Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: O pensamento formal no jogo digital League of Legends: as características funcionais
Autor(es): CAMPOS, Diogo Arantes
Primeiro Orientador: OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: As discussões em torno dos jogos digitais na educação vêm a incluir o pensamento formal referente ao último estágio do desenvolvimento cognitivo. O estágio da inteligência operatória formal é essencialmente hipotético-dedutivo, com a existência das características funcionais, as quais apresentam as diferentes características cognitivas que se desenvolveram ao longo dos estágios anteriores até a formação atual. A relação pensamento formal – jogos digitais – educação se concretiza quando questionamos se o jogo digital comercial League of Legends contribui para o aprimoramento do pensamento formal. Este trabalho tem como participantes adolescentes que se encontram no estágio da inteligência operatória formal: para a construção e a análise dos dados empregou a pesquisa participante e a análise textual discursiva (ATD). Para tanto, os participantes discutiram estratégias de jogo a priori, jogaram uma partida, e por fim, realizaram uma breve discussão pós-jogo. Estes elementos nos permitem traçar os objetivos desta pesquisa: objetivo geral – Investigar se o jogo digital comercial League of Legends contribui para o aprimoramento do pensamento formal; e objetivos específicos – a) Identificar e compreender as características funcionais utilizadas no jogo digital League of Legends; b) Analisar se as interações entre os participantes no processo de discussões tiveram impactos no pensamento cognitivo dos adolescentes; c) Mapear as emoções por ocasião do trabalho com o jogo digital comercial League of Legends. Nos resultados, consideramos os desafios gerados pelo problema dado como ponto chave nesta pesquisa, pois acarretou em perturbações que implicaram no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, de modo que os mesmos refletiram sobre as estratégias de jogo fazendo uso das características funcionais.
Abstract: Discussions about digital games in education include formal thinking about the last stage of cognitive development. The stage of formal operational intelligence is essentially hypothetical- deductive, with the existence of functional characteristics, which present the different cognitive characteristics that have developed throughout the previous stages until the current formation. The relationship between formal thinking – digital games – education is perceived when we question whether the commercial digital game League of Legends contributes to the improvement of formal thinking. This work has as participants adolescents who are in the stage of formal operational intelligence: for the construction and analysis of data, participant research and discursive textual analysis (DTA) were used. For this, the participants discussed a priori game strategies, played a game and, finally, held a brief post-game discussion. These elements allow delineating the objectives of this research: general objective – Investigate whether the commercial digital game League of Legends contributes to the improvement of formal thinking; and specific objectives – a) Identify and understand the functional characteristics used in the digital game League of Legends; b) To analyze whether the interactions between participants in the discussion process had an impact on the cognitive thinking of adolescents; c) Mapping of emotions when working with the commercial digital game League of Legends. In the results, we consider the challenges generated by the given problem as a key point in this research, as it resulted in disturbances that implied in the cognitive development of adolescents, so that they reflected in the game strategies making use of the functional characteristics.
Palavras-chave: League of Legends.
Jogos digitais.
Pensamento operatório formal.
Educação.
Características funcionais.
League of Legends.
Digital games.
Formal operational thinking.
Education.
Functional features.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1471
Data do documento: 30-Ago-2022
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