Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Guilherme Faria-
dc.creator.ID08108896681pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004660817854381pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTEIRO, Tales Vilela-
dc.contributor.advisor1ID88116107615pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391944071281583pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:37:46Z-
dc.date.available2020-08-04-
dc.date.available2023-12-14T13:37:46Z-
dc.date.issued2020-08-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1535-
dc.description.resumoO acesso de sujeitos das camadas populares da sociedade ao Ensino Superior foi sistematicamente negado por muito tempo. Estudos mostram que o sistema educacional brasileiro evidencia muitas desigualdades no acesso, na progressão e na conclusão. As ações afirmativas foram criadas para corrigir desigualdades históricas e uma das estratégias tem sido a criação de cursinhos populares, os quais são serviços ofertados para alunos advindos de escolas públicas. Desta forma, o objetivo geral desta dissertação foi compreender trajetórias e sentidos atribuídos por estudantes e professores de um cursinho popular sobre o ingresso no Ensino Superior. A dissertação está dividida em duas pesquisas-ação, de corte transversal, amparadas em enfoque qualitativo, realizadas em um cursinho popular de uma universidade pública do interior mineiro. Nos dois estudos os Participantes foram recrutados por meio de contato prévio do pesquisador com a instituição responsável pelo projeto. A participação dos estudantes foi voluntária, após esclarecimentos formais terem sido apresentados. Os dados foram coletados em ambiente seguro, que resguardou conforto físico e psicológico dos estudantes. Em ambos os estudos o anonimato das identidades e o sigilo das informações foram mantidos. O Estudo 1 teve como objetivo compreender como os estudantes significam o processo de viver o cursinho popular e as expectativas relacionadas ao ingresso no Ensino Superior. Sete estudantes participaram, com média de idade de 18,1 anos. Três encontros semanais, seguindo a proposta de Grupos Operativos (GO), e um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra foram instrumentos utilizados para coletar dados. Utilizaram-se objetos mediadores a fim de contemplar questões relacionadas aos objetivos específicos da pesquisa. O corpus deste estudo foram os questionários sociodemográficos e a audiogravação dos encontros grupais. Os dados foram organizados por emergentes grupais e analisados à luz da teoria dos GO. Percebeu-se que o processo de preparo do estudante é marcado por variáveis que muitas vezes podem gerar adoecimentos. Porém, a realização dos grupos facilitou a compreensão de alianças inconscientes e de movimentos grupais que auxiliaram os Participantes a terem consciência do que sentiam e a construírem recursos simbólicos para lidarem com a vivência do cursinho e com as expectativas sobre o ingresso na universidade. Os GO mostraram-se como possível fonte de suporte e como estratégia de promoção de saúde nesse cenário. O Estudo 2 objetivou compreender os sentidos atribuídos pelos professores do cursinho sobre suas experiências como formadores de seus estudantes. Ele teve como Participantes quinze professores, estudantes universitários e voluntários, com média de idades de 23 anos e com pelo menos seis meses de atuação no cursinho. Um roteiro de entrevista semidirigida foi instrumento utilizado para coletar dados e foi aplicado individualmente. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas na íntegra e de forma literal. Os dados foram organizados pela análise temática de Braun e Clarke e analisados utilizando-se literatura da área, tais como Freire, Zago, Whitaker. Os docentes ingressam no cursinho por identificações pessoais e acreditam no alcance social do projeto. Além disso, veem-se como formadores, possuem uma relação próxima com os estudantes, mas sentem dificuldade em relação a tópicos que perpassam a didática para o ensino. Por fim, constatou-se que os professores identificam as dificuldades que seus alunos apresentam no preparo para enfrentar processos seletivos, mas essas questões pouco se estendem aos conteúdos transmitidos, como forma de efetivar a Educação Popular. A educação proporcionada pelo cursinho mostra-se como possibilidade de se alcançar a Educação Popular, a fim de efetivar a democratização do Ensino Superior, porém, isso se apresenta como um desafio frente à lógica de um sistema mais pautado em aprovações do que em emancipação de cidadãos.pt_BR
dc.description.abstractThe access of subjects from the lower classes of society to Higher Education has been systematically denied for a long time. Studies show many inequalities in accessing the Brazilian educational system, as well as in its progression and conclusion. Affirmative actions have been stablished in order to address inequalities derived from historical roots. One of the strategies was the creation of public preparatory courses to enter the university, offered to students from public schools. Thus, this dissertation aims to understand trajectories and meanings attributed by students and teachers of a public preparatory course on entering Higher Education. This study is divided into two cross-sectional action researches, supported by a qualitative approach and carried out in a public preparatory course at a public university in the interior of Minas Gerais. In both researches, participants were recruited through the author's previous contact with the institution responsible for the preparatory course. Student participation was voluntary, after formal clarifications were presented. The data were collected in a safe environment, which protected the students' physical and psychological comfort. In both researches, the anonymity of identities and the confidentiality of information were maintained. Research 1 aimed to understand how students signify the process of living the public preparatory course and the expectations related to entering Higher Education. Seven students participated, with an average age of 18.1 years. To collect data, the research carried three weekly meetings, following the proposal of Operative Groups, and a sociodemographic questionnaire to characterize the sample. Mediating objects were used to address issues related to the specific objectives of the research. The Research 1 main object were sociodemographic questionnaires and the audio recording of group meetings. The data were organized by emerging research groups and analyzed based on the Operative Groups theory. It was noticed that the student preparation process is marked by variables that can often cause illness. However, the creation of groups facilitated the understanding of unconscious alliances and collective movements that helped the participants to be aware of what they felt and to build symbolic resources to deal either with the experience of the course and with the expectations about entering the university. The Operative Groups showed themselves as a possible source of support and as a health promotion strategy in this scenario. Research 2 aimed to understand the meanings attributed by the teachers of the course to their experiences as trainers of their students. Fifteen teachers, university students and volunteers participated in the Research 2, with an average age of 23 years and with at least six months of experience in the course. A semi structured interview script was used to collect data and was applied individually. The interviews were audio recorded and transcribed in full and literally. The data were organized by the thematic analysis by Braun and Clarke and analyzed using related literature, such as Freire, Zago, Whitaker. Teachers enter the course through personal identifications and believe in the social reach of the strategy. In addition, they see themselves as instructors, have a close relationship with students, but have difficulty in topics that go through didactics for teaching. Finally, it was found that teachers identify the difficulties of their students to preparing themselves to face selection processes, but these issues do not extend much to the content transmitted, as a way to effect popular education. The training provided by the preparatory course shows itself as a possibility of reaching popular education, in order to effect the democratization of Higher Education, however, this presents itself as a challenge in face of the logic of a system based on approvals rather than on the emancipation of citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupos operativos.pt_BR
dc.subjectVestibular.pt_BR
dc.subjectCursinho popular.pt_BR
dc.subjectPsicologia e saúde.pt_BR
dc.subjectEducação popular.pt_BR
dc.subjectOperative groups.pt_BR
dc.subjectEntrance exam.pt_BR
dc.subjectPublic preparatory course.pt_BR
dc.subjectPsychology and health.pt_BR
dc.subjectPopular education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.titleIngresso no Ensino Superior: trajetórias e sentidos atribuídos por estudantes e professores de um cursinho popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Guilherme F Ribeiro.pdf810,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.