Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VILELA, Mariana Narques Silva | - |
dc.creator.ID | 09154786808 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7495401116857503 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA, Luciana de Almeida Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | 01033252638 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9160065216919649 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T13:24:36Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27 | - |
dc.date.available | 2023-09-05T13:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1494 | - |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou compreender como a Formação Continuada é elaborada pela rede municipal e estadual de ensino de Uberaba- MG, na perspectiva da visão dos organizadores e avaliar as potenciais necessidades e desafios por eles apontados. A pesquisa foi realizada com os diretores das escolas estaduais e os professores formadores da Casa do Educador da cidade de Uberaba-MG. Foram escolhidos os responsáveis pela elaboração da Formação Continuada, tanto das escolas estaduais (diretores) como da Casa do Educador, que atende às escolas municipais. Teoricamente sustenta-se principalmente pelas contribuições de: Imbernón (2010), Costa e Silva (2000), Rossi e Hunger(2013), Delors (2003). O recurso metodológico escolhido foi a abordagem qualitativa, utilizando entrevistas. O conteúdo delas foi transcrito e avaliado com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados evidenciaram que os organizadores destacaram a importância de ouvir e compreender as dificuldades do professor para que se tenha sucesso na formação continuada e que o interesse na formação está ligado ao tema, uma vez que este tema os ajude em sua didática em sala de aula. Assim, é perceptível a compreensão de que a formação continuada é essencial para a vida profissional do professorado, não só como uma exigência da lei, mas como algo que irá contribuir e viabilizar melhorias na qualidade do ensino que nossos alunos recebem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to understand how the Continuing Education is elaborated by the municipal and state teaching network of Uberaba-MG, in the perspective of the organizers' vision and to evaluate the potential needs and challenges pointed out by them. The survey was carried out with directors of state schools and teachers who train the Casa do Educador in the city of Uberaba-MG. Those responsible for preparing the Continuing Education were chosen, both from state schools (principals) and from Casa do Educador, which serves municipal schools. Theoretically, it is supported mainly by the contributions of: Imbernón (2010), Costa e Silva (2000), Rossi and Hunger (2013), Delors (2003). The chosen methodological resource was the qualitative approach, using interviews. Their content was transcribed and evaluated using the IRAMUTEQ software. The results showed that the organizers highlighted the importance of listening and understanding the teacher's difficulties in order to succeed in continuing education and that the interest in training is linked to the theme, since this theme helps them in their teaching in the classroom. Thus, the understanding that continuing education is essential for the professional life of teachers is perceptible, not only as a requirement of the law, but as something that will contribute and enable improvements in the quality of education that our students receive. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada. | pt_BR |
dc.subject | Educação. | pt_BR |
dc.subject | Práticas diárias do professor. | pt_BR |
dc.subject | Continuing Education. | pt_BR |
dc.subject | Education. | pt_BR |
dc.subject | Teacher's daily practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A formação continuada professores da rede pública na visão dos organizadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Mariana N S Vilela.pdf | Dissert Mariana N S Vilela | 3,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.