Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRANDÃO, Danúzia Fernandes-
dc.creator.ID08013142671pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726939141121362pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKY, Acir Mario-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-16T16:15:13Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-06-16T16:15:13Z-
dc.date.issued2023-03-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1486-
dc.description.resumoObservar o atual sistema educacional brasileiro é lidar com a dura realidade de uma estrutura desarticuladora de ações pedagógicas que fomentam o pensamento crítico e desestimulam a formação cidadã dos/as educandos/as. Ao longo de nossa história, compreendemos as manobras hegemônicas que se movimentam para a formação profissionalizante de jovens trabalhadores/as, que desconhecem seu papel cidadão na elaboração de uma sociedade que reivindica e luta pela quebra das desigualdades e injustiças sociais. Assim, sugerimos que a proposição do ensino de literatura numa perspectiva de interface entre a pedagogia engajada e o encontro com o livro literário, pode favorecer a promoção de um espaço acolhedor e promotor de uma leitura crítica da realidade, no qual o/a discente se reconhece não apenas como um leitor/a, mediador/a de leitura e escritor/a, mas também como um ser social que através de sua cidadania ativa, atua conscientemente nas estruturas democráticas de nosso país. Este estudo busca analisar sobre a parceria entre o projeto sociocultural Bibliotecando: Re-lendo o mundo, escolas públicas (municipais e estaduais) de Uberaba/MG e uma instituição comunitária em Delta/MG, afim de compreendermos como suas ações contribuíram para o desenvolvimento da emancipação crítica e a leitura literária dos/as participantes das ações do projeto ao longo dos anos de 2011 a 2013 e 2016. Entre os desdobramentos da pesquisa, percebemos o desafio pedagógico de oportunizar uma faceta emancipadora ao ambiente escolar, no qual a articulação do pensamento crítico e a formação para a cidadania façam parte da estratégia docente de romper com a tríade do insucesso escolar (fatalismo, banalidade e imobilismo), orientando um fazer que propõe dialogar junto e com o/a estudante por meio do fazer-com. O trabalho ainda discorre sobre o processo formativo dos/as professores/as como ensinantes, que buscam novos caminhos possíveis através da formação continuada e a reflexão sobre as práticas cotidianas, compreendendo o ambiente educativo embasado na pluralidade, inclusão e diálogo com o/a educando/a e os territórios sociais em que se encontram inseridos/as. Como caminho metodológico utilizamos o paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg, bem como a elaboração de um relato de experiência sobre a vivência com o projeto sociocultural apreciado. Para o diálogo argumentativo, buscamos fundamentar uma articulação teórica alicerçada nos pensamentos de Paulo Freire; Michèle Petit; bell hooks; Martha Nussbaum; Marisa Lajolo, entre outros/as pensadores/as.pt_BR
dc.description.abstractTo observe the current Brazilian educational system is to deal with the harsh reality of a structure that disarticulates pedagogical actions that encourage critical thinking and discourage the citizenship formation of students. Throughout our history, we understand the hegemonic maneuvers that move towards the professional training of young workers, who are unaware of their role as citizens in the creation of a society that claims and fights to break social inequalities and injustices. Thus, we suggest that the proposition of teaching literature in an interface perspective between engaged pedagogy and the encounter with the literary book, can favor the promotion of a welcoming space that promotes a critical reading of reality, in which the student recognizes himself or herself not only as a reader, reading mediator or writer, but also as a social being who, through his active citizenship, consciously acts in the democratic structures of our country. This study aims to analyze the partnership between the sociocultural project Bibliotecando: Re-lendo o mundo, public schools (municipal and state) in Uberaba/MG and a community institution in Delta/MG, in order to understand how their actions contributed for the development of critical emancipation and literary reading of participants in the project's actions over the years 2011 to 2013 and 2016. Among the developments of the research, we perceive the pedagogical challenge of providing an emancipatory facet to the school environment, in which the articulation of critical thinking and training for citizenship are part of the teaching strategy of breaking with the triad of school failure (fatalism, banality and immobilism), guiding an action that proposes to dialogue together and with the student through a doing-with procedure. The work also discusses the formative process of teachers as educators, who seek new possible paths through continuing education and a reflection on everyday practices, understanding the educational environment based on plurality, inclusion and dialogue with the student and the social territories in which they are inserted. As a methodological path, we used the evidentiary paradigm proposed by Carlo Ginzburg, as well as the elaboration of an experience report about the life knowledge with the appreciated sociocultural project. For the argumentative dialogue, we seek to ground a theoretical articulation based on Paulo Freire's thoughts; Michele Petit; bell hooks; Martha Nussbaum; Marisa Lajolo, among other thinkers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectLeitura literária.pt_BR
dc.subjectFormação docente.pt_BR
dc.subjectMediação de leitura.pt_BR
dc.subjectBibliotecando.pt_BR
dc.subjectRe-lendo mundo.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subjectLiterary reading.pt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subjectReading mediation.pt_BR
dc.subjectLibrary use.pt_BR
dc.subjectRe-reading the world.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDe leitor/a ao protagonismo literário: bibliotecando: re-lendo o mundo Uberabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Danuzia F Brandao.pdfDissert Danuzia F Brandao879,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.