Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIA, Handreane Lopes de-
dc.creator.ID03674995689pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479524871614195pt_BR
dc.contributor.advisor1MARQUES, Lúcio Álvaro-
dc.contributor.advisor1ID04081902640pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088648968757632pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-15T15:01:43Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-06-15T15:01:43Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1485-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar possibilidades metodológicas para o ensino-aprendizagem de filosofia no ensino médio à luz de Nietzsche. Pretende mostrar que a filosofia não deve ser simplesmente um componente curricular ou um instrumento mecanicista, mas uma maneira de viver, de afirmar e de transformar a vida. Para este estudo, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica. O texto está dividido em três capítulos. O primeiro apresenta alguns elementos sobre o debate moderno entre os filósofos alemães Kant e Hegel em relação ao ensino de filosofia a partir do qual Nietzsche estabelece uma espécie de diagnóstico sobre a doença da modernidade. Kant propõe um ensino do filosofar através da autonomia em busca da emancipação, enquanto Hegel defende o ensino da filosofia por meio da história das ideias filosóficas. Em ambos, observa-se um ensino de filosofia racionalista e universalizante, o que é contestado por Nietzsche, em sua época, ao propor a transmutação de valores e atitudes que afirmem a vida e produzam o prazer em viver. O capítulo dois expõe a história do ensino de filosofia em nível médio no Brasil pela perspectiva de Evaristo de Moraes Filho, escritos de Celso João Carminati e Zita Ana Lago Rodrigues, Leis e Decretos nacionais pelos quais se percebe como se deu e ainda como acontece esse ensino entre nós bem como a importância desse debate. Além disso, pelo texto Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas (2013) de Guido, Gallo e Kohan, apresentam-se os eixos metodológicos existentes e utilizados no país: eixo histórico, temático e problemático com os quais se faz uma relação com as propostas de Hegel e Kant. Sugere-se um ensino-aprendizagem a partir do questionamento e da análise da realidade em função da afirmação da vida e da construção de novos valores para o prazer de viver inspirado em Nietzsche. O terceiro capítulo apresenta e analisa textos produzidos pelo Grupo de Trabalho Filosofar e ensinar a filosofar da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) publicados entre os anos de 2013 e 2019 por meio da perspectiva de professores de filosofia que também partem da proposta nietzschiana. Tais referências propõem fomentar o diálogo de uma metodologia para o ensino de filosofia no ensino médio que possa contribuir para a desnaturalização da realidade, algo também pretendido por este trabalho. Com isso, pode-se dizer que o ensino da filosofia pela perspectiva da realidade faz com que ela ultrapasse o caráter de ser apenas uma disciplina ou uma ciência com respostas prontas e ocupe-se de questionar e analisar a realidade, agindo sobre ela.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the methodological possibilities for the teaching-learning philosophy in high school based on Nietzsche. It intends to show that philosophy should not be simply a curriculum component or a mechanist tool but a way of living, affirming, and transforming life. For this study, we used the methodology of literature review. The text contains three chapters. The first one presents some elements of the modern debate between German philosophers Kant and Hegel related to philosophy teaching from that Nietzsche establishes a diagnosis about the disease of modernity. Kant proposes philosophizing teaching through autonomy, whereas Hegel defends philosophy teaching through the history of philosophical ideas. In both, we can observe a rationalist philosophy teaching contested by Nietzsche when he proposed the transmutation of values and attitudes that affirm life and produce pleasure in living. The second chapter exposes the history of philosophy teaching at the high school level in Brazil from the perspective of Evaristo de Moraes Filho, writings by Celso João Carminati, Zita Ana Lago Rodrigues, and national laws and decrees. Through them, we can see how this teaching has happened and still happens among us and the importance of this debate. Furthermore, through the text Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas (2013), by Guido, Gallo and Kohan, the methodological perspectives existing and used in the country are presented: historical, thematic and problematic perspective in which is established a relationship with the proposals by Hegel and Kant. It is suggested a teaching-learning from the questioning and analysis of reality based on the affirmation of life and the construction of new values for the pleasure of living, inspired by Nietzsche. The third chapter presents and analyses texts produced by the group Filosofar e ensinar a filosofar from the Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) published between 2013 and 2019 through the perspective of teachers of philosophy who also start from the Nietzschian proposal. These references propose to foster the dialogue related to a methodology for philosophy teaching in high school that can contribute to the denaturalization of reality, which is another intention of this study. It’s possible to say that philosophy teaching through the perspective of reality makes philosophy go beyond the character of just being a discipline or science with ready answers and deal with a way of questioning and analyzing reality, acting on it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofia.pt_BR
dc.subjectEnsino médio.pt_BR
dc.subjectMétodo.pt_BR
dc.subjectNietzsche.pt_BR
dc.subjectRealidade.pt_BR
dc.subjectPhilosophy teaching.pt_BR
dc.subjectHigh school.pt_BR
dc.subjectMethod.pt_BR
dc.subjectNietzsche.pt_BR
dc.subjectReality.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUuma leitura sobre o ensino de Filosofia à luz de Nietzsche: a Filosofia no ensino médio a partir do questionamento e análise da realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Handreane L Faria.pdfDissert Handreane L Faria1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.