Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Mulheres da terra: a formação de lideranças a patir dos conflitos socioambientais
Autor(es): ASSIS, Vitória Costa de
Primeiro Orientador: KATO, Danilo Seithi
Resumo: A presente pesquisa se desenvolve a partir da seguinte questão: De que maneira conflitos socioambientais vivenciados pela comunidade do assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho - NSIR se articulam a processos educativos configurando resistências lideradas por mulheres? Direcionados por essa questão, admite-se como objetivo do trabalho analisar como conflitos socioambientais desencadeiam processos educativos culminando em uma resistência liderada por mulheres assentadas. O olhar do trabalho é direcionado a um assentamento de reforma agrária localizado no município de Campo Florido, MG, que vivencia um conflito socioambiental manifesto entre a agricultura de base familiar e as monoculturas. Nesse sentido, a comunidade resiste num cenário precarizado pelos impactos do agronegócio, no qual as figuras femininas se despontam como lideranças fundamentais na mobilização e no direcionamento das ações do grupo. Dado o objetivo da investigação, consideramos a experiência dessas mulheres na vivência do conflito, bem como na luta pela terra, como crucial para compreendermos os processos educativos envolvidos na formação destas enquanto lideranças. Assim, as narrativas autobiográficas e a análise destas narrativas emergem como uma ferramenta de construção e análise de dados que nos permitem desvelar as matrizes pedagógicas que são mobilizadas ao se organizar em movimentos sociais de resistência e luta pela terra. Os conflitos socioambientais vêm se mostrando um potencial princípio pedagógico para se pensar uma educação crítica e uma formação que coloque o sujeito como protagonista do processo de transformação social.
Abstract: Esta investigación se desarrolla a partir de la siguiente pregunta: ¿Cómo se vinculan los conflictos socioambientales vividos por la comunidad del asentamiento Nova Santo Inácio Ranchinho - NSIR con procesos educativos que configuran resistencias lideradas por mujeres? Dirigido por esta pregunta, el objetivo de este trabajo es analizar cómo los conflictos sociales y ambientales desencadenan procesos educativos, culminando en resistencias lideradas por mujeres asentadas. La mirada de la obra se dirige a un asentamiento de reforma agraria ubicado en el municipio de Campo Florido, MG, que vive un manifiesto conflicto socioambiental entre agricultura familiar y monocultivos. En este sentido, la comunidad resiste un escenario precario por los impactos de la agroindustria, en el que las figuras femeninas se destacan como líderes fundamentales en la movilización y dirección de las acciones del grupo. Dado el objetivo de la investigación, consideramos la experiencia de estas mujeres en la experiencia del conflicto, así como en la lucha por la tierra, como crucial para comprender los procesos educativos involucrados en la formación de estas mujeres como líderes. Así, las narrativas autobiográficas y el análisis de estas narrativas emergen como una herramienta para la construcción y análisis de datos que permiten develar las matrices pedagógicas que se movilizan al organizar movimientos sociales de resistencia y lucha por la tierra. Los conflictos sociales y ambientales se han mostrado como un potencial principio pedagógico para pensar la educación y la formación crítica que coloca al sujeto como protagonista del proceso de transformación social.
Palavras-chave: Conflitos socioambientais.
Processos educativos.
Educação do campo.
Lideranças femininas.
Conflictos sociales y ambientales.
Procesos educativos.
Educación rural.
Mujeres líderes.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1470
Data do documento: 31-Ago-2022
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