Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDAMASIO, Eduarda Aguilar-
dc.creator.ID08863731667pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6288162370725834pt_BR
dc.contributor.advisor1MARQUES, Lucio Alvaro-
dc.contributor.advisor1ID04081902640pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088648968757632pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T16:01:01Z-
dc.date.available2023-02-23-
dc.date.available2023-09-04T16:01:01Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1492-
dc.description.resumoA partir de manifestações culturais e de sujeitos que estão envolvidos em sua construção, é possível conhecer e reconhecer práticas importantes para estruturação da vida social, cultural e política. É importante compreender também que, a partir da análise dessas manifestações, podemos conhecer outras maneiras de concepções histórica e social de determinado território e sociedade. Essas diferenças interpretativas da sociedade podem ser concebidas em práticas educativas no interior de manifestações e seus festejos. Nesse sentido, esta pesquisa foi construída almejando analisar os ternos de congado e moçambique de Ibiá, no estado de Minas Gerais. Buscou-se responder à hipótese de que o congado não é apenas uma manifestação cultural e religiosa, mas um espaço de transmissão de saberes. A sistematização de entrevistas realizadas possibilitou uma compreensão sobre a importância da memória e da identidade. Foram analisadas as relações desses sujeitos com o meio social em que estão inseridos. Foram empregados o método da história oral e a realização de entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados, além da triangulação dos dados com documentos e bibliografia relacionada. Para a construção desta pesquisa, primeiramente se buscou uma base teórica que ajudou a compreender os sujeitos que constituem o congado e os atravessamentos que sofreram a partir da agência colonial, que subalternizou corpos e suas subjetividades. Apresentam-se o objeto de pesquisa, seus sujeitos e territorialidade, finalizando-se com a análise de dados coletados, o que auxiliou na identificação de saberes e no conhecimento de como se dá o processo de ensinar e aprender no seio do congado e seus festejos.pt_BR
dc.description.abstractIt is possible to learn about and identify significant practices for structuring social, cultural, and political life through cultural expressions and the people who contribute to their construction. It is also important to recognize that by analyzing these manifestations, we can learn about other historical and social conceptions of a specific territory and society. These interpretative differences in society can be seen in the educational practices within the manifestations and their celebrations. In this sense, this research was built to analyze the Congado and Moçambique groups from Ibiá, in the state of Minas Gerais. We sought to answer the hypothesis that the Congado is not only a cultural and religious manifestation, but also a space for knowledge transmission. The systematization of the interviews conducted allowed for an understanding of the importance of memory and identity. The relationships of these individuals with their social environment were analyzed. The oral history method and semi-structured interviews were used to collect the data, which were further triangulated with documents and related bibliography. We sought a theoretical foundation for this research to better understand the individuals who comprise the Congado and the crossings that they experienced from the colonial agency, which subordinated bodies and subjectivities. The object of research, its subjects, and territoriality are presented, ending with the analysis of the data collected, which helped in the identification of knowledge and in the understanding of how the process of teaching and learning takes place within the Congado and its festivities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCongado.pt_BR
dc.subjectSaberes afrodiaspóricos.pt_BR
dc.subjectEpistemologias descoloniais.pt_BR
dc.subjectDevir-negro.pt_BR
dc.subjectCongado.pt_BR
dc.subjectAfrodiasporic knowledge.pt_BR
dc.subjectDecolonial epistemologies.pt_BR
dc.subjectBecoming-black.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSaberes afrodiaspóricos: conhecimentos e resistência nos congados e moçambiques de Ibiá (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Eduarda A Damasio.pdfDissert Eduarda A Damasio1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.