Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORDEIRO, Patricia Milene-
dc.creator.ID02446261620pt_BR
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/3919138839778354pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marinalva Vieira-
dc.contributor.advisor1ID38641020225pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MURAD, Carla Regina Rachid-
dc.contributor.advisor-co1ID14150167800pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3022917556531298pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:48:56Z-
dc.date.available2019-02-22-
dc.date.available2023-12-14T13:48:56Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1580-
dc.description.resumoEste trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade UFTM, campus de Uberaba/MG, fomentado pela CAPES, foi uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada em uma sala do primeiro período do segundo segmento na Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública municipal da cidade de Ibiá/MG. O objetivo principal de nosso trabalho foram as práticas de leitura e escrita na dimensão da função social, com o intuito de transcender a prática da produção mecânica de “redações” como pretexto para praticar a escrita. Como suporte teórico nos baseamos em estudiosos da perspectiva sociointeracionista da linguagem, advindos da teoria bakhtiniana, como Geraldi (1995, 2004, 2006), cujas ideias defendem que o homem transforma o mundo por meio da linguagem, e que a mesma é o instrumento essencial para uma atuação transformadora. Salientamos o papel decisivo das intervenções sociais e do processo interativo na formação das capacidades cognitivas do homem na modalidade Educação de Jovens e Adultos- EJA, em que os sujeitos são integrantes da educação popular, a partir de autores como Freire (1989, 2001, 2006), Santos (2010), Bortoni-Ricardo (2013), Soares (2005), Alves (2012) dentre outros que discorrem sobre a educação libertadora, humanizadora e crítica voltada às necessidades, experiência e possibilidades dos jovens e adultos. Nosso trabalho baseou-se, ainda, nos estudos acerca dos múltiplos letramentos de Street (2014) e em Fávero (2005), Rojo (2006) e Marcuschi (2008, 2010), que discorrem mais especificamente sobre o papel da oralidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia pesquisa-ação posicionou a professora-pesquisadora e os alunos horizontalmente, propiciando o trabalho participativo, colaborativo e enfocado nas condições de produção textual dos alunos que culminou na apresentação oral e escrita pelos alunos em um evento escolar denominado “Chá Literário”. Como resultado, foram gerados: i) um roteiro de atividades objetivando a produção de narrativas de experiência pessoal nas modalidades oral (NO), escrita (NE), ii) uma análise do processo de produção textual de três alunos e iii) uma avaliação dos pontos a serem trabalhados para elaboração de atividades didático-pedagógicas futuras pelo professor que se desafiar a integrar seus alunos nos desenhos curriculares escolares. Os resultados das produções apontaram que o contato com os textos produzidos, tanto na modalidade oral quanto escrita, possibilitaram melhorias significativas nas produções dos alunos e deram suporte às produções das narrativas em versos, apresentadas no evento literário da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work, developed under the Postgraduate Program in Professional Literature and Language Teaching (PROFLETRAS), at the UFTM unit, campus of Uberaba / MG, promoted by CAPES, was a qualitative research carried out in a classroom of the first period of the second segment in Youth and Adult Education at a municipal public school in the city of Ibiá / MG. The focus of our investigation was the practice of reading and writing in the dimension of the social function of reading and writing, with the aim of transcending the practice of the mechanical production of "essays" as a pretext for practicing writing. As theoretical support we based ourselves on scholars from the socio-interactionist perspective of language, derived from the Bakhtinian theory, such as Geraldi (1995, 2004, 2006), whose ideas defend that man transforms the world through language and that it is the essential instrument for transformative action. We emphasize the decisive role of social interventions and the interactive process in the development of the cognitive capacities of men in the youth and adults education (EJA) modality, in which the subjects are part of popular education. We rely on authors such as Freire (1989, 2001, 2006), Santos (2010), Bortoni-Ricardo (2013), Soares (2005), Alves (2012) among others who speak about liberation, humanizition and critical education focused on the needs, experience and possibilities of youth and adults. Our work was also based on the studies on the multiple literacies of Street (2014) and on Fávero (2005), Rojo (2006) and Marcuschi (2008, 2010), those of which discuss more specifically the role of orality in the process of teaching and learning of the Portuguese language. The research-action methodology positioned the teacher-researcher and the students horizontally, providing a participatory, collaborative work focused on the textual production conditions of the students, which culminated in the oral and written presentation by the students in a school event, called "Literary Tea". As a result, the following were generated: i) a script of activities aiming at producing oral and written narratives (ONs and WNs), ii) an analysis of the textual production process of three students, and iii) an evaluation of the points to be worked out to elaborate futures didactic-pedagogical activities by teachers who challenge themselves to integrate their students into school curriculum designs. The results of the productions indicated that the contact with the texts produced both in the oral and written modality, enabled significant improvements in the students’productions and supported the productions of the narratives in verses, presented in School's literary event.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJA.pt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Eduction (EJA).pt_BR
dc.subjectReading.pt_BR
dc.subjectWriting.pt_BR
dc.subjectTeacher education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLeitura e escrita na EJA: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Patricia M Cordeiro.pdfDissert Patricia M Cordeiro5,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.