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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1584
Tipo: | Dissertação |
Título: | Exercício físico e educação em saúde: efetividade de diferentes intervenções a mudança de comportamento relacionada à atividade física de usuários da atenção básica de saúde. |
Autor(es): | POLO, Maria Clara Elias |
Primeiro Orientador: | PAPINI, Camila Bosquiero |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade de duas intervenções distintas envolvendo exercício físico e educação em saúde em mudanças comportamentais frente à atividade física (AF), em usuários da Rede de Atenção Básica de Saúde participantes do Programa Saúde Ativa Uberaba-MG. Os instrumentos utilizados foram acelerômetros, questionários IPAQ, anamnese e Grupo Focal. Os resultados da dissertação foram apresentados em dois artigos. O artigo 1 teve como objetivo analisar a motivação para prática de AF por meio da Teoria da Autodeterminação no discurso dos participantes iniciantes das intervenções do Programa. Foi caracterizado como um estudo transversal de natureza qualitativa com a utilização de Grupo Focal e análise dos dados por meio da técnica Análise de Conteúdo Temático. Participaram da pesquisa 41 adultos, usuários do Sistema Único de Saúde. Como resultados, todos os participantes são motivados de forma extrínseca e se enquadram na regulação identificada e integrada, e quase metade destes apresentaram sentimentos balizados pela regulação externa e introjetada. A necessidade psicológica inata mais evidente dos participantes foi “Relacionamentos”. Uma pequena parte apresenta sentimentos de autonomia e competência da ação, elementos chaves para o desenvolvimento da motivação. Conclui-se que esta população, apesar de sentir interesse em participar de um Programa de Atividade Física e Educação em Saúde, apresenta sentimentos de inferioridade e incapacidade frente à realizar a AF per se. O artigo 2 teve como objetivo analisar a efetividade de duas intervenções na mudança de comportamento frente à AF e comportamento sedentário (CS) de participantes do Programa Saúde Ativa. Tratou-se de um estudo longitudinal, quase-experimental, de abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram acelerômetros e o questionário IPAQ. A análise foi realizada pelo método de Equações de Estimações Generalizadas e realizado o delta da AF e CS individualmente. Participaram da pesquisa 31 adultos, usuários do Sistema Único de Saúde. Os resultados evidenciaram que os dois grupos (G1 – Exercício Físico e Educação em saúde; G2 – Educação em Saúde) aumentaram o tempo dispendido em AF de lazer (p=0,006), o tempo dispendido em AF leves (p=0,003) e vigorosas (p=0,011) e diminuíram o tempo em comportamento sedentário, com a diminuição significativa no tempo do G2 (p=0,010). De acordo com a análise, os resultados foram significativos independentemente do tipo de intervenção. Com relação aos outros domínios, embora não haja diferenças significativas de proporções, a análise do delta demonstrou aumento percentual de tempo dispendido em AF leves, AF de transporte, domésticas e manutenção nas AF de trabalho. Como conclusão, este estudo demonstrou de forma empírica a importância de abordagens combinadas de exercício físico aliado a aconselhamento e de educação em saúde isolada. |
Abstract: | he purpose of this study was to analyze the effectiveness of two distinct physical exercise and health education interventions (Saúde Ativa Uberaba Program) in behavioral changes to practice physical activity of Primary Health Care users. Variables were measured by accelerometer, IPAQ questionnaire, anamnesis and Focus Group. The results of this dissertation were presented in two articles. In the article 1, the aim was to analyze the motivation to practice physical activity through the Self-Determination Theory in the discourse of beginners participants of the Program. A cross-sectional qualitative study using the Focus Group for data analysis was conducted. Forty-one adults, users of Unified Health System, participated in the study. The results suggest that all participants are extrinsically motivated and fit into the identified and integrated regulation, and almost half of them presented feelings demarked by external and introjected regulation. The psychological need most evident was “relatedness”. A small number of participants presents feelings of action autonomy and competence, key elements for the development of motivation. We concluded that, although beginners participants feel interested in a Program of Physical Activity and Health Education participation, they present feelings of inferiority and incapacity to performing physical activity per se. In article 2, the aim was to analyze the effectiveness of two different interventions in the behavioral change to practice physical activity and to decrease sedentary behavior of participants of Saúde Ativa Uberaba. A longitudinal, quasi-experimental study was conducted. The instruments used were accelerometers and the IPAQ questionnaire. For the analyses, the intention-to-treat principle, generalized estimating equations and the individually physical activity delta were used. The sample comprised 31 adults and users of the Brazilian Unified Health System. According to the analysis, the results were significant, regardless of the type of intervention. Both intervention groups (G1– Physical Exercise combined to Health Education; G2– Health Education) have increased the minutes of weekly leisure time physical activity (p=0,006), increased the time spent in light physical activities (p = 0.003), vigorous (p = 0.011) and decreased time in sedentary behavior, with a significant decrease in G2 (p = 0.010). Furthermore, for the other domains, delta analysis demonstrated effectiveness in increasing the time spent in moderate activities and in the transport, work and domestic-related physical activity domains. Although there are controversies in the literature regarding the effectiveness of health education programs, this study empirically demonstrated the importance of combined approaches of physical exercise combined to health education. |
Palavras-chave: | Sistema Único de Saúde. Acelerometria. Grupo Focal. Atividade física. Unified Health System. Accelerometry. Focus Group. Physical activity. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1584 |
Data do documento: | 14-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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