Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARMO, Roberta Fernandes Tizzo-
dc.creator.ID00007907109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718505707020655pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Carla Regina-
dc.contributor.advisor1ID29366140823pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088443679133064pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDSALES, Nilva Lúcia Lombardipor
dc.contributor.advisor-co1ID86347012634por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092092558776882por
dc.date.accessioned2023-06-14T12:38:34Z-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2023-06-14T12:38:34Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1483-
dc.description.resumoNo Ensino Médio, a disciplina Química é considerada pouco atrativa para a maioria dos estudantes, que não a consideram útil e importante, pois não conseguem relacionar os conteúdos que aprendem em sala de aula com os fenômenos que observam em seu cotidiano. Na busca por um ensino contextualizado, a perspectiva CTS pode promover uma discussão articulada envolvendo questões relativas à Ciência-tecnologia-sociedade, contribuindo para uma ressignificação dos conceitos científicos. Neste contexto, o tema “Medicamentos” pode ser ponto de partida para o ensino de Química numa perspectiva CTS. Este trabalho propôs a elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino de Química baseada em uma perspectiva CTS a partir do tema “Medicamentos”. A pesquisa teve como base os preceitos da linha de pesquisa de sequências de ensino-aprendizagem que utilizam alguns princípios de design para planejar, aplicar e avaliar estas sequências em sala de aula e os três momentos pedagógicos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Uberaba (MG). De forma geral, os alunos relataram que compreenderam os conceitos de química abordados na sequência didática, inclusive aqueles já vistos anteriormente na disciplina de química de forma tradicional. A sequência didática proposta neste trabalho apresenta uma abordagem contextualizada da Química que tem o intuito de contribuir para uma formação cidadã crítica dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIn High School, Chemistry is considered unattractive to most students, who do not consider it useful or important, as they cannot relate the contents they learn in the classroom with the phenomena they observe in their daily lives. In the search for contextualized teaching, the CTS perspective can promote an articulated discussion involving issues related to science-technology-society, contributing to a re-signification of scientific concepts. In this context, the theme “Drugs” can be a starting point for the teaching of Chemistry in a CTS perspective. This work proposed the elaboration and application of a sequence of activities for the teaching of Chemistry based on a CTS perspective based on the theme “Drugs”. The research was based on the precepts of the teaching-learning sequences research line that use some design principles to plan, apply and evaluate these sequences in the classroom and the three pedagogical moments. The subjects of the research were the students of the first year of High School of a state school in Uberaba (MG). In general, students reported that they understood the chemistry concepts covered in the didactic sequence, including those previously seen in the discipline of chemistry in a traditional way. The didactic sequence proposed in this work presents a contextualized approach to Chemistry that aims to contribute to a critical citizen formation of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextualização.pt_BR
dc.subjectMedicamentos.pt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedade.pt_BR
dc.subjectSequências de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicos.pt_BR
dc.subjectContextualization.pt_BR
dc.subjectMedicines.pt_BR
dc.subjectScience, Technology and Society.pt_BR
dc.subjectTeachinglearning sequences.pt_BR
dc.subjectThree pedagogical moments.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA temática medicamentos em uma perspectiva CTS para discutir conceitos químicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Roberta F T Carmo.pdfDissert Roberta F T Carmo17,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.