal. These spaces serve an audience that lives in a situation of social vulnerability and often the role of the instructor is fundamental for the process of social inclusion of these people. However, for this to be carried out, it is necessary to know the specificities and needs of this public so that relevant methods can be used to adequately serve them. From this, the following question arises: how is the training and performance of instructors working at UAI and CRAS? To do so, we base ourselves on Social Pedagogy, its characteristics and concepts. Data analysis was carried out based on three thematic axes, namely: (i) Instructors' formal education: similarities with teacher training; (ii) Motivation and emotional aspects: aspirations and challenges of professional practice and (iii) Social Educator: the specificities of the profession. The analytical process was based on narratives constructed from a semi-structured interview with four craft instructors working at UAI and CRAS. It was possible to observe, as the main result, that one of the highlights in the performance of the instructors is the affective bond that is created in the educator-student relationship and how important this bond is for the process of inclusion of these people in a situation of social vulnerability. In addition, another relevant factor built from the analysis of the narratives is that training, not necessarily punctual, carried out at a higher level, is welcome to the instructor profession, since the public in a situation of social vulnerability, whether due to the needs of socioeconomic nature, or even age, has particularities that need to be attended to by a well-informed practice and that can be better supported by means of Social Pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Instrutores.pt_BR
dc.subjectEspaço Não Formal.pt_BR
dc.subjectPedagogia Social.pt_BR
dc.subjectEducação Social.pt_BR
dc.subjectInstructor Formation.pt_BR
dc.subjectNon-Formal Space.pt_BR
dc.subjectSocial Pedagogy.pt_BR
dc.subjectSocial Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFormação e atuação dos instrutores da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba/MG: um estudo a partir de narrativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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