Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1484
Tipo: Dissertação
Título: Divulgação cinetífica e mídias digitais: respostas emocionais de adolescentes frente à pandemia da Covid-19
Autor(es): VIANNA, Sylmara Castro
Primeiro Orientador: COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete
Resumo: As informações das Mídias Digitais (MD), compreendidas como meios virtuais de acesso, compartilhamento e criação de conteúdos em massa, podem variar de fontes e formas de comunicação. Uma leitura cautelosa, nesse contexto, possibilita identificar se informações sobre Ciências são baseadas em evidências científicas ou semelhanças a fenômenos como fake news e negacionismo da ciência. De modo geral, essas informações podem gerar Respostas Emocionais (RE) no público que se depara com elas. No cenário da pandemia da Covid-19, diversas pesquisas evidenciaram consequências emocionais, oriundas de aspectos como impactos econômicos, distanciamento social, número de óbitos e vivência de sintomas causados pelo vírus. A Divulgação Científica (DC), publicada nas MD, também pode gerar RE ao demonstrar esse cenário. Os adolescentes não ficaram isentos a essa realidade, pois também passaram pelas mudanças geradas pela pandemia e se depararam com essa DC cotidianamente, na fase da vida em que as emoções são vivenciadas com maior intensidade. A presente pesquisa buscou investigar RE de adolescentes diante da DC sobre Covid-19 presentes nas MD. O intuito foi levantar informações acessadas pelos participantes sobre vacinas, medicamentos, tratamentos de doenças entre outros temas relacionados a esse âmbito, investigar as RE manifestadas pelos adolescentes e discutir estratégias que possam auxiliar instituições, profissionais e familiares a lidarem com esse público impactado pela Covid-19. A partir de entrevistas semiestruturadas de 9 jovens entre 15 e 17 anos, estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), acerca da DC sobre a pandemia da Covid-19, publicadas nas MD, suas RE foram identificadas e analisadas. Características físicas, neurológicas e culturais do tema foram consideradas para contextualizar as RE dos adolescentes, com amparo em referenciais teóricos que discutem emoções: Paul Ekman, António Damásio, Alberto Bellocchi. Os resultados evidenciaram o impacto causado pela DC sobre o tema na percepção dos adolescentes, depreendendo as RE tristeza, surpresa, desprezo e alívio, com maior frequência, e raiva, contentamento, medo e aversão, menos presentes se comparadas às anteriores. Essas RE ocorreram diante de aspectos levantados pelos participantes a partir das DC apresentadas, como atitudes de pessoas que descumprem medidas de proteção contra a Covid-19, a rápida disseminação da doença bem como sua repercussão nas MD e o atual quadro da pandemia no momento da entrevista, representado pela diminuição do número de casos e retorno às atividades presenciais.
Abstract: The information by Digital Media (MD), understood as a virtual ambience of access, sharing and creation of mass content, vary from sources and forms of communication. A close reading, in this context, makes it possible to identify whether information about science is based on evidences or phenomenas such as fake news and negationism. In general, those informations can result in Emotional Responses (RE) in the public that reads them. In the scenario of the Covid-19 pandemic, several studies have shown emotional consequences, caused by aspects such as economic impacts, social distancing, high number of deaths and feeling the symptoms caused by the virus. Scientific Divulgation (DC), published in MD, can also cause RE by demonstrating this scenario. Adolescents were not exempt from this reality, as they also went through the changes of the pandemic and were faced with this DC day by day, at the stage of life in which emotions are normally experienced with intensity. The present research investigated RE of adolescents in the face of DC about Covid-19 present in MD. The aim was to gather information accessed by participants about vaccines, medications, disease treatments, among other topics related to this scope, investigate the RE of adolescents and discuss strategies that can help institutions, professionals and family members to deal with this public. This research is based on a semi-structured interview with 9 young people between 15 and 17 years old, students from the 8th year of Elementary School (EF) to the 3rd year of High School (EM), sur DC about the Covid-19 pandemic, published in MD. Their RE were identified and analyzed. Physical, neurological and cultural characteristics of the subject were considered to contextualize the RE of adolescents, supported by theoretical references that discuss emotions: Paul Ekman, António Damásio, Alberto Bellocchi. The results showed the impact caused by DC on the subject in the perception of adolescents, inferring the RE: sadness, surprise, contempt and relief, with greater frequency; and anger, contentment, fear and aversion, less present when compared to the previous ones. These RE occurred because of aspects raised by the participants, such as attitudes of people who didn’t comply with protective measures against Covid-19, the fast spread of the disease as well as its repercussions on MD and the current situation of the pandemic at the time of interview, represented by the number of cases decreasing and the face-to-face activities returning.
Palavras-chave: Divulgação científica.
Mídias digitais.
Emoções.
Respostas emocionais.
Adolescentes.
Covid-19.
Science divulgation.
Digital media.
Emotions.
Emotional responses.
Teenagers.
Covid-19.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1484
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Sylmara C Vianna.pdfDissert Sylmara C Vianna1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.