Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1523
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compromisso com a saúde emocional infantil: concepções da Pediatria |
Autor(es): | OLIVEIRA, Brenda Vitória de |
Primeiro Orientador: | SERRALHA, Conceição Aparecida |
Resumo: | Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, cabe ao médico uma atuação que promova a saúde integral do ser humano. Para os médicos pediatras, o cuidado integral é ainda mais importante, pois entende-se a criança um ser em desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, que depende do ambiente que a ampara. Diante disso, faz-se necessária a compreensão do desenvolvimento infantil como um processo que envolve o corpo e o psiquismo da criança indissociavelmente. O pediatra, em suas consultas de puericultura ou pediatria preventiva, nas quais ele se preocupa em acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil, tem oportunidade de atuar no sentido da prevenção e promoção da saúde, voltando seu olhar a questões de saúde emocional e mental da criança e da família. Contudo, para que isso aconteça de uma maneira eficaz, é preciso que o médico tenha tido contato com conteúdos de psicologia infantil, saúde mental e desenvolvimento emocional, que possam dar sustentação para sua prática. Este trabalho se justifica pela importância da relação entre a pediatria e a psicologia infantil no cuidado integral na infância, considerando as lacunas na formação médica que precisam ser identificadas. Assim, foram realizados dois estudos, sendo o objetivo do primeiro estudo investigar, na formação médica, disciplinas que abordem conteúdos de desenvolvimento emocional infantil, saúde mental na infância e constituição psíquica do indivíduo. Isso foi feito através de uma pesquisa documental, na qual os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Médicas do estado de Minas Gerais foram estudados, a fim de encontrar e analisar as disciplinas da graduação em Medicina que abordassem conteúdos de saúde psíquica, desenvolvimento emocional e saúde mental na infância. Já o segundo estudo teve como objetivo investigar a relação da comunidade médica pediátrica com a saúde emocional de seus pacientes, prioritariamente na primeira infância, na perspectiva dos pediatras. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumentos um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Participaram profissionais médicos pediatras, residentes em pediatria e estudantes de medicina do internato atuantes no ambulatório de pediatria, durante a fase de coleta de dados deste estudo. Foi utilizada para análise dos dados de ambos os estudos a análise temática de Braun e Clarke e os resultados discutidos à luz da teoria Winnicottiana. No estudo 1 foram analisadas 18 escolas médicas do Estado de Minas Gerais. Os resultados apontaram que não há padronização do ensino médico em relação ao oferecimento de conteúdos da psicologia e saúde mental infantil, desenvolvimento emocional e constituição psíquica do sujeito. A partir disso é possivel refletir sobre os prejuízos na assistência integral à infância que poderiam ser evitados através de uma formação médica que aborde a psicologia infantil e a necessidade de iniciativas de um ensino interdisciplinar. No Estudo 2 foram entrevistados 14 participantes: seis pediatras, cinco residentes em pediatria e três internos da pediatria. Os resultados evidenciaram que os profissionais médicos pediatras e pediatras em formação têm compreensão das lacunas em suas formações e da importância do investimento em formações e atuações multiprofissionais, de forma a aproximar as áreas da pediatria e da psicologia infantil, buscando contemplar o cuidado integral na infância. Pode-se concluir através desses dois estudos realizados que tanto nos documentos que regem a formação médica quanto na prática dos pediatras é notável a importância da interdisciplinariedade como um caminho possível para abarcar a complexidade do oferecimento de um cuidado integral em nossos sistemas de saúde. |
Abstract: | According to the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Course in Medicine, it is up to the physician to act with the integral health of the human being in mind. For pediatricians, comprehensive care is even more important, as the child is understood to be a being in physical, cognitive and socio-emotional development, which depends on the environment that supports them. Therefore, it is necessary to understand child development as a process that involves the children’s body and psyche inseparably. Pediatricians, in their childcare or preventive pediatrics consultations, in which they are concerned with monitoring child growth and development, have the opportunity to work towards prevention and health promotion, focusing on emotional and mental health issues of the child and family. However, for this to happen in an effective way, it is necessary that the doctor has had contact with contents of child psychology, mental health and emotional development, which can support their practice. This work is justified by the importance of the relationship between pediatrics and child psychology in comprehensive childhood care, considering the gaps in medical training that need to be identified. Thus, two studies were carried out, with the objective of the first study being to investigate, in medical training, subjects that address contents of child emotional development, childhood mental health and the individual's psychic constitution. This was done through documentary research, in which the Political Pedagogical Projects of the Medical Schools of the state of Minas Gerais were studied, in order to find and analyze the undergraduate courses in Medicine that addressed contents of psychic health, emotional development and mental health during childhood. The second study aimed to investigate the relationship of the pediatric medical community with the emotional health of their patients, primarily in early childhood, from the perspective of the pediatricians. With this in mind, an exploratory qualitative research was carried out, using a sociodemographic questionnaire and semi-structured interviews as instruments. Pediatric medical professionals, pediatric residents and medical students working at the pediatric outpatient clinic participated during the data collection phase of this study. Braun and Clarke’s thematic analysis was used for data analysis of both studies and the results were discussed in the light of Winnicottian theory. In study 1, 18 medical schools in the State of Minas Gerais were analyzed. The results showed that there is no standardization of medical education in terms of offering content on child psychology and mental health, emotional development, and the subject psychic constitution. From this, it is possible to reflect on the damages in integral assistance to children that could be avoided through medical training that addresses child psychology and the need for interdisciplinary teaching initiatives. In Study 2, 14 participants were interviewed: six pediatricians, five pediatric residents and three pediatric interns. The results showed that pediatric medical professionals and pediatricians in training understand the gaps in their training and the importance of investing in training and multidisciplinary actions, in order to bring the areas of pediatrics and child psychology closer together, seeking to contemplate comprehensive care in childhood. It can be concluded from these two studies that, both in the documents that govern medical training and in the practice of pediatricians, the importance of interdisciplinarity is remarkable as a possible way to encompass the complexity of offering comprehensive care in our health systems. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento emocional infantil. Pediatria. Psicologia infantil. Winnicott. Saúde mental. Cuidado integral na infância. Child emotional development. Pediatrics. Child psychology. Winnicott. Mental health. Comprehensive childhood care. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1523 |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Brenda V Oliveira.pdf | Dissert Brenda V Oliveira | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.