Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Não era uma vez. . . O (re) conto na formação de leitores
Autor(es): OLIVEIRA, Fabiana Bragança da Silva
Primeiro Orientador: TABAK, Fani Miranda
Resumo: Esta proposta – que se insere no contexto do mestrado profissional em rede nacional (PROFLETRAS) e visa à formação continuada de professores que atuam no ensino público – tratou de pesquisas relacionadas à leitura literária e à formação do leitor, que compreendem essa atividade em seu caráter subjetivo. O objetivo foi analisar, descrever e propor uma intervenção para esse tipo de leitor, no contexto de uma escola pública, a partir de uma perspectiva de encontro com o texto. Assim, um caminho teórico que considera a subjetividade como parte fundamental na criação de uma experiência significativa para o leitor foi percorrido. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal, na cidade de Uberaba-MG, com a participação de uma turma de 7.º ano, composta por vinte e nove estudantes. A partir da sondagem de interesses de leitura dos alunos, optamos por trabalhar releituras de contos tradicionais, que configuram como corpus da pesquisa, reunidos no livro Não era uma vez: contos clássicos REcontados. Para que se pudesse levar a termo a realização deste estudo, adotou-se como referência teórica o Método Recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988), constituído por cinco etapas estruturadas em uma sequência progressiva de textos literários que promovem momentos de fruição estética e de reflexão das experiências em leitura. Essa metodologia se baseia nos pressupostos teóricos da Estética da Recepção, formulada pelo teórico alemão Hans Robert Jauss, na década de 1960. Em geral, tais pressupostos enfatizam a importância do papel do leitor no intercurso da literatura e, para compreender os efeitos da adoção da metodologia em sala de aula, utilizamos como recurso didático o ‘Diário de práticas e vivências de leitura’, produzido pelos próprios alunos com o intuito de estabelecer um diálogo com os textos lidos. Do mesmo modo, os dados gerados foram analisados para avaliar o processo de recepção leitora e examinar o procedimento subjetivo de leitura dos participantes. A avaliação demonstrou que a maioria respondeu de maneira positiva, nas diferentes fases de aplicação. Os resultados foram uma participação mais expressiva a partir do primeiro módulo, pois percebemos a adoção de posturas mais seguras com relação às leituras e seus desdobramentos. A produção do Diário como instrumento auxiliar para a leitura dos textos foi também um aspecto positivo da pesquisa.
Abstract: This proposal – which is part of the context of the professional master’s degree in a national network (PROFLETRAS) and aims at the continuing education of teachers who work in public education – deals with research related to literary reading and reader training, which comprise this activity in its subjective aspect. The objective was to analyze, describe and propose an intervention for this type of reader, in the context of a public school, from a perspective of encountering the text. Thus, a theoretical path which, considers subjectivity as a fundamental part in the creation of a meaningful experience for the reader was covered. The research was carried out in a municipal school, in the city of Uberaba-MG, with the participation of a 7th grade class, composed of twenty-nine students. From the survey of students’ reading interests, we chose to work on re-readings of traditional tales, which constitute the corpus of the research, gathered in the book Não era uma vez: contos clássicos REcontados. In order to carry out this study, the Reception Method proposed by Bordini and Aguiar (1988) was adopted as a reference theoretical, consisting of five stages structured in a progressive sequence of literary texts which promote moments of aesthetic fruition and reflection of reading experiences. This methodology is based on the theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception, formulated by the German theorist Hans Robert Jauss, in the 1960s. In general, such assumptions emphasize the importance of the reader’s role in the course of literature and, in order to understand the effects of adopting the methodology in the classroom, we used the ’Diary of reading practices and experiences’ as a didactic resource, produced by the students in order to establish a dialogue with the texts they read. Likewise, the generated data were analyzed to evaluate the reading reception process and to examine the participants’ subjective Reading procedures.The evaluation showed that the majority responded positively, in the different stages of application. There was more expressive participation from the first module, as we noticed the adoption of safer postures in relation to the readings and their unfolding. The production of the Diary as an auxiliary tool for reading the texts was also a positive aspect of the research.
Palavras-chave: Formação de leitores.
Reconto.
Práticas de leitura literária.
Estudos literários.
Readers’ proficiency development.
Recount.
Literary reading practices.
Literary studies.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1518
Data do documento: 31-Mar-2023
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