Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FELIPE, Rhaony Alvarenga | - |
dc.creator.ID | 44822317897 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2364641240890199 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Bruno Nunes de | - |
dc.contributor.advisor1ID | 07378945633 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5275858688728788 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T13:54:03Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23 | - |
dc.date.available | 2023-12-14T13:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1605 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve o intuito de tratar do tema proporcionalidade, mostrando sua importância para a matemática e situações do cotidiano. Para tanto, abordamos problemas ligados à razão e proporção e os solucionamos de diversas maneiras, buscando na maioria das vezes soluções que não dependessem de algoritmos prontos. O atual trabalho se propôs, mesmo que brevemente, a discutir a relevância do aprendizado da proporcionalidade pelos estudantes tratando de temas como o raciocínio proporcional. Trouxemos também ao texto capítulos sobre proporcionalidade inversa e direta e a relação com os gráficos que representam essas situações. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of the present work on the subject proportionality, shows importance for math and everyday situations. Problems related to ration and proportion are solved in several ways, mostly searched without being dependent on algorithms. The present work briefly discusses, the relevance and importance of teaching students proportionality and proportional reasoning in school. We also introduce a chapter about direct and inverse proportionality and review graphics that relate to the text. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade. | pt_BR |
dc.subject | Razão. | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio proporcional. | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade inversa. | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade direta. | pt_BR |
dc.subject | Proportionality. | pt_BR |
dc.subject | Ration. | pt_BR |
dc.subject | Proportional reasoning. | pt_BR |
dc.subject | Inverse proportionality. | pt_BR |
dc.subject | Direct proportionality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre proporcionalidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Rhaony A Felipe.pdf | Dissert Rhaony A Felipe | 944 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.