Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1491
Tipo: | Dissertação |
Título: | A queixa escolar na concepção de professores da cidade de Patos de Minas/MG: subsídios para a formação docente |
Autor(es): | CAIXETA, Natália Maria Pereira |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri |
Resumo: | Objetivamos compreender, através desse trabalho, como os professores do Ensino Fundamental I (anos iniciais), da rede municipal e estadual da cidade de Patos de Minas/MG, atuantes em sala de aula, percebem a queixa escolar presente no seu cotidiano. O tema da queixa escolar parte da compreensão de que as mudanças pedagógicas, tecnológicas, políticas e socioculturais que constantemente ocorrem na atual sociedade globalizada e tecnológica influenciam diretamente o contexto escolar, porque exigem uma reorganização e uma atualização constante de todos os agentes envolvidos com a educação, sendo eles professores, alunos, responsáveis, equipe diretiva, comunidade e outros profissionais. A formação inicial e contínua dos professores deve ser repensada, pois com a chegada de novos conhecimentos e de novas propostas, que modificam a concepção sobre o ensinar e o aprender e sobre as práticas pedagógicas, surgem também novas demandas no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de a aprendizagem ser um processo multifacetado e de responsabilidade de todos – Estado, família, aluno, instituição escolar e comunidade -, as queixas escolares, ou seja, as diferentes dificuldades no processo de escolarização e ensino são percebidas, historicamente e persistentemente, como responsabilidade única principalmente dos estudantes, e, posteriormente, de suas famílias ou de seus professores. Dessa forma, essa pesquisa foi norteada pela perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural e justifica-se pelo fato de que a queixa escolar surge e se mantém no espaço da escola, e, por isso, ela não será compreendida se o olhar investigativo for direcionado apenas ao aluno, visto que ela é fruto de uma relação entre os diferentes atores envolvidos nesse contexto. A metodologia para a realização da pesquisa foi a abordagem qualitativa, a partir do estudo de referenciais teóricos e da realização da coleta de dados. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 5 professoras e a análise das entrevistas nos permitiu constatar que as educadoras compreendem, majoritariamente, a queixa escolar como consequência de uma desestrutura familiar e de uma ausência da família na participação e monitoramento da vida escolar dos filhos. Destacamos que o aluno também foi apontado como aquele que possui as dificuldades de aprendizagem e de comportamento, sendo comumente encaminhado para atendimentos em serviços de saúde. No entanto, o cenário escolar após a pandemia da COVID-19 e fatores macrossociais, como as condições de trabalho docente, também foram descritos como intervenientes na queixa escolar. Observamos um sutil avanço na maneira das professoras compreenderem os dilemas escolares, uma vez que também apresentaram um olhar direcionado para as variáveis políticas, curriculares, sociais e econômicas que permeiam o cotidiano institucional. Por outro lado, o discurso das entrevistadas demonstra que a queixa escolar ainda é justificada, em grande parte, por teorias exclusivamente inatistas ou ambientalistas, o que dificulta a superação do fracasso escolar enquanto fenômeno sócio-histórico. Destacamos a necessidade de a queixa escolar ser abordada na formação docente, pois compreendemos que o percurso formativo deve atender às necessidades e às dificuldades vivenciadas pelo professor em seu cotidiano, o qual está em constante transformação. |
Abstract: | We aim to understand, through this work, how teachers of Elementary School I (initial years), from the municipal and state network of the city of Patos de Minas/MG, working in the classroom, perceive the school complaint present in their daily lives. The theme of the school complaint starts from the understanding that the pedagogical, technological, political and sociocultural changes that constantly occur in the current globalized and technological society, directly influence the school context, because they require a reorganization and a constant updating of all the agents involved with education, being teachers, students, responsible, management team, community and other professionals. The initial and continuous training of teachers must be rethought, because with the arrival of new knowledge and new proposals, which modify the conception about teaching and learning and about pedagogical practices, new demands also arise in the teaching-learning process. Although learning is a multifaceted process and the responsibility of all – State, family, student, school institution and community -, school complaints, that is, the different difficulties in the process of schooling and teaching are perceived, historically and persistently, as the sole responsibility mainly of students, and later of their families or their teachers. Thus, this research was guided by the theoretical perspective of Cultural Historical Psychology and is justified by the fact that the school complaint arises and remains in the school space, and, therefore, it will not be understood if the investigative look is directed only to the student, since it is the result of a relationship between the different actors involved in this context. The methodology for conducting the research was the qualitative approach, from the study of theoretical references and the realization of data collection. A semi-structured interview was conducted with 5 teachers and the analysis of the interviews allowed us to verify that the educators understand, mostly, the school complaint as a consequence of a family breakdown and an absence of the family in the participation and monitoring of the school life of the children. We highlight that the student was also pointed out as the one who has learning and behavioral difficulties, being commonly referred to health services. However, the school scenario after the COVID-19 pandemic and macro-social factors, such as teaching working conditions, have also been described as intervening in the school complaint. We observed a subtle advance in the way teachers understand school dilemmas, since they also presented a look directed to the political, curricular, social and economic variables that permeate the institutional daily life. On the other hand, the discourse of the interviewees demonstrates that the school complaint is still justified, to a large extent, by exclusively innate or environmentalist theories, which makes it difficult to overcome school failure as a socio-historical phenomenon. We highlight the need for the school complaint to be addressed in teacher education, because we understand that the formative path must meet the needs and difficulties experienced by teachers in their daily lives, which is in constant transformation. |
Palavras-chave: | Queixa escolar. Ensino fundamental. Psicologia Histórico-Cultural. Formação docente. School complaint. Elementary school. Psychology Cultural History. Teacher training. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1491 |
Data do documento: | 2-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Natalia M P Caixeta.pdf | Dissert Natalia M P Caixeta | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.