Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTE, Lelia Adriana Daher-
dc.creator.ID77694236604pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155477891155050pt_BR
dc.contributor.advisor1COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete-
dc.contributor.advisor1ID28620501801pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T14:17:25Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-09-05T14:17:25Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1497-
dc.description.resumoA escola não tem conseguido acompanhar as demandas educacionais que a sociedade moderna apresenta, sendo que espaços de educação não formal, como os museus de ciências, podem colaborar com a formação integral e cidadã dos educandos. Vislumbramos que um caminho promissor, para a aproximação entre a escola e os museus de ciências, esteja em propiciar diferentes vivências integralizadas aos estudantes, no sentido de perceberem a construção de conhecimentos como algo inerente ao cotidiano. É justamente no contexto de tais aspectos que esta pesquisa, amparada em construções teóricas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou investigar as possibilidades, os desafios e contribuições do diálogo entre ações em uma escola pública municipal de Uberaba, Minas Gerais, e o Museu dos Dinossauros, vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Iniciamos com os seguintes questionamentos: De que forma o trabalho didático docente, por meio do uso da ABP, pode contribuir para diálogos entre a escola e o museu de ciências? Como a visita a um museu de ciência contribui (ou não) com a ampliação das possibilidades educacionais dos educandos? Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada em um viés da pesquisa participante, em que os dados construídos são organizados e compreendidos a partir da Análise de Conteúdo. Como resultados, percebemos que o uso da ABP se mostrou bastante eficaz no sentido de contribuir com as práticas didáticas docentes e propiciar um maior envolvimento dos alunos em ações que envolveram a escola e o museu de ciências. A pesquisa evidenciou ainda que o envolvimento docente é fundamental para a concretização da aproximação escola-museu, seja no apoio aos alunos para a realização de visitas, acompanhamento e mediação no museu bem como nas discussões em sala, após as atividades de campo, realizadas nesse espaço de educação não formal.pt_BR
dc.description.abstractThe school has not been able to keep up with the educational demands that modern society presents, and spaces of non-formal education, such as science museums, can collaborate with the integral formation and citizenship of the students. We envision that a promising way to bring school and science museums closer together is by providing students with different integral experiences, in the sense of perceiving the construction of knowledge as something inherent to everyday life. It is precisely on these aspects that this research, supported by theoretical constructions of Problem-Based Learning (PBL), sought to investigate the possibilities, challenges and contributions of the dialogue between actions in a municipal public school in Uberaba, Minas Gerais, and the Dinosaur Museum, linked to the Federal University of the Triângulo Mineiro. We started with the following questions: In what ways can the teaching work, through the use of PBL, contribute to dialogues between the school and the science museum? How does a visit to a science museum contribute (or not) to the expansion of educational possibilities for students? This is qualitative research, supported by a bias of participant research, in which the data constructed are organized and understood from Content Analysis. As results, we realized that the use of PBL proved to be very effective in contributing to teaching practices and provide greater involvement of students in actions involving the school and the science museum. The research also showed that teacher involvement is crucial for the realization of the school-museum approach, either in supporting students to make visits, monitoring and mediation in the museum as well as discussions in the classroom, after the field activities carried out in this space of non-formal education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola.pt_BR
dc.subjectMuseu de Ciências.pt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas.pt_BR
dc.subjectConstrução de Conhecimentos.pt_BR
dc.subjectSchool.pt_BR
dc.subjectScience museum.pt_BR
dc.subjectProblem-Based Learning.pt_BR
dc.subjectConstruction of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiálogos entre a escola e o museu com foco na Aprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Lelia A D Cavalcante.pdfDissert Lelia A D Cavalcante976,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.