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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1522
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mídias sociais, arte e o processo de saúde-doença em estudantes universitárias: interlocuções entre Pichon e Han. |
Autor(es): | CARVALHO, Carolina Rocha de |
Primeiro Orientador: | SANTEIRO, Tales Vilela |
Resumo: | Atualmente a relação humana com as tecnologias digitais e mídias sociais (MS) é cada vez mais evidente e está permeada por uma discursividade ligada ao desempenho, à positividade e à produtividade, o que se manifesta de forma evidente em estudantes universitários. Muitas vezes, o discente que ingressa no ensino superior apresenta expectativas em relação à vivência universitária, que vão se delineando a partir dos aspectos individuais, passam pelos anseios familiares que se estruturam a partir da dimensão social, mas que muitas vezes não se relacionam com a experiência concreta vivida por eles nesse contexto. Esta Dissertação tem como objetivo investigar como as MS interferem nos processos de saúde-doença de estudantes universitários e é composto por dois estudos. No Estudo 1 investigamos a relação das MS com a reprodução do discurso associado ao desempenho, positividade e produtividade e como essa relação interfere nos processos de saúde-doença de estudantes universitários integrantes de processo grupal. No Estudo 2 verificamos como uso da arte pode favorecer a integração e a comunicação grupal e se pode se constituir como instrumento aliado a processos de promoção de saúde. Nos dois estudos a estratégia de intervenção e de produção de vivências foi o grupo operativo; a seleção de emergentes foi o método de análise das vivências grupais. O grupo foi composto por seis estudantes universitárias de diferentes cursos da área da Saúde; ele aconteceu de forma remota em função do distanciamento físico imposto pela pandemia do Covid-19, por meio da ferramenta Google Meet, por 01 encontros semanais, com duração de 1h cada. Utilizamos a interlocução teórica entre Enrique Pichon-Rivière e Byung-Chul Han para pensar as vivências. Dois autores em tempos sócio-históricos e processos de formação diferentes, mas que se conectam de formas complementares para a pensar sujeito contemporâneo e os processos de saúde-doença que o cercam. Ficou evidenciado na pesquisa que as MS produzem efeitos relevantes na percepção das estudantes sobre seu desempenho, cobranças, ansiedade e frustrações e que a arte pode ser um recurso importante na integração e promoção da saúde. Considerando os limites do estudo que aconteceu em um recorte específico, composto por mulheres estudantes de cursos de área de saúde em uma instituição no interior de Minas Gerais, fica evidente a possibilidade de ampliação desta análise para campos de maior abrangência. |
Abstract: | Currently, the human relationship with digital technologies and social media (SM) is increasingly evident and is permeated by a discursiveness linked to performance, positivity and productivity, which is evidently manifested in university students. Often, the student who enters higher education has expectations in relation to the university experience, which are outlined from the individual aspects, pass through the family concerns that are structured from the social dimension, but which are often not related to the concrete experience lived by them in this context. This Dissertation aims to investigate how SD interfere in the health-disease processes of university students and is composed of two studies. In Study 1, we investigated the relationship between SD and the reproduction of discourse associated with performance, positivity and productivity and how this relationship interferes with the health-disease processes of university students who are part of a group process. In Study 2, we verified how the use of art can favor group integration and communication and whether it can become an instrument allied to health promotion processes. In both studies, the intervention and experience production strategy was the operative group; the selection of emergents was the method of analysis of group experiences. The group was composed of six university students from different courses in the area of Health; it took place remotely due to the physical distance imposed by the Covid-19 pandemic, through the Google Meet tool, for 01 weekly meetings, lasting 1 hour each. We use the theoretical dialogue between Enrique Pichon-Rivière and Byung-Chul Han to think about their experiences. Two authors in different socio-historical times and training processes, but who are connected in complementary ways to think about contemporary subjects and the health-disease processes that surround them. It was evidenced in the research that the MS produce relevant effects on the students' perception of their performance, demands, anxiety and frustrations and that art can be an important resource in the integration and promotion of health. Considering the limits of the study that took place in a specific section, composed of women students of health courses at an institution in the interior of Minas Gerais, the possibility of expanding this analysis to broader fields is evident. |
Palavras-chave: | Saúde mental. Arte. Processo grupal. Terapia online. Pandemia por Covid-19. Mental health. Art. Group process. Online therapy. Pandemic by Covid-19. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1522 |
Data do documento: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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