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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1603
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelagem Matemática: Uma proposta de simulação do modelo SIR para os casos de COVID-19 no município de Franca-SP e uma proposta de ambientação no ensino fundamental |
Autor(es): | MERCURI, Johnny Luis |
Primeiro Orientador: | OTTOBONI, Rafael Rodrigo |
Resumo: | A matem´atica possui v´arias vertentes e, neste trabalho, apresentou-se um estudo sobre a modelagem matem´atica e algumas de suas aplica¸c˜oes. A modelagem matem´atica busca descrever um determinado fenˆomeno observado, possibilitando realizar predi¸c˜oes usando algumas ferramentas. Buscou-se analisar a distribui¸c˜ao do n´umero de casos acumulados de pessoas infectadas pelo v´ırus SARS-CoV-2 no munic´ıpio de Franca, localizada no interior de S˜ao Paulo e, com base nessa an´alise, levantou-se alguns questionamentos. Para respondˆe-los foram realizadas algumas simula¸c˜oes do modelo compartimental SIR usando o software que foi desenvolvido em linguagem PYTHON. No contexto da educa¸c˜ao, elaborou-se uma atividade envolvendo a modelagem para descrever o crescimento do broto de feij˜ao e apresentou-se um relato da aplica¸c˜ao dessa atividade em uma sala do sexto ano do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Mathematics has several strands and, in this work, a study on mathematical modeling and some of its applications is presented. Mathematical modeling seeks to describe a particular observedphenomenon, making it possible to make predictions using some tools. We sought to analyze the distribution of the number of accumulated cases of people infected by the SARS-CoV-2 virus in the city of Franca, located in the interior of São Paulo and, based on this analysis, some questions were raised. To answer them, some simulations of the compartment model SIR were carried out using the software that was developed in PYTHON language. In the context of education, anactivity involving modeling was developed to describe the growth of beans prouts and a report on the application of this activity in a room of the sixth year of elementary school was presented. |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática. Equações Diferenciais. Modelo Compartimental SIR. Mathematical Modeling. Differential Equations. SIR Compartment Model. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1603 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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