Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493
Tipo: Dissertação
Título: Leitura de tiras na perspectiva da análise dialógica do discurso numa turma de 7o ano do ensino fundamental
Autor(es): ROZA, Larianne Cristina
Primeiro Orientador: KARWOSKI, Acir Mario
Resumo: Os estudos sobre os gêneros textuais têm ganhado cada vez mais espaço nos estudos linguísticos à medida que cresce o número de pesquisadores que se dedicam a esse trabalho. A preocupação em pesquisar, estudar, descrever, caracterizar, explicar e ensinar os diferentes gêneros textuais tem expandido nos últimos quinze anos, nos quais vem se destacando o evento internacional focado em gêneros textuais, o SIGET, realizado desde 2003. A noção de gênero, como tem sido pensada desde o final da década de 80, figura no contexto atual das discussões sobre ensino de língua como conteúdo que possibilita reunir vários dos resultados de pesquisas e de reflexões anteriores já aceitos como consensuais na área. Assim, diante da importância do estudo dos gêneros, esta pesquisa analisa o texto multimodal, a tira cômica, extraída das aulas de Língua Portuguesa, numa turma de 7o ano do Ensino Fundamental do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, situado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer estratégias de leitura por meio de um itinerário didático. Como resultados, espera-se que o aluno possa criar procedimentos e estratégias de leitura numa perspectiva dialógica, de forma a pensar a leitura como processo de construção de sentidos por sujeitos ideológicos e socialmente heterogêneos. Compreendemos que o ensino de línguas não deve se restringir apenas às questões metalinguísticas, mas também analisar o contexto sócio-histórico do aluno, para o diálogo com seu interlocutor, que é parte fundamental do processo de interação, além das trocas de experiências, que favorecem a construção do sentido do texto.
Abstract: Studies on textual genres have gained more and more space in linguistic studies, as the number of researchers dedicated to this work grows. The concern with researching, studying, describing, characterizing, explaining and also teaching different textual genres has been expanding in the last fifteen years, in which the international event focused on textual genres, SIGET, held since 2003, stands out. The notion of gender, as it has been thought of since the end of the 1980s, figures in the current context of discussions on language teaching as a content that makes it possible to bring together several of the research results and previous reflections already accepted as consensual in the area. Thus, given the importance of studying genres, this research analyzes the multimodal text, the comic strip, extracted from Portuguese Language classes, in a 7th grade class of elementary school in Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, located in the city of Uberaba, Minas Gerais, with the aim of establishing reading strategies through a didactic itinerary. As a result, it is expected that the student can create reading procedures and strategies in a dialogical perspective, in order to think of reading as a process of construction of meanings by ideological and socially heterogeneous subjects. We understand that language teaching should not be restricted to metalinguistic issues, but should also pay attention to the student's socio-historical context, to the dialogue with his interlocutor, which is a fundamental part of the interaction process, in addition to the exchange of experiences, which favor the construction of the meaning of the text.
Palavras-chave: Leitura.
Tiras.
Análise Dialógica do Discurso.
Reading.
Strips.
Dialogic Discourse Analysis.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1493
Data do documento: 30-Mai-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Larianne C Roza.pdfDissert Larianne C Roza3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.