Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFELIPE, Rhaony Alvarenga-
dc.creator.ID44822317897pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364641240890199pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Bruno Nunes de-
dc.contributor.advisor1ID07378945633pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5275858688728788pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-14T13:54:03Z-
dc.date.available2021-04-23-
dc.date.available2023-12-14T13:54:03Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1605-
dc.description.resumoO presente trabalho teve o intuito de tratar do tema proporcionalidade, mostrando sua importância para a matemática e situações do cotidiano. Para tanto, abordamos problemas ligados à razão e proporção e os solucionamos de diversas maneiras, buscando na maioria das vezes soluções que não dependessem de algoritmos prontos. O atual trabalho se propôs, mesmo que brevemente, a discutir a relevância do aprendizado da proporcionalidade pelos estudantes tratando de temas como o raciocínio proporcional. Trouxemos também ao texto capítulos sobre proporcionalidade inversa e direta e a relação com os gráficos que representam essas situações.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the present work on the subject proportionality, shows importance for math and everyday situations. Problems related to ration and proportion are solved in several ways, mostly searched without being dependent on algorithms. The present work briefly discusses, the relevance and importance of teaching students proportionality and proportional reasoning in school. We also introduce a chapter about direct and inverse proportionality and review graphics that relate to the text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProporcionalidade.pt_BR
dc.subjectRazão.pt_BR
dc.subjectRaciocínio proporcional.pt_BR
dc.subjectProporcionalidade inversa.pt_BR
dc.subjectProporcionalidade direta.pt_BR
dc.subjectProportionality.pt_BR
dc.subjectRation.pt_BR
dc.subjectProportional reasoning.pt_BR
dc.subjectInverse proportionality.pt_BR
dc.subjectDirect proportionality.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo sobre proporcionalidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Rhaony A Felipe.pdfDissert Rhaony A Felipe944 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.