Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1616
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ideias sobre serviços ecossistêmicos e sua relação com percepção ambiental em dissertações (1981-2020) |
Autor(es): | TAROZO, Larissa de Freitas Paula Silva |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre percepção ambiental (PA) e serviços ecossistêmicos (SE) que têm sido estabelecidas nas pesquisas brasileiras em EA de 1981 a 2020. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo “estado da arte” que se insere no âmbito do “Projeto EArte”. Primeiramente, buscamos mapear as produções acadêmicas sobre Serviços Ecossistêmicos no campo da Educação Ambiental e, posteriormente, investigamos as relações que vêm sendo estabelecidas entre Serviços Ecossistêmicos e a percepção ambiental. Os oito trabalhos que constituíram o corpus documental desta pesquisa são dissertações de mestrado desenvolvidas em IES públicas de todas as regiões do país com exceção do nordeste. Este trabalho se configura como exploratório, descritivo, panorâmico cuja categoria analítica provém dos documentos e do referencial teórico. Como principais resultados da análise foram construídas três ideias emergentes a partir de parágrafos retirados das dissertações: conceituação de serviços ecossistêmicos e a sua monetização, distanciamento da dicotomia ser humano x natureza e EA como processo de mudança. Consideramos, após análises, duas hipóteses (I) para que uma função ecossistêmica seja considerada um serviço que pode ser apontado como um benefício para os seres humanos, é necessário que os autores envolvidos primeiro percebam essa atividade e (II) para que haja uma melhor co-construção de percepções de serviços ecossistêmicos, faz-se necessário um diálogo intercultural entre comunidades envolvidas para atrelar as cosmopercepções dos povos locais. |
Abstract: | La presente investigación tiene como objetivo investigar las relaciones entre la percepción ambiental (PA) y los servicios ecosistémicos (SE) que han sido establecidas en las investigaciones brasileñas en EA (Educación Ambiental) de 1981 a 2020. Se realizó una investigación exploratoria cualitativa del tipo "estado del arte" que se enmarca en el ámbito del "Proyecto EArte". En primer lugar, buscamos mapear las producciones académicas sobre Servicios Ecosistémicos en el campo de la Educación Ambiental, y posteriormente investigamos las relaciones que se han establecido entre los Servicios Ecosistémicos y la Percepción Ambiental. Los ocho trabajos que constituyeron el corpus documental de esta investigación son disertaciones de maestría desarrolladas en Instituciones de Educación Superior (IES) públicas de todas las regiones del país, excepto el nordeste. Este trabajo se configura como exploratorio, descriptivo, panorámico, cuya categoría analítica proviene de los documentos y del marco teórico. Como principales resultados del análisis, se construyeron tres ideas emergentes a partir de párrafos extraídos de las disertaciones: la conceptualización de los servicios ecosistémicos y su monetización, la superación de la dicotomía entre ser humano y naturaleza, y la Educación Ambiental como proceso de cambio. Consideramos, después de análisis, dos hipótesis (I) para que una función ecosistémica sea considerada un servicio, es necesario que los autores involucrados primero perciban esta actividad y que pueda apuntarse un beneficio para los seres humanos, y (II) para lograr una mejor co-construcción de percepciones de servicios ecosistémicos, es necesario un diálogo intercultural entre las comunidades involucradas para vincular las cosmovisiones de los pueblos locales. |
Palavras-chave: | Percepção ambiental. Serviços ecossistêmicos. Estado da Arte. Percepción ambiental. Servicios de ecosistema. Estado del arte. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1616 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Larissa F P S Tarozo.pdf | Dissert Larissa F P S Tarozo | 878,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.