Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maria Paula Custódio-
dc.creator.ID10251762602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1973553046699485pt_BR
dc.contributor.advisor1CONTIM, Divanice-
dc.contributor.advisor1ID97359785804pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6019394514102047pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:45:16Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-12-14T13:45:16Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1563-
dc.description.resumoO uso de vídeos educativos tem se destacado no ensino-aprendizagem da enfermagem enquanto ferramenta didática. O banho do recém-nascido é uma temática relevante no cuidado neonatal e geradora de dúvidas. Acredita-se que os vídeos educativos para orientação sobre o banho do recém-nascido no domicílio e no hospital, configura-se como uma ferramenta com potencial para melhor alcançar a compreensão desse processo, tanto para os pais quanto para a equipe de enfermagem, visto que, permite visualizar todas as etapas desse procedimento, favorecendo e promovendo segurança e qualidade na execução dos cuidados. O estudo objetivou elaborar e validar vídeos educativos sobre o banho do recém-nascido. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida em três fases: pré-produção, produção e pós-produção durante os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2022. O processo de validação e avaliação do roteiro/script, storyboard e vídeo editado foi realizado com enfermeiros doutores, profissionais da área da comunicação social, equipe de enfermagem, graduandos de enfermagem e puérperas. Incluiu-se a Língua Brasileira de Sinais. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância entre os experts, o Alfa de Cronbrach a confiabilidade dos itens e o teste de Wilcoxon para avaliação do público-alvo. Foram elaborados cinco vídeos educativos: “Boas práticas: banho no recém-nascido na banheira”; “Boas práticas: banho no recém-nascido no balde”; “Boas práticas: banho no recém-nascido na incubadora”, “Boas práticas: banho no recém-nascido no berço aquecido” e “Simulação da intervenção “banho do recém-nascido a termo””, com duração média de oito minutos cada. O roteiro/script e storyboard foi avaliado quanto ao objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, linguagem verbal e inclusão de tópicos e os vídeos editados quanto a funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento, todos alcançaram índices iguais ou maiores a 0,80. As cenas foram desenvolvidas vislumbrando o realismo tanto do ambiente, quanto do manequim do recém-nascido para despertar o interesse do expectador e aproximá-lo do cenário real. Os vídeos poderão contribuir com a formação acadêmica, educação permanente e capacitação profissional no âmbito da neonatologia.pt_BR
dc.description.abstractThe use of educational videos has stood out in nursing teaching-learning as a didactic resource. Bathing the newborn is a relevant topic in neonatal care and generates doubts. It is believed that educational videos for guidance on bathing newborns at home and in the hospital are a tool with the potential to better understand this process, both for parents and for the nursing team, since which allows viewing all stages of this procedure, favoring and promoting safety and quality in the execution of care. The study aimed to develop and validate educational videos about bathing newborns. It was an applied and methodological research, of technological production, developed in three phases: pre-production, production and post-production during the months of December 2020 to February 2022. The script validation and evaluation process , storyboard and edited video was carried out with doctoral nurses, professionals in the field of social communication, nursing staff, nursing students and postpartum women. The Brazilian Sign Language was included. The Content Validity Index was used to assess the agreement between specialists, the Cronbrach's Alpha to assess the reliability of the items and the Wilcoxon test to assess the target audience. Five educational videos were produced: “Good practices: bathing the newborn in the bathtub”; “Good practices: bathing the newborn in a bucket”; “Best practices: bathing the newborn in the incubator”, “Good practices: bathing the newborn in the heated crib” and “Simulation of the intervention “bathing the newborn at term””, with an average duration of eight minutes each. The script/script and storyboard was evaluated regarding the objective, content, confidence, environment, verbal language and inclusion of inclusion and the videos edited regarding functionality, usability, efficiency, audiovisual technique, environment and procedure, all reached indexes equal to or greater than 0.80. The scenes were improved by glimpsing the realism of both the environment and the newborn's mannequin to arouse the interest of the viewer and bring him closer to the real scenario. The videos will contribute to academic training, permanent education and professional training in the field of neonatology.pt_BR
dc.description.abstractEl uso de videos educativos se ha destacado en la enseñanza de enfermería como recurso didáctico. El baño del recién nacido es un tema relevante en la atención neonatal y genera dudas. Se cree que el desarrollo y validación de videos educativos para orientación sobre el baño del recién nacido en el hogar y en el hospital es una estrategia para comprender mejor este proceso, tanto para los padres como para el equipo de enfermería, ya que permite visualizar todas las etapas de este procedimiento. favoreciendo y promoviendo la seguridad y la calidad en la ejecución de la atención. El estudio tuvo como objetivo desarrollar y validar videos educativos sobre el baño de recién nacidos. Fue una investigación aplicada y metodológica, de producción tecnológica, desarrollada en tres fases: preproducción, producción y postproducción durante los meses de diciembre de 2020 a febrero de 2022. Se realizó el proceso de validación y evaluación de guión, storyboard y video editado. con enfermeras doctoradas, profesionales en el campo de la comunicación social, personal de enfermería, estudiantes de enfermería y puérperas. Se incluyó la Lengua Brasileña de Señas. Se utilizó el Índice de Validez de Contenido para evaluar la concordancia entre expertos, el Alfa de Cronbrach para evaluar la confiabilidad de los ítems y la prueba de Wilcoxon para evaluar el público objetivo. Se produjeron cinco videos educativos: “Buenas prácticas: bañar al recién nacido en la bañera”; “Buenas prácticas: bañar al recién nacido en un balde”; “Buenas prácticas: bañar al recién nacido en incubadora”, “Buenas prácticas: bañar al recién nacido en cuna térmica” y “Simulación de la intervención “bañar al recién nacido a término””, con una duración media de ocho minutos. El guion/guion y storyboard fueron evaluados en cuanto al objetivo, contenido, pertinencia, ambiente, lenguaje verbal e inclusión de temas y los videos editados en cuanto a funcionalidad, usabilidad, eficiencia, técnica audiovisual, ambiente y procedimiento, los cuales alcanzaron índices iguales o mayor que 0,80. Las escenas se desarrollaron imaginando el realismo tanto del entorno como del maniquí del recién nacido para despertar el interés del espectador y acercarlo al escenario real. Los videos pueden contribuir a la formación académica, la educación permanente y la formación profesional en el campo de la neonatología.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Bioquímica, Fisiologia e Farmacologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanhos.pt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagem.pt_BR
dc.subjectEducação em saúde.pt_BR
dc.subjectEnfermagem neonatal.pt_BR
dc.subjectFilmes e vídeo educativo.pt_BR
dc.subjectRecém-nascido.pt_BR
dc.subjectBaths.pt_BR
dc.subjectInfant, newborn.pt_BR
dc.subjectInstructional film and video.pt_BR
dc.subjectHealth education.pt_BR
dc.subjectNeonatal Nursing.pt_BR
dc.subjectNursing care.pt_BR
dc.subjectAtención de enfermería.pt_BR
dc.subjectBaños.pt_BR
dc.subjectEducación en salud.pt_BR
dc.subjectEnfermería Neonatal.pt_BR
dc.subjectPelícula y video educativos.pt_BR
dc.subjectRecién nacido.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleConstrução e validação de vídeos educativos sobre o banho do recém-nascido.pt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of educational videos about bathing newborns.pt_BR
dc.title.alternativeConstrucción y validación de videos educativos sobre el baño del recién nacido.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maria P C Silva.pdfTese Maria P C Silva5,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.