Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1473
Tipo: Dissertação
Título: Matemática e Educação de Surdos: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica a partir da BDTD (2010 – 2020)
Título(s) alternativo(s): Mathematics and Deaf Education: a descriptive and analytical study of academic production from the BDTD (2010 - 2020)
Autor(es): BORGES, Tassia de Melo
Primeiro Orientador: OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta
Resumo: A matemática está em nosso cotidiano, mas mesmo assim muitas pessoas se sentem incomodadas por não saberem lidar com ela. Quando falamos de alunos surdos as lacunas quanto à construção do conhecimento matemático escolar apresentam barreiras ainda maiores, devido à falta de conhecimentos básicos na disciplina e especialmente pelas dificuldades de comunicação. Este trabalho aponta encaminhamentos para dúvidas que surgem principalmente quanto à inclusão de alunos surdos nas aulas de Matemática. Para tanto analisa teses e dissertações voltadas ao tema “Matemática e Educação de Surdos” presentes nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na interface “surdo/matemática” e “surdez/matemática”. O objetivo da pesquisa consiste em investigar qual tem sido a contribuição da pesquisa acadêmica sobre educação matemática de surdos. Trata-se de um estudo caracterizado na literatura como do tipo “estado da arte”, desta maneira analisaremos 77 produções acadêmicas relacionadas com a educação matemática e a surdez. Para melhor aproveitamento do material, o subdividimos em categorias: (i) Profissional Docente e sua formação; (ii) A mediação do Tradutor Intérprete de Libras nas aulas de matemática; (iii) Linguagem; (iv) A análise do processo de inclusão do aluno Surdo em escolas regulares e (v) Recursos e Ferramentas. É interessante ressaltar que mesmo fazendo uma subdivisão dos trabalhos, todos tratam do obstáculo de comunicação, da falta de formação docente em inclusão, retratam que muitas vezes falta metodologias adequadas para o ensino de surdos. Por fim, apontam haver contribuições da pesquisa acadêmica sobre a Educação Matemática para alunos surdos, bem como a importância de pesquisas que abordem a inclusão de surdos em interação com a matemática nas escolas regulares, visando a pequenos passos rumo a uma inclusão de qualidade e efetiva.
Abstract: Mathematics is in our daily lives, but even so, many people feel uncomfortable because they don't know how to deal with it. When we talk about deaf students, the gaps regarding the construction of school mathematical knowledge present even greater barriers, due to the lack of basic knowledge in the discipline and especially due to communication difficulties. This work points out directions for doubts that arise mainly regarding the inclusion of deaf students in Mathematics classes. For that, it analyzes theses and dissertations focused on the theme “Mathematics and Education of the Deaf” present in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the interface “deaf/mathematics” and “deafness/mathematics”. The objective of the research is to investigate what has been the contribution of academic research on mathematics education for the deaf. It is a study characterized in the literature as a “state of knowledge”, in this way we will analyze 77 academic productions related to mathematics education and deafness. In order to make better use of the material, we have subdivided it into categories: (i) Teaching Professionals and their training; (ii) The mediation of the Libras Interpreter Translator in math classes; (iii) Language; (iv) Analysis of the process of inclusion of Deaf students in regular schools and (v) Resources and Tools. It is interesting to point out that even making a subdivision of the works, they all deal with the communication obstacle, the lack of an efficient teacher training in inclusion, portraying that an adequate methodology for teaching the deaf is often lacking. Finally, these academic works point out that there are several contributions from academic research on Mathematics Education of deaf students, the importance of research that addresses the inclusion of the deaf, in addition to mathematics education in regular schools, aiming at small steps towards a quality and effective inclusion.
Palavras-chave: Educação de surdos.
Matemática.
Produção acadêmica.
Estado da Arte.
Deaf education.
Math.
Academic production.
State of art.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1473
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Tassia M Borges.pdfDissert Tassia M Borges1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.